Buscar

A interdisciplinaridade é uma forma de ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A interdisciplinaridade é uma forma de ensino, e ocorre quando se relacionam os conteúdos de diferentes disciplinas, para estudar um tema com o objetivo de capacitar o aluno, e aplicar os conhecimentos específicos de cada área na análise e verificação desse tema.
O que exige uma nova postura diante do conhecimento, uma atitude de contextualizar, de formar uma pessoa íntegra e que possui saberes que vão além dos limites das disciplinas, saberes globalizados.
Por exemplo, ao trabalhar conteúdos de Ciências Naturais de forma interdisciplinar, os alunos fazem pesquisas buscando informações, fazem registros de observações, anotam e quantificam dados. Nestas atividades, os estudantes utilizam-se de conhecimentos relacionados à Língua Portuguesa, à Matemática, além de outras disciplinas.
A interdisciplinaridade é cobrada dos educadores pelo MEC (Ministério da Educação) através dos temas transversais apresentados nos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), e que os alunos também são avaliados pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), principalmente na prova de redação, nas suas capacidades de analisar e organizar informações e também propor intervenções para problemas.
Segundo o MEC, os temas transversais são:
“são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política. Isso significa que devem ser trabalhados, de forma transversal, nas áreas e/ou disciplinas já existentes”.
Resumindo, os temas transversais têm o objetivo de abordar em sala de aula, os conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e formar pessoas preparadas para propor intervenções, para os problemas que relacionam Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, considerados temas de abrangência nacional e até mesmo de caráter universal.
Estes temas transversais foram escolhidos por envolverem problemáticas sociais atuais e urgentes, e o MEC propõem através dos PCNs que os educadores apliquem os mesmos através da interdisciplinaridade, estabelecendo um conhecimento escolar não fragmentado, e sim contextualizado com a sociedade.
De acordo com o MEC a contribuição da escola, portanto, é a de desenvolver projetos pedagógicos interdisciplinares, que desenvolvam as capacidades dos alunos de intervir na realidade e transformar a sociedade. Para isso, o MEC orienta que um projeto pedagógico seja orientado por 3 principais diretrizes:
“posicionar-se em relação às questões sociais e interpretar a tarefa educativa como uma intervenção na realidade no momento presente”;
“não tratar os valores apenas como conceitos ideais”;
“incluir essa perspectiva no ensino dos conteúdos das áreas de conhecimento escolar”
O coordenador pedagógico tem um papel fundamental como mediador do planejamento do projeto. E se tratando de um projeto interdisciplinar, é necessário que o coordenador discuta o tema do ponto de vista conceitual e prático, e não perca de vista o currículo da série em que se pretende aplicar o projeto.
Se estes cuidados não forem considerados, corre-se o risco de elaborar um projeto interdisciplinar com trabalhados desconexos, em que não há sinergia e integração do conteúdo, apenas a interação de diferentes disciplinas sobre um tema de estudo.
Na prática, essa etapa inicial de planejamento, envolve reuniões em que o coordenador seleciona o conteúdo do tema de estudo considerando o currículo da série, os objetivos gerais e específicos de cada disciplina. E propõe que cada professor apresente sugestões de como integrar e articular as disciplinas, e a partir disso estabelece-se a relação do tema com os objetivos de cada disciplina, os pontos em comum, e então discutem entre si para estabelecer quais serão as atividades que serão conduzidas de forma integrada.
Preparar um projeto interdisciplinar exige que os educadores trabalhem em equipe, entre os professores das disciplinas envolvidas e entre a coordenação, além também de incentivar o trabalho em equipe entre os alunos.

Continue navegando