Buscar

simulado prepara santana - JANARY NUNUES

Prévia do material em texto

GOVERNADORES DO AMAPÁ TERRITÓRIO – PRPF. FILHÃO
 
GOVERNOS TERRITORIAIS :
· Somente as constituições de 34/37 que foram permitidas a criação de novos territórios federais pelo governo federal.
· Em 13/09/1943 o Dec. Lei n⁰ 5812 criou os territórios de Rio Branco (desmembrando de Amazonas), Acre (desmembrando de Amazonas e Mato Grosso) e Amapá (desmembrando do Pará)
· O objetivo de Getúlio Vargas, era estruturar áreas para proteger as fronteiras brasileiras da Amazônia, em função da 2 Guerra Mundial;
· E o Amapá, destaca-se dos demais não só pela sua posição geográfica estratégica (entrada da Amazônia pelo oceano atlântico), mas devido os americanos em 1941, terem construído uma base aérea militar no Amapá (devido conter a exploração da borracha), que ressurgia como principal produto de exportação desse período de guerra. 
· Em 27/12/1943 Getúlio Vargas nomeou para o cargo de 1⁰ Governador do território do Amapá, o capitão do exército brasileiro Janary Gentil Nunes. Porém só em 25/01/1944 chegou ao Amapá e se estabeleceu.
· Logo no início houve um empasse burocrático, onde pelo dec.de 43 a capital do Amapá fosse o município do Amapá; só resolvido em 30/05/44 quando Getúlio Vargas decretou Macapá como capital oficial do Amapá. 
· GOVERNADORES TERRITORIAIS ATÉ O GOLPE DE 1964
1. Janary Nunes (Janeiro de 1944 a Fevereiro de 1956) 
O primeiro e o que governou por mais tempo o Amapá (quase 12 anos). 
Nasceu em Alenquer (Pará) em 1º de junho de 1912 e faleceu no Rio de Janeiro em 15 de outubro de 1984. Casou em primeiro matrimônio com Iracema Carvão Nunes (falecida) e em segundo matrimônio com a irmã de Iracema, Alice Déa Carvão Nunes. Sua vida é cheia de trabalhos prestados ao país. 
De 1933 a 1934 foi redator da Revista da Escola Militar, chegando ao cargo de diretor. Em 29 de dezembro de 1934 é declarado aspirante a oficial. Mais tarde é promovido a Segundo Tenente, Capitão e Major, servindo no 26º BC em Belém, no Destacamento. Em 1938 ele está no comando do Pelotão de Fuzileiros de Oiapoque, e em seguida no 15º BC em Florianópolis (SC), e na 1ª Companhia Independente de Metralhadoras, no Rio. 
A primeira etapa de transformação do Amapá em Território Federal, foi de autoria de Janary que, em 1944, após criação dos territórios, é nomeado governador, o primeiro
Tomou algumas medidas como:
· Construção dos primeiros prédios escolares (Colégio Amapaense, Instituto de Educação, Escola Alexandre Vaz Tavares) da Rádio Difusora de Macapá, da Residência Governamental, da Praça Barão do Rio Branco, da Praça Veiga Cabral.
· Maternidade e Hospital geral de Macapá (começou as construções)
· Criou em 25/5/1945 o município de Oiapoque.
Em 1946 Janary Nunes se afastou provisoriamente do governo, devido as primeiras eleições para deputado federal onde seu irmão, o advogado Coracy Nunes corre ao pleito e vence. Tonando-se o 1⁰ Deputado federal do território do Amapá.
E nesse período das eleições assumiu o cargo de governador o seu vice Theodoro Arthou.
· Também será em 1947 que Janary Nunes assinará o contrato com a ICOMI para a exploração das reservas de manganês da Serra do navio.
· Janary deixou o governo do território em 5/2/1956, indo presidir a PETROBRÁS, e conseguiu indicar o seu substituto para o governo o médico Amilcar Pereira (mostrando sua força e influência política)
SIMULADO FILHÃO – JANARY NUNES
1) “Dia 1º de junho eu não respeito o Senhor, eu saio gritando vivas ao nosso governador”. O trecho é da letra ladrão de Marabaixo mais famoso da tradição popular afro-amapaense, “Aonde tu vai rapaz”; e a data uma referência direta ao aniversário do então governador do recém fundado Território Federal do Amapá, Janary Gentil Nunes.
Quanto tempo Janary passou como governador do território do Amapá e qual a obra ou ato que não foi realizada por ele, respectivamente:
a) 12 anos, criação do município de Oiapoque;
b) 15 anos, criação da Rádio Difusora
c) 12 anos, criação do município de Calçoene.
d) 15 anos, construção da praça do Barão.
e) 12 anos, começo da construção do Hospital Geral e Maternidade
2. Na história da Base Aérea de Amapá chama a atenção o fato de que os trabalhos para sua construção iniciaram em março de 1941, antes, portanto, da entrada dos Estados Unidos e do Brasil no conflito mundial, dezembro de 1941 e agosto de 1942, respectivamente. Ainda na postura de neutralidade, o presidente Vargas autorizou (Decreto-Lei Nº 3.462, de 25 julho de 1941), a construção e ampliação de bases aéreas e navais em Amapá, Belém, São Luiz, Fortaleza, Natal, Recife, Maceió e Salvador, pela Panair do Brasil (subsidiária da Pan Americam Airways). 
Com qual finalidade foi feita essa base militar americana no Amapá nesse período:
a) Para controlar o domínio nazista no Atlântico perto da costa do Amapá
b) Servi como uma forma de ajuda militar, entre governo brasileiro e americano, contra as tentativas de domínio francês nesta região tão contestada, 
c) Estratégia americana para a escoação de todo o látex (borracha), da Amazônia, bem como sua proteção de possíveis rivais políticos internacionais;
d) Preparar e armar todo o exército brasileiro amazônico, para um possível combate com os nazifascistas.
e) Para abastecer aviões que iriam combater as tropas do eixo, na Segunda Guerra Mundial. 
3. A partir de uma tríade “sanear, educar e povoar”, contrapondo as relações econômicas no território que, até então, baseava-se no extrativismo predatório e produção de subsistência. O início do período político-administrativo desse governador territorial é marcado pelo combate ao coronelismo na parte Sul do Território com campanhas paternalistas – distribuição de cestas básicas tanto para a população ribeirinha quanto para as campineiras, o que fazia pessoalmente. Estamos nos referindo ao governo de:
a) José Francisco de Moura Cavalcante;
b) Pauxy gentil Nunes
c) Amílcar da Silva Pereira
d) Janary Gentil Nunes
e) Arthur de Azevedo Henning.
A imagem acima retrata o presidente Getúlio Vargas e Janary Nunes, primeiro Governador do Território Federal do Amapá. Sobre o processo de escolha de Janary para governar o Território pode-se afirmar:
a) O sistema de interventoria, iniciado na década de 1930, como forma de administração dos Estados, possibilitou a escolha de Janary, apesar do seu total desconhecimento da região.
b) Vargas, apesar de possuir a prerrogativa de livre escolha dos governantes, admitiu que a população se manifestasse a favor de seus pretendentes para governar o Território.
c) A escolha de Janary como governador demarca a questão de que Vargas nomeou pessoas para o cargo que não manifestavam disposição para assumi-lo e nem conheciam a região.
d) A nomeação de Janary Nunes teve como fator decisivo o fato dele ser militar, de conhecer a região e de não ter exercido função civil anteriormente.
e) Janary Nunes foi nomeado apesar dele não se identificar com a política vigente traçada por Vargas.

Continue navegando