Buscar

Tereza Gamba e nossos amores em comum

Prévia do material em texto

Tereza Gamba e nossos amores em comum
Meu primeiro contato com Tereza Gamba se deu no tempo em que fazia Pedagogia – Orientação Educacional no saudoso Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná quando uma professora de Princípios e Métodos em Orientação Educacional nos brindou com um texto de Tereza. Uma pena que neste momento ela, a professora, não fizesse menção à Revista Prospectiva que só iria conhecer em 2011 por ocasião de meu mestrado em Psicologia na Universidade Federal de Rondônia. O segundo contato foi em 2018 com a movimentação do Fórum Nacional de Orientação Educacional. O que aprecio por demais em Tereza Gamba? O amor pela literatura, palavra encarnada que materializada se torna vida e o amor pelos seus como na homenagem ao amigo Bonifácio Solak, cognominado “um profeta na escola pública”, ela mesma defensora sempre alerta e atenta da escola pública e dos Orientadores Educacionais neste espaço. 
“Trazes contigo a bondade, a compreensão e a alegria de quem sempre sabe, escutar, partilhar, ensinar. És esperança no cotidiano da vida. Sol que acorda o dia, vento que saúda a natureza viva, solidariedade que iguala as pessoas, serenidade que faz calar o ódio. Amigo Boni, tua fraternidade é como o forte vento do Cosmos, que se fez Palavra, que se fez carne, que se fez VIDA”.
	
	Querida Tereza, que a boniteza de suas palavras nos fortaleça! Locimar Massalai, Orientador Educacional na Escola Estadual de Ensino Fundamental Silvio Micheluzzi – Ji-Paraná – Rondônia.

Continue navegando