Buscar

Comunicação, perda auditiva e atenção à saúde da pessoa com deficiência auditiva e surda uma inter-relação necessária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comunicação, perda auditiva e atenção à saúde da pessoa com deficiência auditiva e surda: uma inter-relação necessária
Questão 1 Correto Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
O processo de comunicação possui 6 elementos: 1) emissor, 2) receptor, 3) mensagem, 4) referente, 5) canal e 6) código. Tais elementos constituem a estrutura de qualquer situação de comunicação. Identifique o item que retrata de forma fidedigna tais elementos diante de situações comunicativas com pessoas com deficiência auditiva:
A etapa psíquica para o surdo e para o ouvinte refere-se à elaboração da mensagem.
Sua resposta está correta. Feedback: Tanto para a pessoa surda ou com deficiência auditiva quanto para o ouvinte, a etapa psíquica diz respeito à elaboração da mensagem no processo de comunicação. As etapas que mudarão, dependendo da circunstância, dizem respeito ao canal que a mensagem será enviada e à forma como a recepção desta mensagem ocorrerá, visual ou acústica, mas a etapa psíquica será comum para as pessoas com deficiência auditiva ou surdas e as pessoas ouvintes.
Questão 2 Correto Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Parte da sociedade ouvinte pressupõe que todas as pessoas ouvem e dominam uma língua oral. Entretanto, algumas pessoas possuem perda auditiva e têm suas sensações de audição alteradas. Nesse contexto, considerando as pessoas com deficiência auditiva ou surdas, é correto afirmar que:
 Podem apresentar etiologias de causas pré, peri ou pós-natais.
Sua resposta está correta. Feedback: A deficiência auditiva pode ser causada por vários fatores e suas etiologias são classificadas, basicamente, em perda auditiva congênita (pré e perinatal) e adquirida (pós-natal). Nesse sentido, a perda auditiva congênita, presente desde o nascimento, pode incluir ou não fatores de natureza hereditária. A perda adquirida acontece após o nascimento, tendo algumas doenças associadas à etiologia, como a meningite.
Questão 3 Correto Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Existem técnicas de comunicação como a leitura labial, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a mímica, os desenhos, as figuras, a escrita e outras. Nesse contexto, a pessoa surda tem acesso às informações por meio visual e, no cotidiano, ela pode lançar mão de diversas estratégias para se comunicar. Sobre a comunicação para a pessoa surda é correto afirmar:
 A leitura orofacial é uma estratégia de comunicação importante que pode ser utilizada por surdos, mas também por ouvintes e deficientes auditivos.
Sua resposta está correta. Feedback: A leitura orofacial (no senso comum, leitura labial) é uma estratégia de comunicação que pode ser utilizada por pessoas surdas, bem como por ouvintes e outras pessoas com deficiência auditiva de graus e tipos diferentes. No entanto, é importante ressaltar que esta não é uma estratégia utilizada por todas as pessoas surdas.
Questão 4 Correto Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
O implante e as próteses osteoancoradas são procedimentos cirúrgicos e possuem critérios para sua indicação, tais como: o uso do aparelho de amplificação sonora individual (AASI), a idade, o tipo e o grau da perda auditiva. Diante disso, pode-se afirmar que:
 A indicação de implante coclear para crianças tem como principal critério o tempo do diagnóstico e a intervenção precoce.
Sua resposta está correta. Feedback: Para garantir melhores resultados, preconiza-se a identificação da perda auditiva no bebê até 3 meses para indicação do implante coclear, e a intervenção com AASI e terapia a partir dos 6 meses. Após o teste com AASI, verifica-se se houve ganho ou não no comportamento auditivo do bebê e indica-se a cirurgia até 1 ano de vida.
Questão 5 Correto Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
A presbiacusia é a causa mais frequente de perda auditiva no idoso. A pessoa que adquire perda auditiva ao longo do seu processo de envelhecimento também precisa ter adaptado o processo de comunicação, com estratégias que possam ser facilitadoras, reparadoras ou de baixa eficiência. Sobre a comunicação com pessoas idosas com perda auditiva degenerativa, é possível afirmar que:
As estratégias facilitadoras, como falar mais devagar e de frente para a pessoa, facilitam a compreensão da pessoa idosa com perda auditiva degenerativa.
Sua resposta está correta. Feedback: Falar mais devagar e de frente para a pessoa são exemplos de estratégias facilitadoras que podem ser utilizadas na comunicação com pessoas idosas com perda auditiva degenerativa. Com a prática, essas adaptações tornam-se naturais no processo de comunicação e o desgaste da comunicação oral diminui consideravelmente.

Continue navegando