Buscar

Diferenças entre Cultivo Convencional e Hidroponia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diferenças entre Cultivo Convencional e Hidroponia
Existem várias diferenças entre o método de cultivo convencional e o hidropônico.
Método convencional: a planta retira os nutrientes e a umidade diretamente do solo.
Hidroponia: método que permite o fornecimento de nutrientes sem o contato com a terra.
Principais diferenças significativas entre os dois métodos:
1. Pragas e doenças: a ausência de solo durante o cultivo hidropônico reduz a ocorrência de insetos e doenças causadas por pragas e bactérias ligadas ao cultivo convencional. Uma das maiores vantagens da hidroponia é a possibilidade de cultivar plantas sem se preocupar com as doenças ou com murcha-bacteriana que ocorrem no cultivo tradicional, a menos que uma planta já infestada ou infectada seja colocada numa horta hidropônica. Isto elimina a necessidade de pesticidas usados para controlar as pragas no cultivo tradicional.
2. Água e nutrientes: hortas convencionais precisam de chuvas abundantes ou de serem irrigadas. Na horta hidropônica, o sistema de irrigação (perfil hidropônico) supre as plantas com a quantidade de água e nutrientes adequados, há economia de água (no cultivo convencional usa-se 99% mais água e 50% mais nutrientes), já que há reutilização constante de água ao longo da horta no sistema hidropônico.
3. Produtividade: na hidroponia o fornecimento controlado de água e nutrientes otimiza o crescimento (plantas hidropônicas cresçam de 30 a 50 vezes mais rápido do que as cultivadas diretamente no solo), o que aumenta a produtividade e as vendas.
4. Espaço necessário: em geral, hortas convencionais precisam de mais espaço do que a horta hidropônica. A instalação hidropônica ocupa apenas 1/5 do espaço de uma horta e produz o mesmo número de plantas. A hidroponia pode ser feita em quase todos os lugares, sendo possível cultivar frutas, legumes ou flores em um porão ou telhado, o que não seria possível pelo método convencional.
6. Plantas orgânicas: a hidroponia não é um método natural de cultivo, nela, as plantas são forçadas a absorver água e nutrientes, muitas vezes sob a forma de fertilizantes sintéticos. Por isso, nenhuma fruta ou legume hidropônico pode ser certificado como "orgânico".
Fonte: http://www.ehow.com.br/diferencas-entre-cultivo-convencional-hidroponia-lista_56721/

Continue navegando