Buscar

SEGURANÇA DO TRABALHO - DISCUSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Cada vez mais as pessoas procuram se qualificar para encontrar bons empregos e estabilidade no trabalho. No entanto, atualmente, não são apenas as pessoas que se qualificam para encontrar boas empresas, mas as empresas também procuram melhores condições de trabalho e segurança para seus funcionários. O PPRA, ou Programa de Prevenção de Riscos Ambientes, trata-se de uma metodologia de ação para garantia da preservação da saúde e integridade dos trabalhadores diante de riscos oferecidos do ambiente de trabalho. Atualmente, todas as empresas são obrigadas a ter o PPRA, não importa o risco que possa oferecer aos seus funcionários. Outro programa que visa colaborar para um ambiente de trabalho mais saudável para todos é o PCMSO, ou Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que visa identificar antecipadamente qualquer desvio que possa comprometer a saúde dos trabalhadores, monitorando-os através de exames laboratoriais. Diante desse contexto, explique a diferença entre PCMSO e PPRA.
R = O PCMSO é elaborado por médico do Trabalho e está voltado para o controle da saúde física e mental do trabalhador, em função de suas atividades, e obriga a realização de exames médicos admissionais, de mudança de função e de retorno ao trabalho, estabelecendo, ainda, a obrigatoriedade de um exame médico periódico.
Já o PPRA é elaborado por engenheiro do Trabalho ou técnico de Segurança do Trabalho e está voltado para controlar as ocorrências de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. A legislação de segurança do trabalho brasileira considera como riscos ambientais os seguintes agentes: físicos, químicos e biológicos.
2 - Os princípios do Direito do Trabalho são as ideias fundamentais e informadoras do ordenamento jurídico trabalhista. São o alicerce científico, as vigas de sustentação de toda a construção doutrinária e a normativa relativa aos seus fundamentos. Os princípios devem iluminar tanto o legislador, ao elaborar as leis dos correspondentes sistemas, como o intérprete, ao aplicar as normas ou sanar omissões do respectivo ordenamento legal. Os princípios inspiram, instruem e orientam o legislador. Descreva as funções dos princípios e explique uma delas.
R = Os princípios possuem as funções informadora, normativa e interpretativa.
O acadêmico poderá responder qualquer uma delas:
Função informadora: os princípios inspiram, instruem e orientam o legislador. Essa é a função informadora do princípio. O princípio serve de base à criação de preceitos legais, fundamentando as normas jurídicas e servindo de fundamentação para o ordenamento jurídico. São descrições informativas primordiais na elaboração da regra jurídica.
Função normativa: quando os princípios atuam de forma supletiva, especialmente suprindo eventuais lacunas ou omissões da lei, no caso de não haver uma disposição legal específica que discipline determinada situação.
Função de interpretação: A norma jurídica deverá sempre ser interpretada de acordo com os princípios de sua formação. É assim que servem de critério orientador para os intérpretes e aplicadores da lei, para alcance da exata compreensão para sua aplicação específica.

Outros materiais