Buscar

JOAO- Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade - D1 20222 C

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade - D1.20222.C
 AV1 - Atividade Contextualizada
 JOÃO AMANCIO FARIAS GOMES
01483573
Superior Tecnólogo em Gestão Pública
É muito comum pensar em contatos como uma forma de aumentar o ciclo social e manter bons relacionamentos.
Contudo, a todo instante estamos realizando pequenas ações que nos aproximam de diversas pessoas, que até então, não conhecíamos. Seja em um curso, em uma viagem com a família, na faculdade, ou no próprio trabalho.
O que não pensamos muitas vezes, é como isso pode estar diretamente ligado a diversos aspectos da nossa vida e não somente na área social. 
Se pararmos para pensar, onde gastamos a maior parte do nosso tempo? Como estamos cultivando as relações no trabalho e qual a importância que elas têm para a nossa carreira e os negócios?
O networking é fundamental para as relações profissionais.
Considerando os estudos da nossa disciplina e o conteúdo do e-book, elabore um texto argumentativo-dissertativo sobre networking e capital social, incluindo:
Definição e características do networking e capital social.
 	 O acesso à informação é um elemento-chave para o desenvolvimento econômico e social de comunidades e grupos sociais. A capacidade de obter informações, além dos contornos restritos da própria comunidade, é parte do capital relacional dos indivíduos e grupos. As transformações dependem das redes existentes entre os indivíduos do grupo e atores localizados em outros espaços sociais, ou seja, do capital social da comunidade. Por ser tratado como capital, da mesma forma que o capital humano ou financeiro, investimentos para sua ampliação devem permitir retornos ou benefícios, servindo de base para o desenvolvimento, o que tem sido amplamente pesquisado. 
 	O uso da metodologia de análise de redes sociais vem se difundindo rapidamente, nos últimos anos, trazendo contribuições significativas para a compreensão do papel do capital social no desenvolvimento. A construção de redes sociais e a conseqüente aquisição de capital social estão condicionadas por fatores culturais, políticos e sociais. O próprio conceito de capital social é multidimensional, o que significa incorporar vários níveis e unidades de análise. A combinação da metodologia de análise de redes com uma base teórica sólida amplia os espaços de pesquisa, em um espectro que vai das pesquisas sobre o acesso às informações básicas sobre saúde pública em comunidades urbanas ao comércio internacional, passando pela análise do desenvolvimento regional, através do estudo dos arranjos produtivos locais.
Para execução da tarefa, o responsável deverá elaborar um texto dissertativo-argumentativo utilizando suas características gramaticais para argumentar acerca de networking e capital social, mostrando ao público sua opinião sobre esses elementos, além de dar informações como características e a própria definição.
Networking e capital social
O capital social pode ser definido como a primeira parcela de investimento que uma empresa recebe de seus sócios, servindo para iniciar seus processos, como adquirir bens e maquinário, ou até mesmo equilibrar seu balanço, pagando despesas, garantindo seu funcionamento.
O networking, por sua vez, se refere ao grupo de pessoas que compõe os contatos profissionais de outra pessoa ou empresa, dando acesso a oportunidades ligadas ao trabalho. Essas oportunidades vão de aprimoramentos dentro de uma área em que já se atua ou até mesmo encontrar novos investidores para um negócio que se inicia, aumentando o capital social.
Tem uma determinada fase da vida profissional que fica tão latente, óbvio e cristalino que a vantagem competitiva e parcela significativa do seu mérito é, inegavelmente, fruto do seu capital social. Esse ativo que anda valendo mais que ouro na Dow Jones!
Paradoxalmente, é possível fazer um zilhão de ressalvas e apontar injustiças quanto a este “modus operandi” e estes privilégios de “amigos do rei”. Enfim, estamos juntos no olhar histórico, sociológico e antropológico. Sem ingenuidades aqui, ok?
Mas parece que a vida flui melhor quando a gente diminui as críticas, olha friamente para a realidade, a entende e a compreende, cede com ressalvas, a alinha com os nossos valores inegociáveis e repactua os nossos comportamentos e os nossos limites com nós mesmo.
Há quem chame isso de maturidade! Ainda não sei, mas também não encontrei palavra melhor.
Como diria o poetinha Vinícius de Moraes, “a vida é feita de encontros, embora haja tantos desencontros pela vida”.
 
REFERÊNCIAS BI BLIOGRÁFICAS 
https://www.alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=19672
https://www.scielo.br/j/ci/a/tTzcLwn7BnJGcD3Bjgcbdsp/?lang=pt
https://ewor.io/pt/o-que-e-capital-social-e-porque-e-importante/
https://ead.ucpel.edu.br/blog/networking

Outros materiais