Buscar

Senac PTI Gestão de desenvolvimento de produtos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a) De acordo com a hierarquia de produtos, o nível 01, Fundamental, representa os produtos que são o benefício central do produto adquirido. Por exemplo, quando um cliente compra um smartphone, o nível do produto central é a comunicação eficaz e o acesso à informação. 
O nível 02, básico, refere-se à transformação do benefício fundamental do produto em um produto básico. No caso do smartphone, o nível do produto genérico inclui recursos como chamadas telefônicas, mensagens de texto e acesso à internet. 
No nível 03, esperado, os consumidores esperam encontrar no produto, aquelas que são consideradas padrão no mercado. No exemplo do smartphone, o nível do produto esperado pode incluir uma câmera de qualidade e bateria duradoura. 
No nível 04, ampliado, são incorporados elementos que excedem as expectativas do consumidor. Para o smartphone, isso poderia ser recursos como reconhecimento facial avançado e resistência à água. 
Por último, há o potencial, que envolve todas as possibilidades futuras de desenvolvimento do produto. Ele inclui inovações futuras que podem surpreender e atrair os consumidores. No caso do smartphone, isso poderia ser a integração de realidade aumentada em todos os aspectos da experiência do usuário ou tecnologias de bateria de longa duração ainda não disponíveis.
b) Um fator que influencia no estágio de ciclo de vida de um produto é o avanço tecnológico, a busca pela inovação do produto. Um produto para continuar na fase de crescimento ou maturidade deve acompanhar as tendências do mercado para evitar perder a relevância e entrar na fase de declínio com o lançamento de uma tecnologia superior. Como ocorreu com a Blackberry, que sofreu declínio após ignorar as tecnologias que o seu concorrente, Apple, trouxe no passado, como o touch-screen.
Outro fator que pode influenciar no ciclo da vida é em relação às estratégias de marketing e de comunicação, pois são com elas que se ajuda a estabelecer uma reputação e valor à marca. Essas estratégias auxiliam no processo de conhecimento e confiança do público-alvo ao produto. Uma estratégia de comunicação eficaz pode ajudar no início do ciclo de vida, na fase de introdução e desenvolvimento para criar conscientização e interesse no produto ou serviço. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARRELLA, Fabiola A. Gestão e desenvolvimento de produtos e serviços. – São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017
STARTSE. 7 empresas que morreram nos últimos anos por não inovar. Disponível em: <https://www.startse.com/artigos/7-empresas-gigantes-que-morreram-nos-ultimos-anos-por-nao-inovar/>. Acesso em: 2 sep. 2023.
PATEL, Neil. Posicionamento de Mercado: O Que é, Como Fazer e 4 Exemplos. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/blog/posicionamento-de-mercado/>. Acesso em: 2 sep. 2023b.
Na fase de Introdução, os altos custos de desenvolvimento e a promoção massiva são cruciais porque o produto está sendo lançado pela primeira vez e precisa criar conscientização no mercado. No estágio de Crescimento, a gestão da demanda e a diferenciação são essenciais, pois o produto começa a ganhar aceitação e a demanda aumenta rapidamente. Na fase de Maturidade, a diversificação, promoções e eficiência operacional mantêm a relevância do produto, uma vez que o mercado está saturado e a concorrência é intensa. A diversificação de produtos ou versões ajuda a empresa a atrair diferentes segmentos de mercado.
Finalmente, na fase de Declínio, as decisões críticas, como descontinuação ou reposicionamento, são necessárias devido à queda nas vendas. Reduzir investimentos em comunicação é uma escolha lógica, já que o produto está perdendo aceitação.

Outros materiais