Buscar

ACQA Teoria das organizações (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Continuada Questão Aberta
Teoria das Organizações
	1. O QUE É ORGANIZAÇÃO?
	Faça uma breve descrição da organização que você pesquisou e articule esse conhecimento trazendo a definição de organização que você aprendeu em Teoria das Organizações.
Segundo Gareth R. Jones uma organização é uma ferramenta que as pessoas usam para coordenar suas ações e obter alguma coisa que desejam ou valorizam, ou seja, para atingir seus objetivos. Uma organização e um meio de satisfazer alguma necessidade humana.
	2. QUAL A IMPORTÂNCIA DE UMA ORGANIZAÇÃO?
	Relate a importância que a organização pesquisada tem para a sociedade de modo geral, bem como os impactos (positivos e negativos) que ela pode gerar em indivíduos e na comunidade.
Trabalho na empresa AG Armarinho e Papelaria em Águia Branca, vejo que ela tem um importante papel financeiro para a sociedade na geração de empregos, também na prestação de bens de serviço para o cidadão, ponto negativo o tamanho do espaço.
	3. ESTRUTURA E DESENHO ORGANIZACIONAL
	 (
Proprietário
gerente
)Desenhe o organograma da empresa pesquisada (ou sugira um caso ele não esteja exposto no site) e explique qual é o tipo de organograma utilizado e quais inferências (conclusões) você pode fazer sobre as relações formais e informais existentes nessa organização a partir da análise desse organograma.
 (
Cozinheira 
) (
Entregador 
) (
Garçom
) (
Financeiro
)
 (
Auxiliar de cozinha 
)
A empresa pesquisa é a Lanchonete e Restaurante Muniz. A lanchonete abre as 6:30 da manhã e fecha as 21:00 da noite. Alem dos serviços de lanchonete o restaurante trabalha com dois tipos de serviços; Buffet a quilo e as marmitex. Possui cardápio variados todos os dias. 
A Lanchonete e Restaurante Muniz tem por missão oferecer aos clientes uma comida de qualidade, em um ambiente familiar e aconchegante. Sua visão é ser reconhecida como o melhor restaurante da cidade de Águia Branca - ES, com qualidade nos seus produtos e serviços para garantir a satisfação de seus clientes, tendo agilidade no atendimento e um bom relacionamento com os clientes.
Percebi que o tipo de organograma dessa empresa é o modelo clássico vertical pois, demonstra a hierarquia de cima para baixo.
Nessa estrutura, é possível identificar a diretoria por estar localizada no mais alto nível, enquanto seus subordinados vão surgindo nas camadas a seguir até chegar na parte mais baixa, muitas vezes funcionando como uma pirâmide. Quanto maior for a autonomia e responsabilidade do cargo, mais alto ele estará.
Além da hierarquia de cima para baixo, o modelo de organograma de empresa vertical também permite demonstrar interligações entre os cargos ou setores levando em conta as características administrativas da organização.
	4. TEORIAS ORGANIZACIONAIS
	Ao longo da disciplina você aprendeu diferentes teorias sobre as organizações, dentre elas a Teoria da Contingência, a Teoria da Ecologia organizacional, a Teoria da Transação de Custos, a Teoria da Dependência de Recursos e a Teoria Institucional. Escolha UMA dessas teorias e explique como a teoria escolhida pode ajudar a entender melhor a dinâmica da organização pesquisada. Não esqueça de trazer os conceitos e explorar bastante a sua argumentação!
Teoria organizacional é o estudo do que é uma organização, de como elas funcionam, de como afetam e são afetadas pelas pessoas e pelo ambiente em que operam.
As Teorias da Administração dizem respeito a vertentes de pensamentos e modelos propostos de como administrar, podendo ser recursos, pessoas, ambientes e hierarquias.
Já a Teoria Organizacional estuda a organização e sua interação com o meio e pessoas que a compõe em níveis macro, micro e organizacional.
Ecologia humana tem como objeto de estudo a relação do ser humano com o seu ambiente natural. De constituição física bastante desvantajosa, o ser humano (Homo sapiens), por meio da cultura, adotou, e levou às últimas conseqüências, a estratégia de adaptar o meio ambiente ao seu corpo. Pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico, onde estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema como os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, e etc.) É uma maneira de analisar as interações dos humanos com seus ambientes e considerar essa relação como um sistema. Neste quadro teórico, os aspectos biológicos, sociais e físicos do organismo são considerados dentro do contexto de seus ambientes. Pode contribuir,através da conscientização como:não poluir,usar produtos e artigos retornáveis,não desmatar, entre outras maneiras que todos nos podemos contribuir para o nosso planeta.
Bom trabalho!!!

Outros materiais