Buscar

EMPREENDEDORISMO CULTURAL, INOVAÇÃO SOCIAL E CRIATIVIDADE1

Prévia do material em texto

EMPREENDEDORISMO CULTURAL, INOVAÇÃO SOCIAL E CRIATIVIDADE
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CCA1199_A1_202007009991_V1
	
	
	
	
		Aluno: ITAMAR DE SOUSA
	Matr.: 202007009991
	Disc.: EMP.CU.INO.SO.CRI. 
	2022.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		André Rezende, fundador e presidente da Prática Fornos, em entrevista ao site da Endeavor sintetizou que o primeiro passo para a inovação é saber identificar ¿onde¿ a oportunidade deve ser buscada. ¿A inovação deliberada e sistemática pode ser apresentada como uma disciplina, pode ser aprendida e praticada, não é um acidente de percurso ou resultado de um lampejo de genialidade. Os empreendedores precisam buscar ativamente as fontes de inovação, as mudanças que indicam oportunidades para uma inovação de sucesso¿. (REZENDE, André As 7 fontes de oportunidade para Inovar. Endeavor Brasil. 09/05/2014. Adaptado. Disponível em: https://endeavor.org.br/sem-categoria/as-7-fontes-de-oportunidade-para-inovar/ Acesso em: 15/01/19. Adaptada).
O empresário indica sete fontes de ¿Oportunidade Inovadora¿, divididas em: as visíveis dentro da instituição e as que são resultado de mudanças fora da empresa ou do setor de atuação. Para esta atividade, identifique a(s) oportunidade(s) que está(ão) fora do setor de atuação das empresas a partir da exposição de três dessas fontes:
I. O inesperado: o fracasso inesperado da instituição, ou de preferência dos concorrentes, é um motivador para ir ao mercado, escutar e buscar entender se há aí uma oportunidade escondida. 
II. A inovação baseada na necessidade do processo: é o tipo de inovação que frequentemente vem de quem está imerso nos processos, da própria instituição ou de seus clientes. A busca de ganhos de produtividade ou de processos mais capazes de atender as especificações dos clientes criam um sem número de oportunidades de pequenas ou grandes inovações. 
III. Mudança demográfica ou populacional: no Brasil existe um sem número de oportunidades (e também ameaças) ligados às mudanças demográficas: envelhecimento da população, crescimento da classe média, aumento do número de pessoas com altíssimo poder aquisitivo, insegurança urbana, modificação no papel da mulher, diminuição das famílias, dificuldade na mobilidade urbana, adiamento do casamento e do primeiro filho, entre muitos outros.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	I, II e III. 
	
	
	III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	II, apenas. 
	
Explicação:
A resposta correta é a b). As duas primeiras premissas falam em processo e concorrência, identificados como fatores internos da empresa. Somente a premissa III corresponde a oportunidade que a empresa não tem controle.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		"Recentemente os Estúdios Maurício de Souza lançaram os personagens da Turma da Mônica em idade adolescente, apresentando os conflitos e os problemas inerentes à juventude. Desta forma, Maurício de Souza atinge um novo perfil de leitor, composto pelos adolescentes que não tinham o hábito de ler as histórias da Turma da Mônica e também os leitores antigos que deixaram de ler as histórias após passarem da fase da infância.¿ (JULLIER, Michael. Gestão Estratégica de Produtos. Portal Administradores, 15/12/2008. Adaptado. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/gestao-estrategica-de-produtos/26934/ Acesso em: 15/01/19).
 
Com base no enunciado, identifique qual o tipo de inovação que mais se adequa ao caso citado.
	
	
	
	Inovação em modelo de negócio.
	
	
	Inovação Organizacional.
	
	
	Inovação em Marketing.
	
	
	Inovação em Serviços.
	
	
	Inovação em Produto.
	
Explicação:
A resposta correta é a).  Trata-se de uma introdução no mercado de um produto novo ou a incorporação de melhoria significativa em produtos existentes, proporcionando valor ao cliente/consumidor.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para Joseph Schumpeter o capitalismo está sempre em constante evolução e a destruição criativa faz parte da dinâmica capitalista.
Assinale a alternativa que esteja relacionada com o conceito de "Destruição criativa".
	
	
	
	Os investimentos em economia criativa têm um caráter transitório e podem, ou não, gerar os resultados que foram planejados.
	
	
	A inovação faz parte do sistema capitalista e os investimentos têm caráter transitório visto que produtos e serviços inovadores promovem um crescimento gradual.
	
	
	O ciclo de prosperidade há maior nível de investimentos porque há aumento do capital e da população.
	
	
	O sistema capitalista apresenta um caráter cíclico, pois rompe com modelos antigos e substitui por novos gerando os chamados ¿ciclos econômicos¿ com fases de crescimento e estagnação.
	
	
	As guerras e as revoluções são fatores que contribuem para gerar prosperidade e aumentar o nível do emprego, pois é um motor que contribui para a inovação.
	
Explicação:
O sistema capitalista apresenta um caráter cíclico, pois rompe com modelos antigos e substitui por novos gerando os chamados ¿ciclos econômicos¿ com fases de crescimento e estagnação.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		"O empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa¿. O conceito acima foi popularizado, a partir de 1945, por Joseph Schumpeter, economista, cuja reflexão teve no conceito de empreendedorismo, como citado, o carro chefe de suas articulações teóricas. (Guia do Empreendedor Criativo. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, 2015. - Adaptado).
Com base no enunciado, caracterize o comportamento empreendedor.
 
 
	
	
	
	Rigor e organização.
	
	
	Ter uma mente criativa e um espírito pesquisador.
	
	
	Espírito competitivo.
	
	
	Todas as anteriores.
	
	
	Líderança doutrinadora.
	
Explicação:
A resposta correta é a b). As demais alternativas apresentam alguma incongruência: não falamos mais em competição e sim em colaboração  entre empreendedores, a liderança deve ser flexível e não doutrinadora e a rigidez deu lugar à reciclagem constante.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Para o estudioso Peter Drucker ¿A criatividade dos empreendedores nasce do comprometimento com a prática constante da inovação. Nesse sentido, inovar compreende a identificação de novas oportunidades. Para isso, é necessário conhecer os tipos de inovação.
Assinale a alternativa que descreva o Tipo de Inovação que está relacionado com ¿Inovação em produto¿.
	
	
	
	Descreve novas abordagens comunicando mensagens sobre o produto para os clientes e direcionando sua oferta.
	
	
	Compreende ao modelo de operação que considera os canais tão importantes quanto o desenvolvimento do produto.
	
	
	Está relacionado com a implementação de novos fluxos e processos na operação gerando valor para o cliente.
	
	
	Refere-se à melhoria em um produto já existente ou ao lançamento de novos produtos no mercado no sentido de oferecer mais valor para os clientes.
	
	
	Trata sobre a adoção de mudanças radicais no modelo de operação dos negócios.
	
Explicação:
Inovação em produto refere-se à melhoria em um produto já existente ou ao lançamento de novos produtos no mercado no sentido de oferecer mais valor para os clientes.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Segundo Joseph Schumpeter, o capitalismo nunca se estabiliza, pois é de sua natureza estar em constante evolução. Neste sentido, ele definiu o conceito de ¿destruição criadora¿ como essencial para a dinâmica do capitalismo. As ¿ondas¿ formadas pelo caráter cíclico do capitalismo promovemperíodos de prosperidade e recessão.
Com base no enunciado, responda: como denominamos, na economia atual, o termo "destruição criativa", considerando que é próprio desse sistema destruir incessantemente velhos modelos e substitui-los por novos?
 
	
	
	
	Inovação
	
	
	Desenvolvimento de produto
	
	
	Disrupção
	
	
	Obsolescência programada
	
	
	Destruição criativa
	
Explicação:
A destruição criadora em Schumpeter está diretamente ligada ao conceito de Obsolescência Programada, como forma de viabilizar a atual sociedade de consumo.

Continue navegando