Buscar

AV1 - Simulado preparatório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado Psicopatologia Geral 
Questão 1: 
	(FONTE: Concurso Psicólogo/Prefeitura Fortaleza dos Nogueiras – IMA, 2019 - ADAPTADA). Acerca dos tipos de psicopatologias, assinale a alternativa correta:
Assinale a opção que responde corretamente à questão:
	A)
	Para a psicopatologia descritiva, interessa fundamentalmente a forma das alterações psíquicas, a estrutura dos sintomas, àquilo que caracteriza a vivência patológica como sintoma mais ou menos típico.
	B)
	Na visão psicanalista o homem é visto como um conjunto de comportamentos observáveis, verificáveis, regulados por estímulos específicos e gerais, bem como por certas leis e determinantes do aprendizado.
	C)
	A psicopatologia sociocultural enfatiza os aspectos cerebrais, neuroquímicos ou neurofisiológicos das doenças e sintomas mentais. A base de todo transtorno mental são alterações de mecanismos neurais e de determinadas áreas e circuitos cerebrais.
	D)
	Na perspectiva existencial, as definições básicas de transtorno mentais e sintomas são formuladas e tomadas de modo arbitrário, em função de sua utilidade pragmática, clínica ou orientada à pesquisa.
Questão 2: A obra de Michel Foucault “A História da Loucura na Idade Clássica” completou 57 anos e é referência para os estudos da loucura sob uma perspectiva arqueológica. Assinale a alternativa que corresponde às características do período denominado pelo autor de “grande internação” (séc. XVII e XIII).
A) A loucura circula e faz parte da vida cotidiana como maneira de vivenciar o mundo na sua totalidade.
B) O louco é confinado em embarcações e entregue à fluidez do mar.
C) A loucura é entendida dentro de um contexto moral, um mal a ser reprimido para não contaminar a sociedade.
D) A loucura é confinada em asilos psiquiátricos e subordinada ao saber médico.
E) A loucura vai ocupar o lugar da lepra no imaginário social: é segregada e o sofrimento é compreendido como salvação espiritual.
Questão 3: 
(FONTE: Concurso Psicólogo Clínico/IBFC - HEMONINAS, 2013 - ADAPTADA). Com relação ao funcionamento normal e patológico do psiquismo humano, considere as afirmações a seguir: 
I- O conceito de normalidade em saúde mental e em psicopatologia é uma questão bem definida, existindo consenso entre os autores e entre as teorias sobre sua definição.
II- A definição de normalidade estatística em psicopatologia é aplicada especialmente a fenômenos quantitativos, sendo que de acordo com a definição, o normal passa a ser aquilo que se observa com mais frequência.
III- Uma das críticas apresentadas ao critério de normalidade subjetiva em psicopatologia é o fato de que por ser definido como a percepção subjetiva do próprio indivíduo em relação a seu estado de saúde e às suas vivências subjetivas, pode ser avaliado por ele como positivo em situações em que apresente um transtorno mental grave como no caso de sujeitos em fase maníaca.
Está(ão) correto(s):
A)	Apenas II e III são corretas
B)	Todas são incorretas.
C)	Apenas I e III são corretas.
D)	São corretas I, II e III.
E)	Apenas a III está correta
Questão 4
	(FONTE: Concurso Psicólogo/FAFIPA – Prefeitura de arapongas, 2020). A capacidade de situar-se quanto a si mesmo e quanto ao ambiente é elemento básico da atividade mental. 
Com relação à orientação e suas alterações, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	A desorientação é um dos sintomas menos frequentes das doenças cerebrais.
	B)
	A orientação alopsíquica é a orientação do indivíduo em relação a si mesmo. Revela se o sujeito sabe quem é: nome, idade, data de nascimento, profissão, estado civil, etc
	C)
	A orientação autopsíquica é adquirida mais tardiamente que a temporal e a espacial na evolução neuropsicológica da criança.
	 D) 
	Geralmente a desorientação ocorre, em primeiro lugar, em relação ao tempo. Só após o agravamento do transtorno, o indivíduo se desorienta quanto ao espaço e, finalmente, quanto a si mesmo.
	E)
	Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
Questão 5
Segundo Dalgalarrondo (2008), em diversos quadros neurológicos e psicopatológicos, o nível de consciência diminui de forma progressiva, desde o estado normal, vígil, desperto, até um estado no qual não há qualquer resquício de atividade consciente. São tidos como alterações quantitativas da consciência. As alternativas abaixo são tipologias dessas alterações, EXCETO: 
A - Obnubilação/turvação da consciência
B - Sopor
C - Coma
D - Dissociação da consciência
Questão 6
	(FONTE: Concurso Psicólogo/IF-PE, 2019). As ilusões, as alucinações, a alucinose e a pseudoalucinação são alterações qualitativas da sensopercepção no campo da psicopatologia. Qual das afirmações a seguir descreve CORRETAMENTE as alucinações?
	A)
	Definem-se como a percepção clara e definida de um objeto (voz, ruído, imagem) sem a presença do objeto estimulante real.
	B)
	Caracterizam-se pela percepção deformada, alterada, de um objeto real e presente. Há sempre um objeto externo real, gerador do processo de sensopercepção, mas tal percepção é deformada, adulterada, por fatores patológicos diversos.
	C)
	São um fenômeno de alteração da sensopercepção que não apresenta os aspectos vivos e corpóreos de uma imagem perceptiva real, aproximando-se mais de uma imagem representativa. Assim, a alteração percebida é pouco nítida, de contornos imprecisos, sem vida e corporeidade. 
	D)
	São um fenômeno em que o paciente percebe a alteração da sensopercepção como estanha a si mesmo. Assim, tais alterações são imediatamente criticadas pelo sujeito, que reconhece seu caráter patológico.
	E)
	São uma atividade psíquica, geralmente voluntária, que consiste na evocação de imagens percebidas no passado (imagem mnêmica) ou na criação de novas imagens (imagem criada). Tal processo de produção de imagens geralmente ocorre na ausência de estímulos sensoriais.
Questão 7
	Uma mulher de 24 anos procura seu médico com a queixa principal de sentir cheiros ruins. Relata que, no último mês, várias vezes por semana sentiu de repente o cheiro de borracha queimada. Também percebeu um cheiro de carne podre. Durante esse episódio, nota que ninguém mais ao seu redor se queixa dos odores, os quais são muito fortes e acres. Seus amigos não observaram nada incomum, exceto que a viram olhando para o vazio, às vezes por vários minutos, e geralmente nos momentos em que sentiu os cheiros ruins. A paciente não está consciente desses períodos de Tempo Perdido e não tem outra queixa. Sua história clínica chama atenção apenas por um acidente de carro no ano anterior, em que perdeu a consciência, mas ela não relata cefaleia. Nega o uso de drogas e bebe álcool raras vezes, em ocasiões especiais. Ninguém em sua família jamais teve episódio parecido com esses. O fato da paciente não identificar a quantidade de tempo que fica absorvida pela experiência olfativa revela qual tipo de alteração psicopatológica? 
	A)
	(A) Alucinação olfativa
	B)
	(B) Alteração da vivência do tempo
	C)
	(C) Agnosia olfativa
	D)
	(D) Alteração da vivência do espaço
	E)
	(E) Alucinose peduncular
Questão 8
	(FONTE: Concurso Analista Judiciário/Medicina (Psiquiatria) - TRT- 15ª. Região (SP), 2018). Os delírios podem ser classificados como primários (que aparecem de forma espontânea) ou secundários (compreende-se o conteúdo do delírio a partir da história pessoal do doente). NÃO são temas e características dos delírios:
	A)
	No delírio de tipo ciumento, a pessoa acredita que seu companheiro está sendo infiel, criando uma série de racionalizações que o levam para ideias mórbidas de ciúme. Geralmente confronta seu cônjuge e parceiros e tenta intervir na infidelidade imaginada.
	B)
	No delírio de influência, o doente crê que seu corpo e seu pensamento são controlados por uma outra pessoa, um grupo de pessoas ou forças externas.
	C)
	No delírio de tipo hipocondríaco, o doente queixa-se de sintomas, deformações ou defeitos físicos não existentes.
	D)
	No delírio de tipo megalomaníaco, as pessoas que sofrem deste tipo de delírio consideram-se superiores aos outros em diversos aspectos (porex: a pessoa mais inteligente ou mais rica de todas).
	E)
	No delírio de tipo paranoide, o menos frequente de todos, o indivíduo se percebe vítima de uma perseguição por considerar-se especial, e que a sua existência tem uma grande importância para a humanidade; o sujeito sente que tem poderes especiais.

Continue navegando