Buscar

Atavidade especial GESTÃO E DECISÕES FINANCEIRAS E CONTÁBEIS EM COOPERATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
ATIVIDADE ESPECIAL
CURSO: Pós-Graduação Lato Sensu em MBA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS
DISCIPLINA: GESTÃO E DECISÕES FINANCEIRAS E CONTÁBEIS EM COOPERATIVA
CARGA HORÁRIA: 52h
PROFESSOR(A):LUIZ ADRIANO MELO
POLO: Dourados/MS
RGM:826.089 Aluno: Phelippe Kennedi Flausino 
Questão 1 
Descreva sobre características e diferenças das empresas comuns para as cooperativas em no máximo 15 linhas 
Outra característica é que o objetivo das cooperativas não é o lucro, mas sim atender as necessidades dos sócios e dos cooperados. Ou seja, enquanto as empresas privadas visam o crescimento e o lucro financeiro, as empresas cooperativas buscam a união dos profissionais para obter melhores condições de trabalho A empresa cooperativa não tem fins lucrativos, e tem como objetivo atender às necessidades econômicas dos cooperadores/donos que difere da empresa capitalista constituída para gerar lucro e concentrar capital. O bem comum do empreendimento cooperativo é mais importante do que o lucro. Existem muitas diferenças entre as cooperativas e empresas e elas refletem na forma, estrutura, objeto social e muito mais. Vamos fazer um pequeno apanhado com as principais diferenças entre as empresas e cooperativas.
Empresa: É uma sociedade de capital, que funciona com hierarquia e pode ser fundada e formada por apenas uma pessoa. Seu objetivo principal é o lucro e os sócios (ou sócio) vendem seus produtos ou serviços no mercado geral, para um contingente de consumidores que sentem necessidade de adquirir. No caso das sociedades, cada ação ou cota corresponde a um voto e o controle é baseado na quantidade de capital investido por cada um dos sócios. Os sócios podem adquirir ou vender participação na empresa, pagando o preço justo e de acordo com o mercado. Novos sócios podem, a partir do investimento na empresa, ingressar na sociedade. Na distribuição dos lucros os dividendos são pagos proporcionalmente ao valor investido pelo sócio. Além disso, as empresas elegem um executivo que tem como principal papel fazer com a empresa seja gerida de maneira profissional, não correndo riscos provenientes do mercado.
Cooperativa: É uma sociedade de pessoas, que funciona sem hierarquia e normalmente é representada por uma pirâmide invertida onde a decisão não está no executivo, mas sim na base de sócios ou seus representantes. Para que possa ser constituída a cooperativa precisa ter no mínimo 20 associados e seu objetivo principal é prestar serviço aos seus associados. Numa sociedade cooperativa, o associado sempre é, ao mesmo tempo, dono e usuário da sociedade. No processo cooperativo, cada associado tem direito a um voto nas assembleias. As ações entre os cooperados se dão com base em propostas. O controle é democrático e todos têm direito a fala e voto. As cotas não podem mudar de mãos. As sobras do ano, no caso das cooperativas, são distribuídas de acordo com o uso da cooperativa ao longo do tempo. Outro ponto importante é que as cooperativas estão sempre abertas a novos associados, bem como estão abertas à integração com outras cooperativas. Do ponto de vista da sustentabilidade, as cooperativas atuam nas frentes de educação, social e econômica de maneira igualitária e na promoção orgânica do sistema. Por fim, nas cooperativas as decisões são tomadas sempre em colegiado, nas assembleias gerais em que o quórum presente é soberano para dar vazão às decisões.
Questão 2
Demonstrações contábeis em uma sociedade cooperativa são importantes? Justifique sua resposta.
As demonstrações contábeis são ferramentas importantes no auxílio à administração de cooperativas. Elas permitem aos administradores decidirem sobre vários aspectos que influenciam a continuidade eficiente das operações da cooperativa.
Questão 3 
Qual é a importância da administração Financeira para uma sociedade cooperativa? Justifique sua resposta.
O objetivo da administração financeiro na sociedade cooperativa está voltado para a maximização do retorno para os cooperados, que pode se dar de uma forma direta, através do aumento de sua renda, ou indiretamente, mediante a redução de riscos e/ou custos. Quando analisada de perto e tratada como gestão estratégica, a administração financeira contribui para potencializar os lucros da sua empresa e permite que os gestores ou sócios tomem decisões com base em números concretos.
Questão 4 
Quais as vantagens e desvantagens decorrentes da utilização do orçamento empresarial em uma sociedade Cooperativa? Justifique sua resposta.
A principal vantagem é a alta capacidade de reduzir custos e despesas, sem comprometer a qualidade dos seus produtos e nem a sua produtividade. A desvantagem é que ela é mais trabalhosa, porque tem que fazer uma análise completa dos gastos, mas o orçamento auxilia também o alcance dos objetivos organizacionais e pode melhorar, ajustar e redirecionar o processo de planejamento, por meio do acompanhamento e da avaliação da execução orçamentária. O controle gerencial deve perpassar todo o processo de gestão, e o orçamento potencializa esse controle orçamento auxilia também o alcance dos objetivos organizacionais e pode melhorar, ajustar e redirecionar o processo de planejamento, por meio do acompanhamento e da avaliação da execução orçamentária. O controle gerencial deve perpassar todo o processo de gestão, e o orçamento potencializa esse controle sendo assim, pode-se considerar como uma desvantagem do orçamento empresarial, os custos que são gerados em todas as suas etapas, por isso, é indispensável que a empresa tenha seus objetivos muito bem definidos, desde a alta direção até a área operacional.
Questão 5 
A forma para elaboração de um planejamento e de controle de resultados, pode ser exercida por meio de várias formas, desde que os aspectos a serem levados em consideração sejam compreendidos como:
a) Ferramenta, Técnica e Fundamento; correta 
b) Planejamento, Sistema e Orçamentário;
c) Projeto sistemático e Plano Orçamentário;
d) Princípios e regras cooperativas;
Questão 6 
Qual a finalidade das demonstrações contábeis?
a) Demonstrações contábeis objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral; correta
b) Demonstrações contábeis objetivam tão somente tomadas de decisões;
c) Demonstrações contábeis objetivam tão somente avaliações financeiras;
d) Demonstrações contábeis objetivam tão somente para a tomada de decisões econômicas.
Questão 7 
As Sociedades Cooperativas possuem características peculiares, distinguindo-se das demais empresas em vários aspectos, inclusive as Cooperativas possuem:
a) DIRETORIA;
b) CONSELHO FISCAL;
c) LEGISLAÇÃO PRÓPRIA; correta
d) ACIONISTA;
Questão 8 
As principais vantagens do planejamento são:
a) Administração;
b) Controle Interno;
c) Controle externo;
d) Desenvolvimento da sofisticação da administração em seu uso e a Elaboração de um plano (orçamento) Realista de vendas; correta
Questão 9 
A governança permite que o crescimento das cooperativas agregue valor ao cooperado. Aborda também conceitos sobre propriedade, conduta e conflito de interesses, além de pontuar as atribuições de organismos como:
a) Auditoria.
b) Somente Conselho de Administração.
c) Somente Conselho Fiscal.
d) Conselho de Administração, Gestão, Auditoria e Conselho Fiscal. correta
e) Gestão
Questão 10 
A administração Financeira visa a alocação correta de recursos para:
a) Patrimônio da organização e dos sócios.
b) Gestão eficiente dos recursos da cooperativa. correta
c) Realidade operacional e prática das organizações cooperativas.
d) Realidade financeira
e) Potencializar o retorno e fortalecer o patrimônio da organização e dos sócios.

Continue navegando

Outros materiais