Buscar

poesia e retorica

Prévia do material em texto

Filosofia
Poesia e Retórica
A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. Poesia, segundo o modo comum de falar, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice.[1] O sentido da mensagem poética também pode ser, ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos e a possibilidade desses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.[2]
Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal). É a arte de poetizar que nos permite exprimir aquilo que está dentro de nós. Também pode ser encarado, como o modo de uma pessoa se expressar usando recursos linguísticos e estéticos.
Diversos autores, ao longo da história, buscaram conceituar a poesia. Uma das obras fundamentais foi do pensador grego Aristóteles, que não definia a poética como mera composição em versos, afinal, até tratados de Medicina eram escritos em versos. Segundo Ariano Suassuna, em seu livro Iniciação à Estética, a poesia é “uma linguagem com predominância da imagem e da metáfora sobre a precisão e a clareza
Retórica é uma palavra com origem no termo grego rhetorike, que significa a arte de falar bem, de se comunicar de forma clara e conseguir transmitir ideias com convicção.
A retórica é uma área relacionada com a oratória e dialética, e remete para um grupo de normas que fazem com que um orador comunique com eloquência. Tem como objetivo expressar ideias de forma mais eficaz e bonita, sendo também responsável pelo aumento da capacidade de persuasão.
A retórica corresponde à formulação de um pensamento através da fala e por isso depende em grande parte da capacidade mental do orador. A retórica pode ser praticada e por isso era ensinada em várias escolas da Antiguidade, que abordavam a retórica e os seus diferentes estilos, que se alteram dependendo do tipo de discurso em questão.
Durante bastante tempo, a retórica foi uma das bases da educação de jovens, e durante a Idade Média, era ensinada nas universidades, fazendo parte das três artes liberais, juntamente com a lógica e gramática. A retórica teve também uma forte influência em áreas como a poesia e política.
De acordo com a retórica, o discurso pode ser dividido em cinco partes cruciais:
 invenção: o conjunto de todos os princípios relacionados com o conteúdo;
 disposição: que corresponde à estruturação das formas de conteúdo;
 
 elocução: expressão do conteúdo de acordo com o estilo apropriado;
 
 fixação: consiste na memorização do discurso em questão;

Mais conteúdos dessa disciplina