Buscar

Fundamentos de Marketing AVA1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Orientação de Produto x Orientação de Marketing
Dentro do processo de construção e desenvolvimento deste trabalho, muito além de uma análise que se limite somente a ideia relativa ao binômio Orientação de Produto x Orientação de Marketing, é necessário analisar quais são os impactos que essas ações possuem para o negócio, clientes e sociedade. Sobre isso, a fim de facilitar esse entendimento esse trabalho tem na bibliografia, a base para esse entendimento, por meio da análise de autores, tais como: Verli (2014); De Souza; Miranda (2018); Rodrigues; Martins (2020) que auxiliam nesse processo, que é muito importante não apenas quanto ao Marketing, mas também, quanto a um entendimento dos negócios em geral. 
Quando analisamos a situação acerca da empresa Beta, é necessário considerar quanto a isso, que o mercado de atuação da empresa (produtos tecnológicos) é um mercado que ao mesmo tempo em que é abrangente, também é exigente quanto aos produtos. Nesse aspecto ao qual é apresentado, ao mesmo tempo em que um produto precisa atender a alguns requisitos, precisa também, alcançar os consumidores, o que faz do Marketing um elemento fundamental nesse processo. Sobre isso, tal como observam Rodrigues; Martins (2020), é necessária uma orientação prévia acerca do caminho a ser seguido no processo. Sobre isso, é necessária uma análise que considere prós e contras sobre as estratégias a serem aplicadas. Quando o diretor de Marketing da empresa Beta passa a acreditar que as vendas devem obedecer a tendências de mercado, esse profissional não está errado, considerando quanto ao exposto, que Rodrigues; Martins (2020) apontam que a capacidade de vendas é um elemento que precisa ser adaptado em conformidade com o conjunto de informações adquiridas, bem como, considerando as mudanças que o mercado vai tendo ao longo do tempo. Essa ideia ganha força quando observa que não basta apenas que a empresa Beta venda smartphones e notebooks, mas sim, observe que tal como mostra Verli (2014), a Lei de Moore muito impacta nesse processo e explica muitas das mudanças existentes na atualidade. 
Acerca desse contexto, é importante considerar que os computadores (inclusive smartphones e notebooks) desde o seu surgimento até o momento atual vem sofrendo um processo evolutivo, tornando-se equipamentos cada vez mais complexos, com maior durabilidade e mais rápidos quanto a sua capacidade de processamento. Tal como é possível ver em Verli (2014). Isso faz com que os produtos desenvolvidos pela empresa Beta, precisem ser adequados a essa realidade, tendo em vista, que de acordo com a Lei de Moore, a cada 02 (dois) anos ocorre a dobra da tecnologia existente. Tal situação faz com que não apenas o diretor de Marketing da empresa esteja certo, como também, fica evidenciado que é necessário repensar os custos e a estratégia existente para que os produtos possam ser vendidos aos consumidores. 
Sobre esses detalhes, se Verli (2014) mostra uma oportunidade para o desenvolvimento de uma Orientação de Produto, o que é feito quando a Lei de Moore é considerada, Rodrigues; Martins (2020) mostram o quanto a Orientação de Marketing é importante nesse processo. Não se trata apenas de desenvolver produtos revolucionários, mas, de como esses produtos chegam e são avaliados pelo cliente. Na década passada, a empresa Samsung lançou o smartphone Samsung Galaxy Note 7, no entanto, tal como mostram De Souza; Miranda (2018), esse produto, apesar de esteticamente ser atraente e ter tido um alto investimento quanto ao Marketing na ocasião de lançamento, possuía uma série de problemas, o que fazia das explosões nesses aparelhos, algo que não raramente poderia acontecer, o que forçou a empresa Samsung a retirar esse aparelho do mercado, tendo em vista, que isso estava impactando na confiança dos clientes quanto aos demais produtos que a empresa produzia.
Não basta apenas o investimento na Orientação de Marketing, é necessário que exista um investimento na Orientação de Produto para que situações do perfil apresentado por De Souza; Miranda (2018), não ocorram. No caso da empresa Beta, como consultora, não apenas orientaria quanto a atualização e modernização dos produtos, como também, no desenvolvimento de uma estratégia de Marketing que contribua para que a empresa Beta desenvolva valores que não se apliquem somente ao cliente, como também, para a sociedade, tal como mostram Rodrigues; Martins (2020). Sobre isso, a associação da marca com ações de preservação ambiental ou sociais, pode ser um ponto muito positivo, em um tempo onde os governantes nem sempre observam esses pontos, além do fato, de dentro da ideia de Orientação de Produto, utilizar elementos que possam ter o descarte facilitado no futuro, incluindo aí, um eventual recolhimento pela empresa Beta, visando assim, reaproveitar os itens que assim forem possíveis, uma vez, que um Marketing voltado exclusivamente ao produto, sem compromissos sociais ou ambientais, pode mostrar uma empresa desinteressada com outras questões que não sejam relacionadas ao lucro. Nesse contexto, como consultora, oriento uma ação equilibrada entre Orientação de Produto x Orientação de Marketing para que a empresa consiga dar prosseguimento as suas atividades.
Fica evidenciado, que muito além de privilegiar a Orientação de Produto x Orientação de Marketing, é necessário observar o todo, e isso inclui conhecer os aspectos que influenciam no ramo de atuação da empresa Beta, bem como, o que o mercado consumidor exige na atualidade além do produto. Entender esse processo é entender que a chave para o sucesso estar em conseguir equilibrar demandas e necessidades na balança, o que será benéfico não apenas a empresa ou aos clientes, como também, para a sociedade.
REFERÊNCIAS 
 
DE SOUZA, A.; MIRANDA, A. C. Os problemas causados pelo uso excessivo de smartphones. Caucaia: IFCE, 2018. 
RODRIGUES, G.; MARTINS, T. (2020). Capacidade de vendas e desempenho: Papel da orientação para o mercado, capacidades pessoais e gerenciais. Revista de Administração Mackenzie, 21(4), 1–30. 2020. 
VERLI, H. Bioinformática: da Biologia à Flexibilidade Molecular. São Paulo: SBBq, 2014.

Continue navegando