Buscar

PSICOLOGIA AP1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 (Aula 01) – (3 pontos) 
Baseando-se na aula 01, a Psicologia científica é uma área de interesse e questionamento acerca da prática educativa, apoiada em pesquisas sobre aprendizagem, avaliação do comportamento, instrumentos de mensuração psicológica e problemáticas no campo da Educação. Baseado na cientificidade Alfred Binet cria uma escala de análise do processo de aprendizagem. Disserte sobre o trabalho desenvolvido por esse pesquisador.
R: 
.
Questão 2 (Aula 02) – (3 pontos)
A aula 2 nos informa que o Inatismo se constitui em um sistema filosófico que defende que as ideias são inatas que vão existindo em estado latente. Para esse sistema conhecer é acionar ou recordar essas ideias. Disserte sobre as implicações dessa concepção para a Educação.
R: O Inatismo defende que o resultado do desenvolvimento escolar, bom ou ruim é encargo do aluno. Essa concepção induz que a família e a escola esperem que os alunos se desenvolvam sozinhos e alcancem os objetivos esperados. Sendo assim, aguardando a natureza de cada ser, a concepção também fortalece o pensamento de que não se deve esperar um resultado positivo de crianças em condições sociais classificadas como inferiores ou de crianças que pertencem a famílias que possuem pouca instrução escolar, por exemplo. Instrui que os educadores, professores, sejam meros mediadores, façam pouquíssimas interferências e proporcionem oportunidades para que os alunos se desenvolvam livremente, sozinhos, explicitando suas habilidades e potenciais.
Questão 3 (Aula 03) – (2 pontos) 
Nas aulas anteriores, em especial, na aula 3 você teve contato com as duas perspectivas – inatismo e ambientalismo – vamos tentar aplicá-las na educação e no desenvolvimento humano. Para isso, assinale, ao lado de cada afirmação, as letras I ou A, caso se trate de uma proposição inatista ou ambientalista.
a. (I) A aprendizagem depende do desenvolvimento das aptidões e potencialidades do indivíduo, tendo o professor o papel de facilitar que os dons de seus alunos manifestem-se, que floresçam naturalmente.
b. (A) Aprendizagem e desenvolvimento são termos praticamente sinônimos, pois ocorrem simultaneamente; o desenvolvimento nada mais seria do que o resultado final das respostas aprendidas e das consequentes mudanças de comportamento.
c. (I) Quanto menor a interferência do professor, maior será a criatividade do discípulo. No campo educacional, tal concepção do ser humano influenciou diferentes tipos de pedagogia, desde o imobilismo ao espontaneísmo. 
d. (A) Lançando mão de incentivos que gerem motivação, o professor estimula o ritmo e a eficácia da aprendizagem, o que pode resultar em um diretivismo excessivo, de sua parte.
 
Questão 4 (Aula 04) – (2 pontos) 
A aula 4 apresenta diferentes concepções de homem por diferentes teóricos. Marque abaixo CORRETO (C) ou INCORRETO (I) para as concepções correspondentes aos teóricos.
(C) Freud afirma que o desenvolvimento humano é explicado por fatores psicossexuais. Os componentes do aparelho psíquico (id, ego e superego) têm dinâmicas próprias que são geradoras de conflito. O id existe desde o nascimento, é zona inconsciente e primitiva; o ego forma-se no primeiro ano de vida, sendo regido pelo princípio da realidade; e o superego forma-se entre os três e os cinco anos de vida, resulta do processo de socialização.
(C) Segundo Piaget , o comportamento é definido na interação entre as estruturas biológicas e o ambiente, e a inteligência se constrói progressivamente ao longo do tempo, por estágios universais cuja sequência é definida.
(I) Vygotsky propõe que a psicologia, para se tornar ciência, deve adotar o objeto e os métodos da psicologia animal. Valoriza o comportamento observável e o método experimental e rejeita a possibilidade de transmissão hereditária de aptidões e de qualidades da personalidade. Destaca a importância do meio ambiente como determinante do desenvolvimento humano, pois considera que o comportamento é o conjunto de respostas observáveis de forma objetiva aos estímulos externos.
(I) Watson afirma que a consciência humana vem da relação do homem com a realidade de uma história social que é vinculada ao trabalho e a linguagem. O homem é construído historicamente e sua subjetividade surge das circunstâncias em que vive no seu contexto social. Não há um indivíduo pronto e acabado, mas uma subjetividade em permanente processo de construção. O desenvolvimento humano se dá, portanto, no âmbito da cultura e fundamentalmente por meio do trabalho social.

Outros materiais