Buscar

PTI - Teoria da ADM_Revisada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lucas Melo – Teorias da Administração – Data 11/05/2023.
1. Administração Científica, Clássica e Humanística.
	Ao fazer um breve relato de cada escola Administrativa, veremos como houve a evolução do pensamento administrativo e como que elas ainda nos influenciam. 
	O modelo da escola de Administração Cientifica teve sua origem em 1911 por Frederick Taylor, que por isso, também é conhecida por Taylorismo. De acordo com Idalberto Chiavenato, a preocupação básica da Escola da Administração Científica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional. (CHIAVENATO, 2003), ou seja, o funcionário exerce sua tarefa no menor tempo possível, não precisando conhecer todo o processo produtivo, tampouco o produto final. Assim, havia a divisão técnica do trabalho e padronização das atividades, que se tornaram simples e repetitivas. 
	Por outro lado, a preocupação da Escola Clássica, desenvolvida pelo engenheiro francês Jules Henri Fayol, era “aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas” (CHIAVENATO, 2003, p. 4). Como? Fayol chama a atenção para a estrutura organizacional, para os elementos da Administração, os princípios gerais da Administração e a departamentalização. Esse cuidado com a síntese e com a visão global permitia a melhor maneira de subdividir a empresa sob a centralização de um chefe principal.
	Seguindo na linha do tempo, a Escola de Relações Humanas, desenvolvida por Elton Mayo, foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração de Fayol, isto é, trouxe uma revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham (CHIAVENATO, 2003). Essa escola faz a avaliação de enxergar a empresa como organização social e a psicologia do trabalho. 
	Feito esse apanhado geral, podemos fazer alguns comparativos das organizações dos nossos tempos. As empresas automobilísticas, por exemplo, adotam o modelo de administração científica de Taylor, uma vez que, exercem suas tarefas de forma padronizada, simples e repetitiva, no menor tempo possível e sem o conhecimento de todo o processo. Em contraste, o setor de Telemarketing, por exemplo, houve uma demanda alta de denúncia por assédio moral, autoritarismo por parte das chefias, exploração e cumprimento de escala abusivas afrontando a dignidade do funcionário se distanciando do aspecto a escola humanística. Em contrapartida, há exemplo de instituições que prezam e zelam pela qualidade de vida dos seus colaboradores, tal como a Natura, Google, Magazine Luiza que primam pela boa convivência e pelos aspectos psicológicos e emocionais de todos.
2. Bibliografia
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4 Ed. - São Paulo: Makron Books, 2003.

Outros materiais