Buscar

Ovogênese e espermatogênese aula prática 2 - Copia

Prévia do material em texto

Ovogênese e espermatogênese aula prática 2
Disciplina Citologia e embriologia humana
Everaldo Serra Pinto
 Curso Nutrição Matrícula 01367323
Polo Salvador 
Resumo 
Os indivíduos do sexo feminino a ovogênes se inicia muito antes do nascimento. Durante o desenvolvimento embrionário, prolonga-se até a puberdade com a formação de gametas. 
As células epiteliais que revestem o ovário; as células germinativas que são encontradas no interior do ovário, essas células se desenvolvem nos óvulos que são liberados nas trompas de falópios mensalmente, durante anos reprodutivos da mulher. As células das trompas que formam o tecido de suporte estrutural e que produzem a maior parte do hormônio feminino.
Ocorre no epitélio germinativo dos ovários e tem por finalidade garantir que esses gametas contenham quantidade de nutrientes satisfatório para o desenvolvimento inicial do embrião o processo inicia-se com a multiplicação das células germinativas (diploides/ 2n), por meio de divisões metódicas seguidas por divisões meióticas, quando propriamente são formados gametas (células diploides- n). Essas células germinativas são geradas no período embrionário, com quantidade suficiente para entender o mecanismo reprodutivo expelindo normalmente um único gameta (ovulação), a cada ciclo menstrual. Nesse ponto ocorre a primeira menstruação (menarca), determina a maturidade feminina, frequentemente entre 12 e 15 anos de idade cessando com a menopausa (me no pausa). Na tuba uterina se engaja o processo com a função de transportar o ovulo do ovário ao útero e passar a ser o local onde ocorre a fertilização do ovulo pelo espermatozoide.
As células do ovário (coloração he+matoxilina/ eosina), folículos primordiais, túnica albugínea e fólicos em crescimentos.

Mais conteúdos dessa disciplina