Buscar

1 Conceito de Direito Internacional Privado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

12.09.23 – Profª. Ana Paula Inácio – Direito Internacional Privado
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
Conceito: é a disciplina jurídica, baseada num método e numa técnica de aplicação do direito que visa solucionar o conflito de leis estrangeiras no espaço. Conjunto de princípios e regras de Direito Público. Expressão exterior do direito interno estatal.
Ele só vai agir quando acontece um conflito entre um país (A) e outro (B). O DIPr vai indicar a norma que será melhor para atender esse conflito.
- Ele só acontece entre duas nações soberanas.
Ele não é um super direito, ele não está acima, por exemplo, da Constituição.
Ex.: um francês se casou com uma brasileira e lá teve um filho. A brasileira disse que iria passar férias com o filho no Brasil e nunca mais voltou. O francês entrou em contato com a embaixada do Brasil, porque ele tem direito ao filho dele (disputa de guarda) – vai ser analisado o princípio do melhor interesse da criança.
É uma solução democrática que respeita a autonomia das nações.
Conflitos econômicos.
Por meio do DIPr não resolve propriamente a questão, suas normas são apenas indicativas e indiretas. No caso da criança, o DIPr vai dizer apenas se será utilizado o direito francês ou brasileiro. Não são as normas de DIPr. que vão resolver propriamente as questões, vão apenas indicar a norma correta. Ela não designa direito, nem deveres, somente indica o ordenamento jurídico correto.
Conhecido como “Super direito”
- Tem natureza semelhante ao Direito Processual, no sentido de não de resolver propriamente a questão, serve apenas de instrumento para que se chegue à norma material correta, por esse motivo também que é considerado Direito Público.
“ELEMENTO ESTRANGEIRO”: a questão está conectada a mais de uma ordem jurídica (nações diferentes), isto é, esse elemento se trata do próprio conflito instalado. Somente quando houver esse elemento estrangeiro é que será aplicado o DIPr.
CONFLITOS INTERESTADUAIS: conflito entre os Estados de PE e PB, por exemplo, não se destinar ao DIPr.
19.09.2023
Exemplo de Direito Internacional Privado: Tiago Brenan | caso de Serra Talhada;
NORMAS DIRETAS OU INDIRETAS
Norma direta: soluciona de plano o caso jurídico – ex.: dispositivo que estabelece a menoridade civil – art. 5º, CC.
Art. 5 o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.
Norma indireta (indicativas): não respondem à indagação colocada, apenas indica qual norma responderá. Nem sempre vai indicar ordenamento brasileiro. – Art. 7º, LINDB.
Art. 7o  A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.
“Lex fori”: Lei nacional
“Lex causae”: Lei estranha
Não se trata de excluir ou violar a Soberania de qualquer Estado, apenas define qual das ordens resolverá materialmente a questão.
CONFLITOS DAS NORMAS DE DIPR NO ESPAÇO
• Robinho foi condenado na Espanha – a Espanha pediu para que ele cumprisse a pena no Brasil, apesar dele ter sido condenado na Espanha.

Continue navegando