Buscar

PROCESSO CIVIL

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS
Unidade Acadêmica de Ensino de Direito
JHONEY BRAYHTNER RODRIGUES DE OLIVEIRA (036646)
MAYRA CRISTINA SILVA PINHEIRO	(037887)
PROCESSO CIVIL IV : TUTELA PROVISÓRIA E PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
SETE LAGOAS
2022
JHONEY BRAYHTNER RODRIGUES DE OLIVEIRA	
MAYRA CRISTINA SILVA PINHEIRO
PROCESSO CIVIL IV : TUTELA PROVISÓRIA E PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
 
Trabalho Acadêmico para curso de Direito, da Unidade Acadêmica de Ensino de Direito, do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM, como requisito de avaliação da matéria de Processo Civil IV. 
 
ORIENTADOR: Prof. Gustavo Figueroa
 
SETE LAGOAS
2022
A ação de dissolução parcial de sociedade é resultado de uma evolução legislativa que permite, em situações legalmente previstas, que a sociedade permaneça em atividade, ainda que sem um sócio. Trata-se de ação judicial que exige a presença de pessoas específicas no polo ativo e no polo passivo da demanda. Rogério, Gustavo e você são sócios em uma gráfica, a Imagem e Ação Ltda. No ano passado, Rogério sofreu um grave acidente de trânsito que o deixou em estado de coma, situação que permanece até hoje, já passados 6 meses. Alguns atos da sociedade dependem da assinatura de todos os sócios, assim como a prática da gestão do negócio, embora fosse majoritariamente exercida por Rogério. Diante da ausência de Rogério, você e Gustavo decidiram que a melhor opção é proceder à dissolução parcial da sociedade. Conhecendo os trâmites processuais da ação de dissolução parcial de sociedade, responda: 
1- Quem deve formar os polos ativo e passivo da demanda judicial? Justifique 
 Nos termos do art. 600, inciso V do Código de Processo Civil, é a sociedade que tem legitimidade ativa na ação de dissolução parcial de sociedade nos casos em que a lei não autoriza a exclusão extrajudicial, como ocorre com a incapacidade superveniente do sócio nos termos do art.1030 do Código Civil. Ainda, nessa situação, o polo passivo da demanda deve ser formado apenas pelo sócio que se pretende excluir Rogério. Isso porque, nessa circunstância, a ação será proposta pela sociedade; caso contrário, se fosse proposta por apenas um dos sócios, seria necessário proceder à citação dos outros sócios e da sociedade, em litisconsórcio, de acordo com o art. 601 do Código Civil.
2- Quais os artigos de Direito Material e Processual devem ser alegados na causa de pedir? Justifique cada artigo. 
 
Os artigos a serem utilizados são: art. 599, CPC. (Direito Processual) e art. 1030, CC. ( Direito Material.
Para o Direito Processual, conforme disposto anteriormente, não havia à disposição do sócio que gostaria de se retirar da sociedade, o que foi plenamente sanado de forma expressa, contudo, o CPC/15
 inovou ainda mais não apenas em instituir uma ação que tivesse como escopo a retirada de sócio da sociedade, mas também dispôs a ação para a apuração de haveres do sócio retirante.
Há alguma divergência doutrinária no tocante à natureza da Ação de Dissolução Parcial de Sociedade, que não seria compatível com o objeto de uma ação para apuração de haveres, porém, é entende-se que o legislador foi de certo inovador para o melhor, já que resolveu um problema não meramente teórico e doutrinário, data vênia aos grandes nomes que sustentam tais teses, mas sim uma questão prática e presente no contencioso empresarial.
Assim, levando em conta os princípios da celeridade, economia processual e até mesmo fungibilidade – levando em conta que de certo haveria diversas ações erroneamente propostas, levando o nome de “Ação de Dissolução Parcial de Sociedade”, mas com o causa, pedido e objeto diversos e vice e versa –, foi por bem disponibilizar a mesma ação para causas diferentes, mas totalmente relacionadas.
É certo dizer que são totalmente relacionadas, pois a apuração de haveres não existe sem a dissolução parcial da sociedade, e nem o contrário, de forma que mesmo que a dissolução não se tenha sido realizada pela via judicial, tanto o sócio dissidente quanto os sócios que permanecem na sociedade podem se valer desta via processual para apurar seus haveres.
Desta forma, também podemos considerar que o legislador foi inovador por ir além da discussão doutrinária e da consideração de um cenário ideal para construção da lei, mas vislumbrou o panorama real e do contencioso e enfrentou os problemas e as questões recorrentes nos litígios empresariais com base na melhor doutrina e jurisprudência formulada.
De acordo com o Direito Material, visto que a doutrina de Fábio Ulhoa Coelho, o Código Civil prevê sim a hipótese de o sócio ser excluído judicialmente da sociedade por incapacidade superveniente, mediante iniciativa da maioria dos demais sócios (art. 1.030). Além disso, a falta grave no cumprimento de suas obrigações sociais, ou seja, deixar de ser diligente no cumprimento de suas obrigações sociais, geram o direito a exclusão do sócio, desde que haja consenso da maioria dos sócios. Portanto, o artigo 1.030 , do CC abrange expressamente uma hipótese de exclusão de sócio.
3- Quais os pedidos e requerimentos que deverão ser apresentados na petição inicial?
Em regra, utiliza-se o procedimento comum, salvo exceções dispostas no artigo 324. A Petição inicial é de fundamental importância para acionar a jurisdição (princípio da inércia), todavia deve atender determinados requisitos.
Os pedidos, requeridos na petição inicial:
a) a citação dos sócios e da sociedade para, no prazo de 15 dias, concordar com o pedido ou apresentar contestação, nos termos do art. 601 do CPC;
b) a procedência do pedido para decretar a dissolução parcial, conforme art. 599, incs. I e II, do CPC;
c) determinada a apuração dos haveres do sócio na sociedade, com base no art. 1.031 do CC e art. 599, inciso II, do CPC;
d) a fixação da data da resolução da sociedade, conforme os arts. 604, inciso I, e 605, ambos do CPC;
e) a definição do critério de apuração dos haveres, nos termos do art. 604, inciso II, do CPC;
f) a nomeação do perito, conforme art. 604, inciso III, do CPC;
g) a condenação da parte ré ao pagamento das custas e dos honorários advocatícios, na hipótese de não haver manifestação expressa e unânime pela concordância da dissolução;
h) determinado o pagamento dos haveres apurados, com base no art. 609 do CPC;
i) opção pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação, segundo os arts. 319, inciso VII, e 334, ambos do CPC;
j) determinada à sociedade ou aos sócios que nela permaneceram, o depósito em juízo da parte incontroversa dos haveres devidos, com fundamento no art. 604, § 1º, do CPC.

Continue navegando