Buscar

Estudo Dirigido 1 (1)

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido 1 – Saúde da Criança e do Adolescente 1
1- Faça uma linha histórica com os principais eventos da história da saúde da criança no Brasil.
- (1937 - 1945) O primeiro programa estatal de proteção à maternidade, à infância e à adolescência de que se tem notícia foi instituído durante o Estado Novo. 
- (1950 – 1970) Com o desmembramento do Ministério da Educação e Saúde, foi instituído, em 25 de julho de 1953, o Ministério da Saúde, que incorporou e assumiu as ações até então de responsabilidade do Departamento Nacional da Criança. Com a extinção do Departamento Nacional da Criança, em 1969, foi criada, em 1970, a Coordenação de Proteção Materno Infantil (CPMI)
- (1980 – 1990) o Ministério da Saúde, por meio da DINSAMI, elaborou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança (PAISMC). O objetivo era melhorar as condições de saúde da mulher e da criança, incrementando a cobertura e a capacidade resolutiva da rede pública de ser- viços de saúde. No ano seguinte, o PAISMC deu lugar a dois programas específicos para a saúde da mulher e da criança, que funcionavam de forma integrada: Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança (PAISC). 
- As principais ações relativas ao PAISM e PAISC podem assim ser resumidas: PAISM: assistência pré-natal; prevenção da mortalidade materna; doenças sexualmente transmissíveis; assistência ao parto e puerpério; planejamento familiar; controle do câncer ginecológico e mamário; promoção ao parto normal. à Secretaria de Assistência Médica e tinha como atribuição planejar, orientar, coordenar, controlar, auxiliar fiscalizar as atividades de proteção à maternidade, à infância e à adolescência, conforme Decreto nº 66.623, de 22 de maio de 1970.
-Em 1975, foi criado o Programa Nacional de Saúde Materno-Infantil, cujo propósito era contribuir para a redução da morbidade e da mortalidade da mulher e da criança. - Em 1976, a Coordenação de Proteção Materno-Infantil passou a chamar-se Divisão Nacional de Saúde Materno-Infantil (DINSAMI). Vinculada à Secretaria Nacional de Programas Especiais de Saúde, a DINSAMI se tornou o órgão responsável, no nível central, pela assistência à mulher, à criança e ao adolescente.
ESCOLA DE SAÚDE
CURSO ENFERMAGEM
PRINCIPAIS EVENTOS
2- Quais os principais cuidados no banho do RN?
- Realizar a primeira higiene corporal apenas após 2-6h de vida. Evitar friccionar a pele e não remover todo o vérnix caseoso. Realizar higiene corporal de rotina apenas de duas a três vezes por semana. Realizar a higiene no leito apenas com algodão embebido em água morna, sem sabão, nas primeiras duas semanas de vida
3- Quais os passos para a limpeza do coto umbilical? 
4- Cite três alimentos in natura que podem ser ofertados para um lactente de 6 meses de idade.
5- Qual recomendação é dada pelo “Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos” acerca da inserção de sal na alimentação infantil?
6- Qual recomendação é dada pelo “Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos” acerca da oferta de açúcar na alimentação infantil?
7- Cite passo a passo de como deve ser avaliada a parte da cabeça de uma criança de 4 meses de idade. Considere uma situação sem alterações.
Lançamento da agenda como diretriz para a organização da atenção à criança
Elaboração da Caderneta de Saúde da Criança para crianças até 10 anos e distribuição de 3,5 milhões de cadernetas para todas as crianças nascidas no Brasil, a cada ano, na rede pública e privada
Assinatura de termo de compromisso com as entidades que representam operadoras e pres- tadores de serviços privados para adoção da Caderneta de Saúde da Criança
Estudos de Avaliação do Método Canguru
Regulamentação e primeira edição do Prêmio Fernandes Figueira
Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal
Expansão da Rede de Bancos de Leite Humano
Congresso Internacional de Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno
Seminário Nacional de Urgência Pediátrica
1- Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos. Dê preferência a sabão neutro
2- Molhe o algodão ou a toalha com o álcool 70%
3- Passe por toda a região em volta do umbigo
4- Você pode levantar o coto para limpar por todas as partes
5- Seque o umbigo muito bem
6- Não use faixas, moedas ou qualquer outro objeto sobre o umbigo
1940 
Departamento nacional da Criança
1963 
Ministério da Saúde
1976 
Divisão Nacional de Saúde Materno Infantil
1990 
Coordenação de Saúde Materno- Infantil
1998 
Área Tecnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno
1983 
 Programa de Assistência integral à saúde da Criança
1974 
Programa Nacional de Saúde Materno-Infantil

Continue navegando