Buscar

JOAO- Ética e Cidadania - D1 20231 A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)
Ética e Cidadania - D1.20231.A
 AV1 - Atividade Contextualizada
 JOÃO AMANCIO FARIAS GOMES
01483573
Superior Tecnólogo em Gestão Pública
Elabore um texto argumentativo-dissertativo sobre o impacto de práticas éticas dentro da organização empresarial, incluindo:
1. O crescimento sustentável junto ao mercado consumidor;
2. As relações internas no âmbito empresarial;
3. A importância de uma cultura ética de longo prazo.
 	À ética e responsabilidade social nas organizações tem por objetivo e foco evidenciar e informar que a aplicação ou não da doutrina ética e responsabilidade social nas organizações é discutida desde os primórdios do capitalismo e que por meio da mesma há relatos dos autores que muitas empresas ainda não enxergam a importância de tais ações para o patrimônio da mesma e continuam ainda visando apenas o lucro, e outras aplicam a doutrina ética por uma questão de sobrevivência. 
Atribuir à cultura da ética empresarial define a moral e a conduta dentro e fora das empresas, contudo, no momento em que uma organização passa a exercer a ética e, usa como princípios básicos, passa a evoluir na sua capacidade para desenvolver-se de forma sustentável. A empresa passa uma visão de perspectiva para os clientes de uma empresa de conduta séria e responsável. Empresas que desprezam seus clientes, criam campanhas falsas, mentirosas usando da desonestidade, com único propósito visando aumentar seu faturamento, estão candidatas ao insucesso. 
Internamente na organização, a ética empresarial proporciona uma convivência agradáveis entre os colaboradores, assim como para com os clientes. A interação entre ambos passa a ter mais clareza, passando-se a ser mais leve e aprazível. Hoje em dia, dentro do universo organizacional, a ética empresarial é administrada como meta a ser atingida, bem como seu grau de qualidade. O conceito de ética empresarial refere-se, entre outros elementos, às diretrizes que uma empresa adota ao interagir com clientes, funcionários e demais organizações. 
Com intuito de desenvolver transparência e seriedade na administração das empresas, gestores e colaboradores passaram a usar nos procedimentos valores e missão das empresas, fazendo com que, dessa maneira a organização possa ser vista de maneira mais atraente. 
A introdução dos costumes éticos e organizacional é o que vai considerar como fatores positivos da sua empresa a curto ou longo prazo. Costumes éticos organizacionais ou costumes de valores é constituída de pessoas. Insto é, o resultado dos seus colaboradores dentro do ambiente. 
O amadurecimento do profissional, bem como da organização trará benefício para ambos a longo prazo, tanto como crescimento profissional do colaborador como a valorização, respeito, confiança e credibilidade para instituição. 
Entretanto, ao admitir um domínio social imperfeito e desigual, em que o conhecimento é incompleto e a racionalidade, limitada, o modelo não é capaz de sustentar a sustentabilidade. As limitações expostas podem ser contornadas pela adoção de outros pressupostos, de natureza filosófica, moral e regulatórias ou em futuros desenvolvimentos de técnicas de internalização dos ativos ambientais ao sistema de mercado e de contas nacionais.
Nenhum mecanismo garante que a gestão sustentável dos recursos naturais se ajuste com base na praxe econômica do comportamento otimizador do consumidor. A grande limitação fundamenta-se na impossibilidade de se obterem todas as informações necessárias sobre o complexo de inter-relacionamento dos mecanismos econômico-ambientais. Em vista das inconsistências inerentes ao pleno funcionamento dos mecanismos de mercado para os objetivos da sustentabilidade, a ética deve prevalecer no fortalecimento de mecanismos político-administrativos e institucionais na gestão dos recursos naturais e ambientais.
O despertar crescente dos gestores para a necessidade de respeitarem códigos de ética na sua atuação está relacionado com a percepção igualmente crescente, entre estes profissionais, de que, no longo prazo, a postura ética pode resultar em importantes vantagens competitivas decorrentes de uma imagem positiva projetada na comunidade e do aumento da satisfação e da melhoria do desempenho dos trabalhadores. No entanto, as escolhas dos gestores, perante dilemas éticos, são também influenciadas por fatores de ordem individual, não estratégicos, que podem ser decisivos no processo de tomada de decisão. Mais do que nunca, a compreensão desses fatores representa um instrumento essencial de construção de uma cultura favorável ao desenvolvimento ético da sociedade, e que garanta, ao mesmo tempo, a sustentabilidade desejável dos negócios. 
Vale ressaltar que, não existe certo ou errado e sim o que vai caracterizar a instituição de forma individual. Quando o plano de ética não é bem aplicado ou bem estabelecido passa a haver um desencontro, afetando assim negativamente o ambiente e a produtividade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Acesso ao site dia 23/02/2023
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/etica-responsabilidade-social-nas-organizacoes.htm
https://blog.inepadconsulting.com.br/etica-empresarial-importancia-da-conduta-de-empresas-em-crescimento/
https://www.scielo.br/j/rac/a/CsKRY4pM5sfSD59wbWDfnCB/?lang=pt
https://www.scielo.br/j/rep/a/TVxQvv6JJFLPQ8Ltfscsr8Q/?lang=pt

Continue navegando