Buscar

Compressores Amanda Dantas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 - Refrigeração de ar condicionado
Aluna - Amanda Dantas
Os compressores são responsáveis por criar o fluxo do fluido refrigerante pelos diferentes componentes do sistema de refrigeração. No processo, esses equipamentos recebem o fluido em forma de vapor em baixa temperatura e pressão e o comprime. 
Atualmente existem três tipo de classificação de compressores que são:
· Compressores herméticos: possuem motor acoplado e não permitem acesso para realizar manutenção.Qualquer problema que por ventura venha a acontecer com o compressor, mesmo os mais simples, exige a troca. São compressores para aplicações de pequeno e médio porte e geralmente mais baratos que os demais tipos construtivos.
· Compressores semi-herméticos: os motores também são acoplados, porém há acesso para a realização de manutenção. Esse tipo possui maior robustez e tamanho e é utilizado, principalmente, por indústrias. Além disso, são compressores que atendem uma gama maior de aplicações, desde pequenas e médias até grandes aplicações.
· Compressores aberto: Esse modelo se caracteriza pelo motor não ser acoplado ao equipamento, e sua transmissão pode ocorrer por eixo ou correia e polia. É comum encontrar esse tipo de compressor quando se utiliza a amônia como fluido refrigerante. Como a amônia reage com o cobre e o motor é feito em grande parte desse material, ele necessita ficar fora de contato com esse fluido.
Os tipos mais conhecidos são:
· Alternativo: é composto por um ou mais cilindros com pistões acionados por um motor. O ar é aspirado para o cilindro e comprimido, numa ou mais fases, à pressão de trabalho. Após a compressão, o ar comprimido passa através do arrefecedor final e continua para o reservatório de ar.
· Centrífugo: é um equipamento pneumático muito utilizado em vários segmentos industriais. Sua principal função é fornecer o suprimento de ar comprimido suficiente às atividades das indústrias, de acordo com a pressão e vazão necessárias.
· Parafuso: possui dois rotores em forma de parafuso, que são interligados e giram em sentido contrário, é muito utilizado na refrigeração comercial.
· Rotativo: possui um rotor excêntrico que gira dentro de um cilindro. É o mais silencioso e econômico do mercado e é o mais usado em equipamentos de grande porte.
· Scroll: Dispõe de duas partes separadas e em formato espiral. Uma delas fica fixa e a outra gira contra ela inversamente, também muito utilizada em equipamentos de ar condicionado de grande porte.

Outros materiais