Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Microbiologia e Imunologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA: MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
Irinete Oliveira da Cunha
Matricula: 01464701
Curso: Enfermagem
Os microrganismos podem causam doenças leves como um resfriado, ou graves e sem cura como o vírus da AIDS, mas também atuam na prevenção de outras enfermidades quando são utilizadas na fabricação de medicamentos. Nesse sentido, as bactérias, fungos, vírus e protozoários são seres microscópicos necessários à sobrevivência humana.
As bactérias são seres unicelulares e procariontes (sem membrana nuclear). Podem viver isoladamente ou formando colônias. Esses seres são caracterizados pela ausência de núcleo organizado e organelas membranosas em seu citoplasma, As bactérias são organismos unicelulares que, em geral, medem de 0,2 a 1,5 µm e podem viver isoladamente ou formando agrupamentos, habitando os mais diversos ambientes - da água do mar ao lodo de lagos, do solo ao interior dos seres vivos. A forma mais comum de reprodução das bactérias é a bipartição, cissiparidade ou divisão binária. Nesse processo, ocorre inicialmente a duplicação do DNA e, em seguida, a divisão da célula em duas. De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.
Os fungos, também conhecidos como bolores, são organismos eucariontes (com células nucleadas), existindo espécies unicelulares e pluricelulares, respectivamente: as leveduras e os cogumelos, cujas células são impregnadas externamente por quitina, um polissacarídeo nitrogenado. Quanto ao modo de vida, os fungos podem ser: a) Saprófagos - quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos. b) Parasitas - quando se alimentam de substâncias que derivam de organismos vivos. c) Mutualismo - quando estabelecem associações com outro organismo, em que ambos se beneficiam. Os fungos reproduzem-se de forma assexuada (brotamento, divisão binária, entre outros) ou sexuada. Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos. Morfologia e reprodução
Os fungos pluricelulares são constituídos pelos corpos de frutificação, que correspondem à parte visível do cogumelo, responsável pela reprodução do fungo e o micélio que são vários filamentos, em que cada um é denominado de hifa.
Os vírus são organismos que não possuem célula e não são capazes de reproduzir-se sozinhos. Por essa razão, alguns pesquisadores não os consideram seres vivos. Causadores de inúmeras doenças, os vírus são muito temidos por todos. Acelulares, medem cerca de 200 nm e só podem ser vistos com microscópio eletrônico. Alguns pesquisadores afirmam que os vírus são organismos que não devem ser considerados seres vivos, as doenças causadas por vírus são chamadas de viroses e são combatidas por antivirais. São a acelulares (proteína mais ácido nucleico), ou seja, é uma cápsula de proteína chamada de capsídeo podendo ser icosaédrico, helicoidal envelopado ou não e complexo (bacteriófago) não envelopado que dentro existe o material genético de DNA, RNA ou ambos (citomegalovírus) existe também o retrovírus que possui o RNA mais transcriptase reversa (HIV), arbovírus transmitidos por artrópodes como a dengue transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Não possuem metabolismo próprio tornando-se parasita celular obrigatório e podem penetrar na célula por injeção, fusão do envelope e endocitose, são altamente específicos e possuem ciclos reprodutivos líticos e lisogênicos.
Os protozoários pertencem ao Reino Protista, juntamente com as algas. Por serem eucariontes, apresentam núcleo individualizado e sua única célula exerce todas as funções que normalmente há nos multicelulares: respiração, excreção e reprodução. Os protozoários, em sua grande maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. Existem, no entanto, espécies que vivem em associação com outros organismos, como é o caso dos parasitas. ... Outros protozoários são capazes de produzir esporos que se espalham pelo ambiente. Os protozoários podem apresentar reprodução assexuada, por bipartição ou cissiparidade - em que o material genético é duplicado e separado para pólos opostos da célula, que é então dividida gerando dois indivíduos idênticos. ... Desse modo, são gerados indivíduos diferentes em material genético. Protozoários apresentam grandes variações, conforme sua fase evolutiva e meio a que estejam adaptados. → esféricos, ovais ou mesmos alongados. Alguns são revestidos de cílios, outros possuem flagelos, e existem ainda os que não possuem nenhuma organela locomotora especializada.
REFERENCIAS:
SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017
http://www.downloads.imune.net/medicalbooks/atlas_immunology.pdf
DE SOUZA FERNANDES, Luana; PINTO, Ana Carolina Matias Dinelly. POR DENTRO DA MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA: MANUAL DE AULAS PRÁTICAS. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), v. 4, n. 1, 2019.
DOS SANTOS, Dara Barbosa; DOS SANTOS MELO, Maria Erilene; PINTO, Ana Carolina Matias Dinelly. O USO DE JOGOS NA CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO NA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA BÁSICA: QUEBRA–CABEÇA BACTERIOLÓGICO. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), v. 6, 2019.
FORZZA, Rafaela Campostrini et al. Catálogo de plantas e fungos do Brasil-Vol. 2. JBRJ, 2010.
GHINI, Raquel; KIMATI, Hiroshi. Resistência de fungos a fungicidas. Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2000., 2000.
LEVINSON, Warren. Microbiologia médica e imunologia. McGraw Hill Brasil, 2016.
LOIOLA, Carlos Catão Prates; SILVA, C. J.; TAUIL, Pedro Luiz. Controle da malária no Brasil: 1965 a 2001. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 11, p. 235-244, 2002.
MARTINS, Tatiana; NARCISO-SCHIAVON, Janaína Luz; DE LUCCA SCHIAVON, Leonardo. Epidemiologia da infecção pelo vírus da hepatite C. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 57, n. 1, p. 107-112, 2011.
NASCIMENTO, Thiago César et al. Ocorrência de bactérias clinicamente relevantes nos resíduos de serviços de saúde em um aterro sanitário brasileiro e perfil de susceptibilidade a antimicrobianos. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 42, p. 415-419, 2009.
PINTO, Cesar. Protozoários observados no Brasil. Memorias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 18, n. 1, p. 211-302, 1925.
SOUZA, Vênia C. de et al. Estudos sobre fungos micorrízicos. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 10, n. 3, p. 612-618, 2006.

Outros materiais