Buscar

katiene- cuidado enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)
Cuidado Ao Idoso - D1.20232.A
 AV1 - Atividade Contextualizada
 Katiene da Conceicao Salvador
01430029
Enfermagem
 Neste cenário de envelhecimento populacional, nos deparamos com várias questões: Se quando somos jovens, podemos fazer planos, sonhar com um futuro promissor, e mesmo que não consigamos alcançar os objetivos, pensamos que ainda existe possibilidades de vivenciarmos novos desafios e traçarmos novas metas, no entanto, na velhice a realização destes projetos não é tão simples.
Foi sancionado o Projeto de Lei nº 3.646, de 2019, que altera a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso, para substituir, em toda a Lei, as expressões “idoso” e “idosos” pelas expressões “pessoa idosa” e “pessoas idosas”, respectivamente. A lei alterou o nome do Estatuto do Idoso para Estatuto da Pessoa Idosa. Essa terminologia reflete a luta dessas pessoas pelo direito à dignidade e à autonomia. A medida contribui para refletir a importância da pessoa idosa na sociedade e para combater o preconceito que existe contra o envelhecimento e trazer dignidade e respeito a essa parcela da população.
O Estatuto do Idoso é um verdadeiro exercício. Fruto de trabalho conjunto de parlamentares, especialistas, profissionais das áreas de Saúde, Direito, Assistência Social e das entidades e organizações não governamentais voltadas para a defesa dos direitos e proteção aos idosos. 
Tudo está contemplado no Estatuto: a saúde, a educação, a habitação, a ação do Ministério Publico para acelerar processos em defesa do idoso. Poderíamos dizer que o Estatuto do Idoso representa um exercício de cidadania no resgate da dignidade da pessoa humana (contemplado na Bioética). 
De fato, o Estatuto: - estabelece como dever da família, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, o efetivo direito à vida, à saúde, à alimentação, ao transporte, à moradia, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária; - transforma em crime, - assegura o fornecimento de medicamentos, especialmente os de uso continuado, como para tratar hipertensão e diabetes; - entre outros.
A velhice deve ser considerada como a idade da vivência e da experiência, que jamais devem ser desperdiçadas. O futuro será formado por uma legião de pessoas mais velhas e se não estivermos conscientes das transformações e preparados para enfrentar esta nova realidade, estaremos fadados a viver em uma civilização solitária e totalmente deficiente de direitos e garantias na terceira idade.
Estatuto do Idoso atualizado: O Estatuto do Idoso conta com 18 anos desde a sua vigência. Durante todo este tempo, a lei já passou por algumas modificações para que a garantia de proteção aos idosos se mantenha efetiva.
Uma das alterações mais significativas para o Estatuto foi a implementação da preferência da preferência para pessoas com 80 anos ou mais, já citada anteriormente.  Ela abrange a preferência nos atendimentos médicos hospitalares, exceto em caso de emergência. Seguindo essa mesma ideia, também ouve a atualização que determina preferência aos maiores de 80 anos para os processos judiciais.
No ano de 2017, foi acrescentado à lei a imposição das instituições de ensino superior ofertarem cursos e programas de extensão de conteúdo adequado ao idoso, buscando abrir espaço para a perspectiva da educação ao longo da vida.
Nos últimos anos também, surgiram projetos de lei com o objetivo de atualizar o Estatuto. São os projetos de lei 5383/2019, 4057/2020 e 3926/2020. Eles seguem em aprovação, porém foram pensadas por conta do envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida do brasileiro.
Os idosos são os indivíduos que requerem atenção especial. Com idade, vem limitações físicas e mentais, e até problemas de saúde. Além disso, ainda é comum ver idosos sendo maltratados e passando por situações complicadas, seja por falta de recursos financeiros ou falta de alguém para lhes prestarem apoio.
O Estatuto do Idoso surge como uma medida protetiva para a pessoa idosa, não só do Estado, mas como um dever de todos os brasileiros. A lei entrou em vigor em 2004 e desde então atualizações foram feitas na legislação. Além disso, alguns projetos de lei continuam em tramitação.
Além destes, existem diversos outros em andamento. Isso acontece por conta do envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida do brasileiro
Neste cenário, é de imensa importância advogados e advogadas conhecerem o que tramita no poder legislativo, buscando a atualização sobre do tema e a antecipação do que pode surgir em um período próximo.
Referências Bibliográficas:
Fontes de pesquisas no site dia 25/10/2022
PIVOTTO ,Flavia, FILHO, Wilson Danilo LUNARDI, Lunardi ,Valeria Lerch
https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/crt-1037
https://www.scielo.br/j/rlae/a/nRfcqVxh4BbRmq6FxG3Pg3y/abstract/?lang=ptNorth American Nursing Diagnosis Association International. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2009 - 2011. Porto Alegre (RS): Artmed; 2010.
Revista Interdisciplinar em Saúde, Cajazeiras, 7 (único): 551-562, 2020
https://www.scielo.br/j/reben/a/mmQTHTjG9v7cr3fcZKx9GLN/?lang=pt
https://telemedicinamorsch.com.br/blog/consulta-de-enfermagem

Continue navegando