Buscar

Senac-EAD UC16 Atividade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Senac-EAD UC16 Atividade 2
Aluna: Cláudia dos Santos da Costa.
Tutora: Letícia S. B.
Atividade
Você deve indicar, no mínimo, três ferramentas da qualidade, descrever o objetivo de cada uma delas e apresentar as melhorias que elas poderão trazer para a empresa.
1ª Ferramenta: Espinha de peixe (Ishikawa)
O diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama espinha de peixe e como diagrama de causa e efeito, é uma representação gráfica que permite estabelecer, após uma análise criteriosa, as causas (problemas que dão início à ocorrência de um problema maior) que levam o efeito a ocorrer. Ele é desenhado para ilustrar claramente as várias causas que afetam um processo por classificação e relação das causas.
Contribuição: O diagrama espinha de peixe pode ser muito útil para identificar as causas raízes dos diversos problemas da empresa, em específico, do índice elevado de devolução dos produtos. Após descoberta as causas principais, será possível criar vertentes para tratá-las e consequentemente aprimorar os processos realizados pela empresa, colaborando assim, para a redução de ocorrências negativas.
2ª Ferramenta: Fluxograma
O fluxograma é uma ferramenta desenvolvida para desenhar o fluxo de processos por meio de formas e pequenos detalhes, utilizando uma simbologia previamente convencionada. As suas aplicações são muitas e o nível de detalhamento e sofisticação da simbologia pode variar em função de seus propósitos e usuários. Atualmente, o fluxograma tem sido utilizado em grande escala para estudo e análise de processos, com o objetivo de registrá-lo, analisar gargalos, limitadores e/ ou pontos de melhoria. Outra vantagem é a possibilidade de se fazer uma análise crítica do fluxo de informações, pois o fluxograma dá uma visão do todo.
Os objetivos principais do fluxograma são: padronização na representação dos procedimentos, maior rapidez na descrição dos métodos, facilitação da leitura e do entendimento, facilitação da localização da informação e identificação dos aspectos mais importantes a serem observados, maior flexibilidade e melhoria do grau de análise realizada pelo gestor.
Contribuição: Através da ferramenta de Fluxograma é possível a elaboração e aplicação de procedimentos padronizados dentro da empresa, bem como organizar processos, fornecer instruções, e outros, a fim de reduzir a incidência de erros e melhorar os resultados da organização a médio, e longo prazo. 
3ª Ferramenta: Folha de verificação
A folha de verificação é uma ferramenta usada para quantificar a frequência com que certos eventos ocorrem em certo período de tempo. É uma ferramenta de uso simples, de fácil compreensão e tem o objetivo de organizar as informações antes de serem classificadas ou colocadas na forma de gráfico. Ela inicia o processo transformando opiniões em fatos. 
Contribuição:
A Folha de Verificação pode ser usada para análises periódicas, trimestrais ou semestrais, com foco no desempenho da equipe e no cumprimento dos procedimentos firmados. Pode ser usada como base para posterior criação de planilhas e amostras de resultados da empresa, tem papel fundamental no acompanhamento dos processos e análise posterior dos dados coletados.
____________________________________________________________________

Continue navegando