Buscar

REO 3 lista 1



Continue navegando


Prévia do material em texto

REO 3 – LISTA 1 
OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS
1) diferencie obrigação divisível e obrigação indivisível.	Comment by mariana pereira: 	Comment by mariana pereira: 
	Enquanto a divisível permite que a prestação seja cumprida em partes, sem prejuízo de seu valor ou substância, já a indivisível se fosse cumprida de forma parcial pelo devedor comprometeria o valor e a substancia do objeto da prestação, o que não satisfaz o credor.	
2) A indivisibilidade da prestação decorre apenas de sua natureza? É possível estabelecer a indivisibilidade da prestação de partir de convenção entre as partes, credores e devedores?
	Não, também pode ocorrer por motivo de ordem econômica, negocial ou por razão determinante do negócio jurídico. Sim, a indivisibilidade também pode ser acordada entre as partes de acordo com o art. 314 e 88, CC.
3) Imagine uma obrigação estabelecida entre um credor e três devedores. Em termos práticos, qual é a principal vantagem para o credor na obrigação indivisível, em comparação com a obrigação divisível?
	Na indivisível, o devedor que for cobrado terá que cumprir a prestação integralmente, o que diminui as chances de inadimplência.
4) Em uma obrigação divisível, com vários devedores, o credor pode exigir o integral cumprimento da prestação de um deles? Indique o dispositivo legal pertinente.
	Não, pelo art. 257, cada devedor é responsável pela sua parte da prestação, que será paga em tantas parcelas iguais e distintas quanto ao número de devedores.
5) Em uma obrigação divisível, com vários devedores, se um deles cumprir integralmente a prestação, os demais estarão desonerados frente ao credor? Indique o dispositivo legal pertinente.
	Não, se isso ocorrer, de acordo com o art. 259, p. u, CC, os demais devedores terão a obrigação de pagar a parte que lhes é devida ao devedor que cumpriu a prestação integralmente para com o credor.
6) Em uma obrigação indivisível, com vários devedores, pode o credor exigir o cumprimento da prestação de apenas um deles? Indique o dispositivo legal pertinente.
	Sim, pelo disposto no art. 259, CC, cada devedor da obrigação indivisível é obrigado a dívida toda.	
7) Em uma obrigação indivisível, com vários devedores, pode o credor exigir o cumprimento da prestação de apenas alguns deles, de uma só vez? Indique o dispositivo legal pertinente.
	Sim, pelo disposto no art. 262, CC, o credor pode remitir a dívida de algum ou de um devedor de modo que a obrigação não fique extinta para com os outros devedores, mas deles só poderá ser exigido a parte restante da obrigação, subtraindo a quota dos devedores remitidos. 
8) Em uma obrigação indivisível, com vários devedores, pode o credor exigir o cumprimento da prestação de todos eles, de uma só vez? Indique o dispositivo legal pertinente.
	Sim pelo disposto no art. 259, CC.
9) Em uma obrigação divisível, com vários credores, qualquer deles pode exigir o cumprimento integral da prestação pelo devedor? Indique o dispositivo legal pertinente.
	Sim, pelo disposto no art. 260, CC.
10) Em uma obrigação divisível, com vários credores, se o devedor realizar integralmente a prestação em favor de um deles, ele estará liberado frente aos demais credores? Indique o dispositivo legal pertinente.
	Não, o devedor só se desobrigará se pagar a todos conjuntamente ou se esse credor possuir caução de retificação dos outros credores.
11) Em uma obrigação indivisível, com vários credores, apenas um deles pode exigir o cumprimento da prestação pelo devedor? Indique o dispositivo legal pertinente.
	Sim, mas caberá o direito dos outros credores de cobrarem dele em dinheiro a parte que lhes é devida do total da prestação. Art. 261, CC.
12) Em uma obrigação indivisível, com vários credores, todos eles, de uma só vez, podem exigir o cumprimento da prestação pelo devedor? Indique o dispositivo legal pertinente.
	Sim, pelo disposto no art. 260, I, CC. 
13) Em uma obrigação indivisível, com vários credores, pode o devedor realizar a prestação em favor de apenas um deles? Justifique e indique os dispositivos legais pertinentes.
	Sim, mas este credor precisará ter um caução de retificação dos outros credores para poder receber, assim como disposto no art. 260
14) Em uma obrigação indivisível, com vários devedores, se a prestação se tornar impossível sem culpa de qualquer dos devedores, o que acontece? Indique o dispositivo legal pertinente.
	
15) Em uma obrigação indivisível, com vários credores, se a prestação se tornar impossível sem culpa do devedor, o que acontece? Indique o dispositivo legal pertinente.
16) Em uma obrigação indivisível, com vários devedores, se a prestação de tornar impossível ou não for executada por culpa de apenas um devedor, o que acontece? O credor poderá exigir o valor referente ao equivalente da prestação de qualquer dos devedores? E as perdas e danos? Em todas as hipóteses, indique os dispositivos legais pertinentes.
	A obrigação perde a qualidade de ser indivisível, respondendo só o devedor culpado pelas perdas e danos, de modo que os codevedores ficarão exonerados, assim, o credor não pode mais exigir de qualquer dos devedores. Art. 263, caput, CC, c/c art. 263, § 2°, CC.
17) Em uma obrigação indivisível, com vários devedores, se a prestação se tornar impossível ou não for executada por culpa de alguns devedores, o que acontece? O credor poderá exigir o valor referente ao equivalente da prestação de qualquer dos devedores? E as perdas e danos? Em todas as hipóteses, indique os dispositivos legais pertinentes.
	Como pelo caput do art. 263 a obrigação indivisível perde sua qualidade se for resolvida em perdas e danos, entende-se que se a culpa pelo inadimplemento for de alguns devedores, responderão esses pelas perdas e danos a ser cobrada pelo credor, ficando exonerados de cobrança os codevedores inocentes da inadimplência.
18) Em uma obrigação indivisível, com vários devedores, se a prestação se tornar impossível ou não for executada por culpa de todos os devedores, o que acontece? O credor poderá o credor exigir o valor referente ao equivalente da prestação de qualquer dos devedores? E as perdas e danos? Em todas as hipóteses, indique os dispositivos legais pertinentes.
	Se a culpa for de todos os devedores, responderão todos, em partes iguais, por perdas e danos, podendo o credor exigir o pagamento de todos. Art. 263, § 1°, CC.
19) Em uma obrigação indivisível, com vários credores, se a prestação de tornar impossível ou não for executada por culpa do devedor, o que acontece? Qualquer credor poderá exigir o valor referente ao equivalente da prestação e as perdas e danos? Indique os dispositivos legais pertinentes.
	Tendo culpa pela inadimplência, o devedor ficará obrigado a pagar perdas e danos aos credores, que, pelo art. 260, podem cobrar a divida inteira, estando a cobrança por inadimplência corroborada pelo art. 263, § 2°, CC.