Buscar

Projeto Mensal - Prof Israeli

Prévia do material em texto

Associação dos Moradores da Vila Nova Conquista
Rua Lino Estácio dos Santos, Nº 1971
Vila Nova Conquista / Gravataí
E-mail: pedagógico.criancaesperanca@outlook.com
Projeto Mensal
Professoras: Israeli Leiria e Gislaine Ramos.
Turma: Maternal B
Período: De 01 à 29 de setembro de 2023
Nome do Projeto: E quando a gente crescer?
Justificativa: 
Sonhar e fantasiar a vida dos adultos é parte integral do ser criança. Faz parte de um processo muito íntimo, de construção da própria identidade no meio de tantas outras que nos cercam. As profissões, dessa forma, ocupam uma parte especial no imaginário infantil.
Além da já natural curiosidade, as crianças quase sempre se vêm na tarefa de responder o que querem ser quando crescer. E a resposta está sempre mudando conforme ela tem contato com novas profissões, até então desconhecidas.
Tão importante quanto a identidade, é a cidadania que futuramente as crianças, quando crescidas, terão de exercer (visto que se tornarão profissionais importantes, necessários e diversificados).
A construção da identidade e cidadania são importantes processos internos que não podem ser ignorados, pois é externamente que refletem os resultados. Dessa forma, é dever apresentar e trabalhar as profissões em sua infinda diversidade e ressaltar sua importância para a sociedade.
Objetivo Geral:
Apresentar as profissões em sua enorme diversidade, sanando qualquer tipo de dúvida ou preconceito que tenham percebendo a importância para a sociedade que as profissões simbolizam.
Objetivos específicos:
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
Metodologia: 
Na abertura do projeto, será sondado as crianças quais profissões elas conhecem, se interessam, querem ser e o que sabem sobre elas e etc. A partir daí, serão trabalhadas individualmente com músicas, filmes, brincadeiras dirigidas. 
Utilizaremos recorte e colagem, desenhos e atividades de escrita.
Criaremos coletivamente um mural, onde conterá as profissões que eles mais se interessaram.
Confeccionaremos uniformes com material reciclado.
Montaremos também, um livrinho pessoal sobre o projeto, contendo informações e imagens sobre a profissão dos pais e a que profissão a criança pretende seguir.
Mediante disponibilidade, convidaremos profissionais para conversar com as crianças e interagir com elas.
Culminância:
As crianças deverão no último dia, vir caracterizadas da profissão que mais se interessaram, sendo a mesma dos seus pais ou a que mais tiveram curiosidade. 
Natiele Claudino Veber
Coordenadora Pedagógica

Continue navegando