Buscar

Fund direito empresarial e tributário - Simulado (6)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

São modalidades de extinção do Crédito Tributário, EXCETO:
 Certo	A Anistia.
O lançamento tributário, via de regra, é regido pelo princípio da inalterabilidade, ou seja, uma vez realizado não pode mais sofrer modificação pela autoridade administrativa. A intenção do legislador, ao invocar o referido princípio, foi garantir:
 Certo	a segurança jurídica do contribuinte.
A natureza jurídica do tributo é determinada pela(o):
 Certo	Fato gerador;
Em matéria tributária, a transação consiste na proposta de um acordo estabelecido pela administração Pública e leva-se em conta, entre outros fatores, a diminuição de despesas desnecessárias por parte do Estado. Assim, pode afirmar que:
 Certo	a transação é admitida apenas com o propósito de extinguir litígios de ordem administrativa
Em um dos municípios da Paraíba, determinado contribuinte foi submetido à fiscalização; constatou-se irregularidades e, por isso mesmo, foi lavrado auto de infração por falta de pagamento de ICMS no montante de cem mil reais, aplicando-lhe, ainda, a multa de 50% do valor do tributo. A modalidade de lançamento utilizada foi:
 Certo	de ofício
Miquéias Malafaia alienou a Judith Teixeira um imóvel sobre o qual recaia débito de IPTU - Imposto Predial Territorial Urbano, alusivo a determinado exercício social. Após assinar o contrato de compra e venda a adquirente recebeu notificação de cobrança de débito emitida pela Secretaria de Fazenda Municipal, porém recusou-se a proceder ao pagamento, alegando que na ocorrência do fato gerador outra pessoa era proprietária do imóvel; além disso, o alienante assumiu contratualmente a obrigação de proceder ao pagamento dos débitos tributários anteriores à compra e venda. Pode-se afirmar que o procedimento é correspondente a esta alegação:
 Certo	correto, pois o débito tributário se transmite com o imóvel à pessoa do adquirente.
O lançamento tributário:
 Certo	pode ser feito de ofício, por declaração ou homologação.
Pode-se determinar como modalidade de lançamento do credito tributário, no qual o sujeito passivo deve permitir à autoridade fiscal informações sobre matérias de fato indispensável a sua efetivação, sem, porém, permitir o respectivo pagamento:
 Certo	declaração
NÃO é modalidade de extinção do crédito tributário:
Certo	doação de imóveis em pagamento (PEGADINHA)
As formas de extinção do crédito tributário são: I - o pagamento; II - a compensação; III - a transação; IV - a remissão; V - a prescrição e a decadência; VI - a conversão de depósito em renda; VII - o pagamento antecipado e a homologação do lançamento nos termos do disposto no artigo 150 e seus § § 1º e 4º; VIII - a consignação em pagamento, nos termos do disposto no § 2º do artigo 164; IX - a decisão administrativa irreformável, assim entendida a definitiva na órbita administrativa, que não mais possa ser objeto de ação anulatória; X - a decisão judicial passada em julgado; XI - a dação em pagamento em bens imóveis, na forma e condições estabelecidas em lei.
De acordo com a legislação tributária o perdão da sanção tributária, dá-se o nome de:
Certo	Remissão;
Explicação: A remissão consiste na exclusão do crédito tributário, que ocorre, após o lançamento tributário.
A extinção do crédito tributário ocorre por diversas modalidades. Estabeleça a modalidade de extinção que ocorre quando duas pessoas por serem, ao mesmo tempo, credoras e devedoras uma da outra poderem extinguir suas obrigações pelo simples encontro de contas:
Certo	Compensação
Explicação: A compensação é uma das modalidades de extinção do crédito tributário, ocorrendo quando duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor
Assinale a alternativa correta. Em relação ao lançamento tributário, podemos afirmar que:
 Certo	o lançamento é um ato administrativo que torna líquido o crédito tributário.
Tendo como base as normas referentes ao lançamento tributário, assinale a alternativa correta. I - O lançamento por homologação ocorre quando o contribuinte presta à autoridade administrativa informações sobre matéria de fato que são indispensáveis à efetivação do tributo e o lançamento ocorre sem a participação da autoridade administrativa. II - O lançamento direto ocorre quando a autoridade administrativa realiza o lançamento independentemente de informação prestada pelo contribuinte. III - O lançamento por declaração ocorre quando o contribuinte presta informações a autoridade administrativa e esta procede ao lançamento, após estas informações. Estão corretas as alternativas:
 Certo	II e III.
Consideram-se causas de suspensão do crédito tributário:
Certo	Moratória.
Consideram-se causas de extinção do crédito tributário, EXCETO:
Certo	Moratória (é SUSPENSÃO)
Em relação ao lançamento, pode-se afirmar que: I - Após notificado ao sujeito passivo, não pode ser revisto de ofício. II - No lançamento por homologação incumbe ao sujeito passivo antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa. III - Reporta-se à data da ocorrência do fato gerador e rege-se pela lei então vigente. Estão corretas:
 Certo	apenas II e III
A obrigação tributária principal e/ou acessória é dever do sujeito passivo assim como o crédito tributário é direito do sujeito ativo, nascendo assim a relação jurídica tributária entre estes dois sujeitos, passivo e ativo.
Certo	passivo; ativo; relação jurídica
Assinale a alternativa correta. Consideram-se causas de extinção do crédito tributário:
 Certo	Pagamento.
Designa-se "Crédito Tributário" a prestação em moeda ou outro valor nela se possa exprimir, que o sujeito ativo da obrigação tributária (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) tem o direito de exigir do sujeito passivo direto ou indireto (contribuinte, responsável ou terceiro).Nos termos do C.T.N. considera-se constituído o crédito tributário:
Certo	com o lançamento do crédito efetuado pela autoridade administrativa.
Explicação: A obrigação tributária não tem natureza líquida antes do lançamento, não podendo ser exigida antes de ser constituída, formalizada.
Segundo estabelece o Código Tributário Nacional, o parcelamento é modo de:
Certo	Suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
Explicação: 
Suspendem a exigibilidade do crédito tributário:
 I - moratória;
 II - o depósito do seu montante integral;
 III - as reclamações e os recursos
 IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança.
 V a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial;
 VI o parcelamento.
A obrigação tributária principal nasce:
Certo	Com a ocorrência do fato gerador;
Configura-se como uma modalidade de extinção do crédito tributário e ocorre quando o sujeito da obrigação tributária se propõe a pagar e não está conseguindo. Ocorre sempre na esfera judicial, quando a Fazenda pública se recusa a receber o valor que o contribuinte propõe a pagar ou há dúvida a quem seria devido o tributo.
Certo	Consignação em pagamento
Certa empresa recebe da delegacia da Receita Federal notificação de cobrança de imposto que ela entende não ser devido por sua atividade econômica. Que providência a empresa deve tomar para suspender a exigência desse crédito?
Certo	recurso administrativo
O lançamento tributário realizado de forma ex officio poderá ser revisto:
Certo	nas hipóteses previstas em lei, desde que não prescrito o direito da Fazenda Pública.
No Desaparecimento sem sucessor do sujeito ativo ou do sujeito passivo do tributo, ocorre:
 Certo	O desaparecimento da obrigação jurídica tributária.
Explicação: Desapatecendo os agentes da obrigação tributária (sujeito ativo e passivo) consequentemente desaparece o vínculo obrigacional que os une
Dentre as alternativas que seguem, assinale aquela que NÃO representa uma forma de extinção do crédito tributário:
Certo	moratória
Explicação: Moratória: é uma das formas de suspensão do crédito tributário e se caracteriza pela dilação do prazo para pagamento do tributo
É o perdão total ou parcial do crédito
tributário. Envolve o perdão da dívida decorrente do tributo e das penalidades como uma das modalidades de extinção do crédito tributário que configura a:
 Certo	Remissão
Acerca da figura do sujeito passivo da obrigação tributária é correto afirmar, EXCETO:
 Certo	Sujeito passivo da obrigação é o credor, ou seja, o que integra o polo ativo da relação jurídica tributária.
Ocorre quando há concessões recíprocas do sujeito ativo (FISCO) e do sujeito passivo (contribuinte) da obrigação tributária fazendo extinguir o crédito tributário:
Certo	Transação
Considere as afirmações: I “ Com a prática do fato gerador nasce o crédito tributário que já pode imediatamente ser cobrado; II “ O lançamento é o ato administrativo que constitui o crédito tributário; III “ Obrigação Tributária, Crédito tributário e Lançamento são sinônimos; IV “ Pode existir obrigação sem crédito tributário, mas o crédito sem a obrigação será nulo; V “ O lançamento é ato puramente administrativo, não tendo que ser informado ao sujeito passivo.
Certo	estão corretas as afirmações II e IV
Explicação:
O lançamento é um ato administrativo, que representa modo de constituição do crédito tributário. Por esta razão, é possível a existência de obrigação tributária sem crédito, uma vez que pode não ter ocorrido o lançamento. 
A empresa Lincoln Importação e Exportação Ltda. tem por objeto social a importação de equipamentos para a indústria naval. Em relação aos tributos aduaneiros incidentes em cada importação e ao Imposto de Renda pago mensalmente pela empresa, tem-se as seguintes modalidades de lançamento:
Certo	Declaração e homologação
O lançamento é procedimento típico da autoridade administrativa e pode ser de três modalidades: o lançamento de ofício, lançamento por declaração e lançamento por homologação. 
Acerca do Fato Gerador e da Hipótese de Incidência, é correto afirmar, exceto:
Certo	A concretização do Fato Gerador se denomina Hipótese de Incidência.
A ação para cobrança do crédito tributário está sujeita a prazo:
 Certo	prescricional de 5 (cinco) anos, contados da data da sua constituição definitiva.
Explicação:
A prescrição extingue o direito, pertencente ao credor, da ação de cobrança do crédito tributário, também pelo decurso do prazo de 5 anos, contado da data da sua constituição definitiva. 
A decadência extingue o direito; a prescrição tem por objeto a ação.
Considera-se a transação como:
 Certo	O instituto pelo qual, através de concessões mútuas, coloca-se termo aos litígio que culmina com a extinção da relação jurídica tributária.
A transação ocorre quando existe concessões mútuas do credor e do devedor, em que coloca-se termo aos litígio que culmina com a extinção da relação jurídica tributária. 
A Compensação como modalidade extintiva do crédito tributário se dará quando:
Certo	O sujeito passivo for ao mesmo tempo, credor e devedor da Fazenda Pública.
A compensação ocorre quando duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor.
O perdão legal de um crédito tributário já lançado denomina-se:
Certo	remissão
A remissão é uma forma de extinção da obrigação pela qual o credor perdoa a dívida do devedor, não pretendendo mais exigi-la. Dá-se entre dois sujeitos obrigacionais (inter partes), não sendo admitido que um terceiro seja prejudicado pela ação de remissão.
Crédito Tributário é a quantia devida a título de tributo, isto é, o objeto da obrigação jurídica tributária. A obrigação jurídica tributária que já existia, mas é ilíquida e incerta, passa a ser líquida e certa, exigível em data e prazo predeterminado. Tal liquidação é feita:
Certo	pelo lançamento
Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo:
Certo	pelo lançamento
Segundo a legislação tributária as situações do fato gerador podem ser, EXCETO:
Certo	Da Lei.
Decadência é sinônimo de caducidade. Corresponde ao prazo assinalado por lei para exercício de um direito. Na esfera tributária entende-se que esse prazo é de 5 anos e se relaciona:
Certo	à perda do direito de a Fazenda Pública efetuar o lançamento e uma das causas de extinção do crédito tributário
É causa que suspende a exigibilidade do crédito tributário a:
Certo	concessão de liminar em mandado de segurança.
É lançamento por homologação o efetuado pela autoridade administrativa quando
 Certo	a legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa e a esta o de verificar se tal atividade foi regularmente cumprida

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais