Buscar

Correção da Avaliação- FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Correção da Avaliação: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
Nota Máxima: 10,00
Nota Apurada: 9,00
1ª Tentativa
Quantidade de Questões: 10
Parte superior do formulário
1ª) Ao considerar que o Ensino Médio Profissionalizante prepara um estudante para entender as relações sociais do sistema capitalista e que tenha "ferramentas" intelectuais para desenvolver as aptidões para a vida produtiva. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) a preparação para o trabalho não é preparação para o emprego, mas a formação omnilateral (em todos os aspectos) para compreensão do mundo do trabalho e inserção crítica e atuante na sociedade, inclusive nas atividades produtivas, em um mundo em rápida transformação científica e tecnológica. ( ) O ideal é dar aos alunos criticidade suficiente para entender o sistema produtivo e, a partir disso, discutir as relações sociais geradas por ele. ( ) O Ensino Técnico deve ter o sentido abreviado de competências para o mercado de trabalho e destacar a fragmentação do conhecimento técnico. A sequência correta é:
a) V – V – V
b) F – F – F
c) V – F – V
d) F – V – V
e) V – V - F
2ª) O termo Educação em Tempo Integral ou Escola de Tempo Integral diz respeito àquelas escolas e secretarias de educação que ampliaram a jornada escolar dos estudantes, trazendo ou não, nova disciplinas para o currículo escolar. Em relação ao currículo das escolas em tempo integral marque a alternativa correta:
a) Todos os alunos atendidos cursam as mesmas disciplinas e oficinas no contra turno escolar.
b) O currículo é o mesmo oferecido em quatro horas, mas com tempo maior em cada disciplina
c) Todos os alunos atendidos cursam as diferentes disciplinas e oficinas no contra turno escolar.
d) O currículo é diferente do comum, todas as disciplinas são tecnológicas.
e) Não há um currículo específico para as escolas de tempo integral.
3ª) Adaptar o currículo escolar sem ocorrer no processo de exclusão é um exercício complexo, que antes de tudo precisa de vontade. Um currículo multiculturalista atenderia a necessidade das misturas de culturas em uma mesma localidade. Mas para tal, é preciso entendimento de sua necessidade. Sabemos que a diversidade cultural é um tema complicado e precisa ser compartilhado pela comunidade acadêmica. Analise
as asserções a seguir: I. A interculturalidade orienta processos que têm por base o reconhecimento do direito à diversidade e a luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social. A interculturalidade promove relações dialógicas e igualitárias entre pessoas e grupos que pertencem a universos culturais diferentes, trabalhando os conflitos inerentes a essa realidade. III. A interculturalidade reconhece e assume os conflitos, procurando as estratégias mais adequadas para enfrentá-los.
Estão corretas as asserções:
a) Somente a I
b) Somente a II
c) Somente a I e II
d) Somente a I e III
e) I, II e III
4ª) Modalidade de ensino é um tipo de oferta do Ensino Básico distinto do regular para atender alunos com diversas necessidades. A LDB, ao valorizar as
modalidades, contribui para a diversidade. Elas podem ser ofertadas em todos os níveis de ensino, inclusive no Ensino Superior. Assinale a alternativa que contempla as Modalidades de Ensino apontadas na LDB.
a) Educação Escolar Indígena, Educação Especial.
b) Educação de Jovens e Adultos e Educação Física
c) Educação do Campo e Educação Infantil
d) Educação Profissional e Educação Física
e) Educação Infantil e de Jovens e Adultos
5ª) Sobre a educação profissional, na condição de modalidade de ensino, é correto afirmar:
a) Todos podem cursar a Educação Profissional, mesmo não tendo concluído nenhuma etapa ou nível de ensino, bastando para tanto ter a indicação de uma instituição empregadora.
b) A Educação Profissional deve ser integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, e deve conduzir ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.
c) A Educação Profissional, como etapa de ensino voltada à preparação para o trabalho, pode ser cursada em qualquer idade, basta ser alfabetizado.
d) A Educação Profissional é dever e responsabilidade do mercado de trabalho, pois o desenvolvimento vocacional do aluno deve ser dirigido para o perfil do mundo do trabalho constituído na sua região ou localidade.
e) A Educação Profissional congrega uma formação ampla e, nessa medida, deve ser dirigida para campos amplos da ciência e da tecnologia, sem vinculação imediata com o mundo do trabalho, desenvolvendo competências gerais.
6ª) O sistema educacional no Brasil é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A LDB (9.394/96) também estrutura a educação por etapas e modalidades de ensino. As etapas são: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. E as modalidades de ensino são: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Educação Especial. Acerca das modalidades de educação e ensino na atualidade, assinale a alternativa correta:
a) A educação profissional deve ser integrada ao ensino Médio.
b) As escolas técnicas e profissionais oferecem, exclusivamente, cursos regulares de capacitação, de acordo com o nível de escolaridade dos alunos.
c) De acordo com a LDB, só podem participar de exames supletivos para conclusão do ensino Médio jovens maiores de 15 anos de idade.
d) Os estados e municípios devem assegurar aos educandos com necessidades especiais currículos, métodos e técnicas específicos para atender às suas necessidades.
e) Entende-se por educação especial aquela oferecida exclusivamente nos serviços de apoio a crianças deficientes
7ª) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em vigor desde dezembro de 1996, trata da educação como "processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais." Acerca dessa lei que estabelece as diretrizes e bases da educação desenvolvida no
Brasil pode-se afirmar: (I) São alguns dos princípios que norteiam/orientam o ensino no Brasil: - Igualdade de condições para acesso e permanência na escola. - Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. - Garantia de padrão de qualidade. - Valorização da experiência extraescolar. - Gestão democrática do ensino público. (II) A educação escolar compõe-se de Educação Básica e Educação Superior.
(III) O Ensino Médio é considerado etapa final da Educação Básica. (IV) Prevê a integração da Educação Profissional às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia. (V) A Educação Básica é organizada, prioritariamente, em séries anuais.
Estão corretas as asserções:
a) Somente a I, II, III, IV e V
b) Somente a I, II, III e IV
c) Somente a I, III, IV e V
d) Somente a I, II, IV e V
e) Somente a I, II, III, e V
8ª) As diretrizes apresentadas no artigo 27 da LDB são: a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática; consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; orientação para o trabalho; promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais. Analise as asserções a seguir:
I. A promoção do desporto educacional tem cunho de inclusão
II. Abertura para o desporto educacional busca espaços para a prática da valorização da diversidade.
III. A promoção do desporto educacional não deve estar voltada para a diversidade. Estão corretas as asserções:
a) Somente a I
b) Somente a II
c) Somente a III
d) Somente a I e II
e) Somente a I e III
9ª) (Enade, 2005) Ser professor significa desenvolver atividades pedagógicas e projetos político-pedagógicos, questionar a própria prática e refletir sobre o fazer profissional. Na proposta de formação do professor-pesquisador entende-se que o docente deve:
a) Vivenciar a atividade de pesquisa em disciplinas teóricas.
b) Modificar regularmente seus pressupostos teóricos.
c) Organizar a sua ação a partir da articulação prática-teoria-prática.
d) Trabalhar a teoria como um suporte complementar cuja finalidade é a prática.
e) Condicionar sua prática no sentido de observar e alterar seu fazer pedagógico.
10ª) A Lei no. 13.415 de 2007 determina a carga horária mínima anual, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver. Qual é a carga horária determinada?
a) Será de duzentas horas para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, distribuídas por um mínimo de oitocentos dias de efetivo trabalho escolar.
b) Será de oitocentas horas para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.
c) Será de oitocentas horas para o Ensino Fundamental e novecentas para o Ensino Médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.
d) Será de novecentas horas para o Ensino Fundamental e para o oitocentas e Ensino Médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.
e) Será de oito horas para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.
Parte inferior do formulário

Continue navegando