Buscar

avaliando aprendizagem ava nutri 2

Prévia do material em texto

avaliando aprendizagem
1 - Na gravidez, as necessidades nutricionais aumentam para apoiar o crescimento e desenvolvimento do bebê, bem como o metabolismo materno. Deve-se considerar as diferenças individuais de cada mulher na hora de realizar recomendações alimentares e nutricionais. Sobre esse assunto, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. O estilo de vida saudável é fundamental, antes, durante e depois da gravidez, contribuindo para a redução de riscos de complicações materno-infantil.
II. O consumo de energia adicional é recomendado apenas no segundo e no terceiro trimestre de gestação.
III. Apesar da necessidade de proteína estar aumentada no segundo e terceiro trimestre de gestação, a dieta habitual da gestante consegue suprir esses aumentos e a biodisponibilidade proteica.
	
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão incorretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
2 - O enjoo matinal, as náuseas e os vômitos na gestação afetam de 50 a 90% das gestantes durante o primeiro trimestre, e geralmente melhoram em torno da décima sétima semana de gestação. Felizmente, durante esse período, a maioria das mulheres é capaz de trabalhar, não perde peso e pode ser beneficiada com melhora dos sintomas através de medidas dietéticas simples, como fracionamento das refeições e inclusão de alguns alimentos para aliviar os sintomas. Porém, em cerca de 1 a 2% das mulheres o início da gravidez pode ser caracterizado por vômitos em excesso, perda de peso e desequilíbrios de líquidos e eletrólitos. Nesses casos, a hospitalização para suporte nutricional e hidratação normalmente é indicada. O ganho de peso apropriado para a gravidez, a correção dos deficits de líquidos, eletrólitos, vitaminas e o equilíbrio mineral, a prevenção de cetose são as metas no tratamento. A descrição anterior refere-se a que patologia característica da gestação:
	
Hipertensão induzida pela gestação.
Hiperêmese gravídica.
Eclâmpsia.
Diabetes gestacional.
Pré-eclâmpsia.
3 - NÃO são fatores de risco para o diabetes gestacional:
Crescimento fetal excessivo, polidrâmnio, hipertensão ou pré-eclâmpsia na gravidez atual.
IMC pré-gestacional elevado e história familiar de hiperinsulinemia.
Estatura superior a 1,80m e ganho excessivo de peso na gravidez anterior.
Sobrepeso, obesidade e ganho excessivo de peso na gravidez atual.
Idade materna avançada e ganho excessivo de peso na gravidez atual.
4 - A proteína C reativa é membro das pentraxinas de cadeia curta secretada pelo fígado. A aplicabilidade da análise desta proteína na rotina de avaliação clínica-nutricional é importante para indicar risco de condições relacionadas com:
Degradação nitrogenada
Sensibilidade à vitamina C
Inflamação e infecção
Secreção de albumina
Resistência à tiroxina
5 -	
O estado nutricional alterado é representado pela perda não apenas da integridade estrutural dos tecidos, mas também de sua funcionalidade. Os testes de força e de desempenho físico recomendados para a avaliação da funcionalidade do tecido muscular no ambiente clínico são:
Bateria de desempenho físico curto e teste de qualidade do músculo esquelético
Força de preensão da mão e velocidade da marcha
Teste de longa distância e teste de qualidade do músculo
Caminhada de 400 metros cronometrados e força de preensão da mão
Teste de qualidade do músculo esquelético e velocidade da marcha

Continue navegando