Buscar

avaliaçao deficiencia intelectual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A deficiência intelectual "é uma incapacidade caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que abrange habilidades conceituais, sociais e práticas." (AAID, 2018). Com relação ao conceito de Deficiência Intelectual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas: ( ) O diagnóstico de deficiência intelectual pode ser dado pelo professor de educação especial. ( ) Os alunos com deficiência intelectual não podem ser matriculados em escolas comuns. ( ) Os alunos com diagnóstico de deficiência intelectual podem se apropriar da leitura e da escrita. ( ) As atividades previstas para alunos com deficiência intelectual não devem exigir competências cognitivas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V.
B
V - F - V - F.
C
V - V - V - F.
D
F - F - V - F.
2A deficiência intelectual, segundo a American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD, 2018, s.p.), "é uma incapacidade caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que abrange habilidades conceituais, sociais e práticas." Sobre a definição de deficiência intelectual e sua ocorrência, assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente causas pré-natais e perinatais.
B
Somente causas perinatais e causas pós-natais.
C
Somente causas pós-natais.
D
Causas pré-natais, causas perinatais e causas pós-natais.
3No contexto brasileiro, a partir da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a educação especial deixou de ser paralela ao ensino comum e passou a transversalizar todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, disponibilizando recursos e serviços e realizando o AEE, complementar e/ou suplementar à formação escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados na rede regular de ensino. Mediante o anunciado na Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, podemos compreender que o serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Sobre o serviço proposto na Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas: ( ) Escola de educação especial. ( ) Atendimento educacional especializado (AEE). ( ) Coordenação pedagógica. ( ) Comunicação aumentativa e alternativa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
F - V - V - V.
C
F - V - F - F.
D
V - F - V - F.
4Schayane tem sete anos e apresenta laudo de deficiência intelectual. A deficiência intelectual é "caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que abrange habilidades conceituais, sociais e práticas." (AAID, 2018). Frente à descrição da deficiência intelectual, surge a pergunta: em quais habilidades adaptativas Schayane poderá apresentar dificuldades?
A
As habilidades adaptativas envolvem somente as habilidades sociais e práticas.
B
As habilidades adaptativas envolvem somente as habilidades conceituais.
C
As habilidades adaptativas envolvem habilidades conceituais, práticas e sociais.
D
As habilidades que não são adaptativas, mas envolvem somente as habilidades sociais e práticas.
5Maria, professora do 3º ano do Ensino Fundamental, recebeu em sua sala um aluno com deficiência. A professora, apressada para iniciar o processo de inclusão deste aluno e ciente da necessidade de ter conhecimento sobre as deficiências, buscou informações sobre o diagnóstico no laudo médico, o qual foi fornecido pela família à escola. No laudo o médico descreve: "apresenta limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que abrange habilidades diárias, sociais e práticas". Sobre a patologia descrita pelo médico, assinale a alternativa CORRETA:
A
Paralisia cerebral.
B
Deficiência Intelectual.
C
Transtorno do Espectro Autista.
D
Síndrome de Down.
6Apreendemos que a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. Mediante essa compreensão, o que podemos inferir da ZDP?
A
É um conceito de Vygotsky que expressa o desenvolvimento como proximal, mas não real.
B
É um conceito de Vygotsky para enfatizar a importância da mediação para a aprendizagem e desenvolvimento humano.
C
É um conceito de Piaget para enfatizar o papel do desenvolvimento na facilitação da aprendizagem
D
É um conceito piagetiano, o qual explica como as estruturas mentais vão se desenvolvendo e aproximando o aluno do raciocínio abstrato.
7São várias as causas e os fatores que podem levar à deficiência intelectual. No entanto, apesar de sofisticados recursos tecnológicos na área da medicina, desconhece-se muitas vezes a etiologia, ou seja, a causa em 50% dos casos de deficiência intelectual, pois os fatores etiológicos podem ocorrer antes, durante e após o nascimento (OMS, 2013). Assim podemos destacar que os fatores etiológicos podem ser: pré-natais; perinatais e pós-natais. Entre os fatores etiológicos que ocorrem no período pré-natal, pode-se afirmar que as alterações cromossômicas se configuram nas causas mais frequentes de deficiência intelectual, as quais têm destaque a Síndrome de Down, a Síndrome do X frágil e o hipotireoidismo congênito. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir: I- Síndrome de Down. II- X Frágil. III- Hipotireoidismo Congênito. ( ) É considerada a responsável pela maioria das causas de deficiência intelectual. É uma anomalia causada por um gene defeituoso localizado no cromossomo X, o qual, por sua vez, passa a apresentar uma falha. Essa falha ou a "fragilidade do X" causa um conjunto de sintomas clínicos. ( ) Pode ser identificada como Trissomia do Cromossomo 21, sendo as pessoas que a possuem trissômicas. ( ) É causado pela ausência de uma enzima, a qual impossibilita que o organismo produza o T4 (hormônio tireoidiano). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - I - III.
B
III- I - II.
C
I - II - III.
D
I - III - II.
8A síndrome de Rett (SR) é considerada uma doença de ordem neurológica de caráter progressivo, que acomete crianças de ambos os sexos, mas principalmente crianças do sexo feminino. A síndrome apresenta-se associada a mutações no gene localizado no cromossomo X (QUEIROZ; BARROS, 2014). Sobre a síndrome de Rett, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os bebês com a síndrome desenvolvem-se normalmente nos primeiros meses de vida, no entanto, após o 6º mês, surgem os primeiros sintomas. Com o passar do tempo, as crianças passam a desenvolver problemas relacionados ao movimento, à coordenação e à comunicação. ( ) Além da deficiência intelectual, a síndrome apresenta outros sinais, sendo eles: epilepsia; regressão das habilidades sociais, cognitivas; estereotipias, caracterizadas pela perda de uso funcional das mãos, passando a realizar movimentos de torcer com entrelaçamento de dedos e mão na boca, tornando-se incapaz de utilizar voluntariamente as mãos. ( ) Além da deficiência intelectual, a criança com a síndrome podem apresentar: cardiopatia congênita; hipotonia; problemas de audição; de visão; alterações na coluna cervical; distúrbios da tireoide; problemas neurológicos; obesidade e envelhecimento precoce. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: QUEIROZ, B. M. C; BARROS, L. S. E. J. As características da síndrome de Rett: uma revisão de literatura. Ciências Biológicas e da Saúde. Maceió, v. 2, 2014.
A
V - F - V.
B
V - V - F.
C
F - F - V.
D
F - F - F.
9Segundo a Política de Educação Especial na Perspectivada Educação Inclusiva (2008) a educação especial deixa de ser paralela ao ensino comum e passa a transversalizar todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, disponibilizando recursos e serviços e realizando o AEE, complementar e/ou suplementar à formação escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados na rede regular de ensino (BRASIL, 2008). Mediante o que consta na Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), analise as afirmativas a seguir: I- Apesar dos esforços, o Brasil ainda não conseguiu construir uma política de inclusão. II- A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) apresenta como objetivo oferecer às pessoas com deficiência e/ou transtornos oportunidades de acesso, participação e aprendizagem nas escolas regulares. III- A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) apresenta como principal foco o atendimento a pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em instituições especializadas que possam atender adequadamente às suas necessidades. IV- A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) reafirma o proposto pela LDBEN nº 9.394/96, ou seja, a educação especial, deverá deixar de ser paralela ao ensino comum e passa a transversalizar todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, disponibilizando recursos e serviços e realizando o AEE, complementar e/ou suplementar à formação escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados na rede regular de ensino. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n. 555, 2008.
A
As afirmativas I e III estão corretas.
B
As afirmativas III e IV estão corretas.
C
As afirmativas II e IV estão corretas.
D
As afirmativas II e III estão corretas.
10Segundo a American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD, 2018, s.p.), "é uma incapacidade caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que abrange habilidades conceituais, sociais e práticas." Frente ao conceito apresentado, cabe destacar que são várias as causas e os fatores que podem levar à deficiência intelectual. No entanto, apesar de sofisticados recursos tecnológicos na área da medicina, desconhece-se muitas vezes a etiologia, ou seja, da causa em 50% dos casos de deficiência intelectual, pois os fatores etiológicos podem ocorrer antes, durante e após o nascimento (OMS, 2013). Sobre a deficiência intelectual ocorrer devido a causas pré-natais, causas perinatais e causas pós-natais, associe os itens utilizando o código a seguir: I- causas pré-natais. II- causas perinatais. III- causas pós-natais. ( ) São os fatores que acometem do 30º dia de vida até a vida adulta. ( ) São os fatores que acometem o indivíduo desde a concepção até o parto. ( ) São os fatores que acometem o bebê, do início do trabalho de parto até seu 30º dia de vida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - III - II.
B
III - I - II.
C
II - III - I.
D
I - II - III.

Outros materiais