Buscar

ÓRGÃOS DO SENTIDO

Prévia do material em texto

ÓRGÃOS DOS SENTIDOS
Olhos: Órgãos de visão, recebe estímulos de luz do meio ambiente, onde registra e converte este sinal elétrico, transportando-o para o encéfalo.
· Estruturas:
· Bulbo ocular
· Anexos oculares
· Nervos ópticos
1) Bulbo ocular: Localizado em uma cavidade formada pelo arco zigomático e o osso frontal do crânio, medial aos ossos nasais. Coberto pelas pálpebras (bléferas) e pela 3ª palpebra (membrana nictitante). O globo ocular é fixado por músculos lisos, inervados pelo SNA simpático.
O interior do bulbo ocular se divide em 3 câmaras:
· Câmara anterior
· Câmara posterior
· Câmara vítrea
O bulbo ocular apresenta 3 camadas:
· Túnica fibrosa do bulbo: Esclera (capa externa, fibrosa, branca e rígida que envolve o olho, e continua com a córnea. É a estrutura que dá forma ao globo ocular) e Córnea (é a primeira estrutura do olho que a luz atinge. A córnea se constitui de cinco camadas de tecido transparente e resistente. A camada mais externa, possui uma capacidade regenerativa. As outras quatro camadas proporcionam uma rigidez e protegem o olho. A córnea é avascular e possui muitas fibras nervosas mielinizadas).
· Túnica vascular do bulbo: Vasos sanguíneos, músculos lisos, coroíde (densa rede de vasos. Possui o tapete lúcido com bastões cristalinos: coloração), Corpo ciliar (é um espessamento da túnica vascular entre a coroide e a íris, possui fibras que sustentam o cristalino) e íris (separa o espaço entre a córnea e a lente em uma câmara anterior e uma câmara posterior do olho, os quais se comunicam por meio da pupila).
Na face anterior da íris encontramos o estroma, composto de delicadas fibras colágenas com vasos sanguíneos, fibras musculares lisas (m. esfíncter e m. dilatador da pupila), células pigmentadas e fibras nervosas.
· Túnica interna do bulbo: Retina (é a membrana que preenche a parede interna em volta do olho, que recebe a luz focalizada pelo cristalino. Contém fotorreceptores - bastonetes preto/branco e cones/coloridas) que transformam a luz em impulsos elétricos, que o cérebro pode interpretar como imagem.
· Anexos oculares:
· Músculos oculares
· Pálpebra
· Aparelho lacrimal
a) Músculos oculares: Músculos reto (dorsal, ventral e medial), Músculos oblíquos (dorsal e ventral) e Músculo retrator do bulbo ocular).
b) Pálpebras: São pregas músculo fibrosas que podem cobrir a face anterior do bulbo do olho para bloquear luminosidade, proteger a córnea e ajuda a manter a córnea úmida.
c) Aparelho lacrimal: A glândula lacrimal está localizada dorso lateralmente entre o bulbo do olho e a órbita. Sua função é a lubrificação, remoção de impurezas e bactérias.
A drenagem desta secreção lacrimal se inicia com os pontos lacrimais - ductos lacrimonasal.
· Inervação do olho: O olho e seus anexos são inervados pelos nervos cranianos.
· N. ópticos
· N. oculomotor
· N. troclear
· N. trigêmeo
· N. abducente
· N. facial
Orelha: É um órgão vestibulococlear, inclui os órgãos do equilíbrio e da audição. Os receptores de ambas fazem parte da orelha interna, na qual situa no osso temporal. Os estímulos mecânicos produzidos por ondas sonoras transformam-se em impulsos nervosos na cóclea.
A orelha se divide em:
· Orelha externa (1)
· Orelha média (2)
· Orelha interna (3)
1) É formada de cartilagem em formato de funil, revestida de pele e grande quantidade de pêlos móveis, direciona e transmite ondas sonoras para a orelha média.
Consiste em:
· Aurícula (pina): sua mobilidade é devido aos músculos auriculares para localizar e coletar sons. Estes músculos emergem da cartilagem escutiforme, formando várias camadas de tiras, que se dispõe ao redor do pavilhão auricular. Os músculos auriculares são inervados por ramos do N. facial. Pavilhão auricular na face côncava apresenta pêlos finos e esparsos, com exceção de alguns pêlos tragos que protegem a entrada para o meato acústico externo. A face convexa é recoberta pelo pêlo normal.
· Meato acústico externo: tem origem na região onde a parte ondulada da cartilagem auricular se estreita e termina no tímpano. Apresenta parte cartilaginosa distal e uma parte óssea proximal. É revestida por glândulas sebáceas e oruminosas.
2) Está inserida no osso temporal. É revestida por uma mucosa delgada que se comunica com a nasofaringe por meio de tubas auditivas. Consiste em:
· Membrana timpânica: É uma parede delgada que separa o lúmen do meato acústico externo da cavidade timpânica.
· Ossículos auditivos: A transmissão de ondas sonoras pela cavidade timpânica é medida pela vibração dos 3 ossículos auditivos - MARTELO, BIGORNA E ESTRIBO.
· Tuba auditiva: também conhecida como trompa de eustáquio conecta a cavidade timpânica com a nasofaringe. Sua função é equalizar a pressão atmosférica nos 2 lados da membrana timpânica, abrindo-se temporariamente durante o bocejo ou deglutição.
3) É formada pelo labirinto membranáceo, que consiste em uma série de camadas e ductos membranosos preenchidos com endolinfa. Se divide em:
· Labirinto vestibular
· Labirinto coclear
· Ducto da união

Continue navegando