Buscar

ATIVIDADE 3-EPRODELETROTÉCNICA E ELETRÔNICA-53-2023

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3–ELETROTÉCNICA E ELETRÔNICA - 53/2023
	
	
	
	
Quando um motor elétrico é utilizado para acionar uma esteira que transporta produtos sensíveis, é muito importante não haver um acionamento abrupto, ou a carga sobre a esteira poderia cair e quebrar, logo, a partida deve ser a mais suave possível. Este feito é realizado com a utilização dos conversores estáticos e redutores de velocidade, que multiplicam o torque do motor e, ao mesmo tempo, reduzem a sua velocidade.
Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando o contexto, calcule a rotação (rpm) do eixo do motor de 4 polos alimentado em 220 V com frequência de 60 Hz.
O torque de um motor é a força de rotação que o eixo do motor realiza para vencer o momento de inércia da máquina (ou conjugado resistente da máquina). Quando o motor é conectado à rede elétrica, há o surgimento de um campo eletromagnético que promove o movimento do rotor.
O campo magnético produzido nos enrolamentos do estator do motor opera de acordo com a frequência da tensão que o alimenta, assim, se um motor opera em 60 Hz , ele possui um campo magnético denominado “campo girante”, que atua com velocidade síncrona ( NS ) proporcional a esta frequência. A expressão que define a relação entre a velocidade síncrona, a frequência ( f ) e o número de polos de um motor é dada na Equação:
Onde p é o número de polos do motor que depende exclusivamente de suas características construtivas.
Quando o rotor do motor elétrico assíncrono inicia o seu movimento, podemos dizer que o seu conjugado (torque) está vencendo a inércia que o mantinha em repouso e, quando a rotação nominal do eixo do motor é atingida, significa que esse momento de inércia foi vencido e o motor se encontra em velocidade nominal.
Durante esse processo, podemos entender que, no instante inicial, o eixo do motor estava em repouso com velocidade NN = 0 rpm , e a velocidade do campo girante atua sobre o rotor com a 
velocidade síncrona igual a relação dada na Equação, logo, se a frequência da rede for de 60 Hz e o motor for de 4 polos, teremos a rotação de:
Portanto, a rotação do eixo do motor será de 1800 rotações por minuto (rpm) quando alimentado com 220 V e uma frequência de 60 Hz.

Outros materiais