Buscar

Instrumentação em Higiene Ocupacional Atividade de Pesquisa 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTRUMENTAÇÃO EM 
HIGIENE OCUPACIONAL
Aluno (a): 
Data: 
Atividade de Pesquisa 02
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Cite efeito à saúde pela exposição ao frio.
O estresse que é um conjunto de reações orgÂnicas a fatores de ordens diversas capazes de perturbas o equilibrio do organismo. O frio é um dos agentes físicos capazes de organizar estresse ao organismo humano.
2) Quais os principais sintomas em uma atividade laboral com a presença do risco físico frio? 
ULCERAÇÕES ocorrem quando a temperatura do tecido cai abaixo do ponto de congelamento e resulta em danoso tecido os sintomas incluem as mudanças de cor de pele para o branco ou o amarelo acinzentado, surgimento de dores e, posteriormente bolhas.
FROSTBITE corresponde a lesões que atingem predominantemente as extremidades, devido a intença vasoconstrição periférica e a deposicão de microcristais nos tecidos quando a região exposta entra em contato com temperaturas abaixo de –2 ºC
FENOMENO DE RAYMAUD é um dano causado pelo frio, mas pode estar associado a outras patologias como esclerose sistÊmica.
PÉ DE IMERSÃO ocorre em trabalhadores com os pés expostos á agua fria ou ambientes úmidos, sem a proteção adequada, por longos períodos.
3) Como ocorre o tipo de avaliação ambiental nos ambientes ocupacionais com frio?
A temperatura do ar é medida com um termomêtro de bulbo seco comum em graus célsius com graduação negativa suficiente para a temperatura utilizada (preferencialmente –50ºC), a velocidade do vento deve ser medida por meio de anemômetros, que devem medir na escala de quilometro por hora (km/h). A atividade física não é fácil de ser medida pois é medida pelo calor produzido pelo corpo (taxa metabólica) o local de trabalho deve ser monitorado da seguinte forma:
· todo local de trabalho com temperatura inferior a 16ºC deverá dispor de termomêtro adequado para permitir total cumprimento dos limites estabelecidos;
· sempre que a temperatura do ar de local de trabalho cair abaixo de –1ºC a temperatura deve ser medida e registrada a cada quatro horas.
· Sempre que a velocidade do vento exceder a 2m/s em ambientes fechados, deve ser medida e registrada a cada quatro horas.
· Em situações de trabalho a céu aberto, a velocidade do vento deve ser medida e registrada juntamente á temperatura do ar quando está inferior a –1ºC 
· Em todas as situações que forem necessárias, a medição de movimentação do ar e a temperatura equivalente de resfriamento (TER) devem ser obtidas por meio da tabela 3, e registrada com outros dados sempre que a resultante for inferior a –7ºC
4) Quais as principais recomendações de trabalho no frio?
· evitar o trabalho solitário em ambientes frios.o trabalhador deve estar em constante observação ou trabalhar em duplas.
· Evitar sobrecarga de trabalho de forma a evitar sudorese intensa que possa causar umedecimento da vestimenta.
· Devem ser oferecidas bebidas doces e sopas quentes no ambiente de trabalho para aumentar as calorias e o volume de líquidos.
· Quando o trabalho é intenso, a parte externa da roupa deve ser de material repelente a água, devendo ser trocada sempre que se molhe.
· Quando o travalho é realizado em ambientes frios e com temperaturas normais ou quentes, antes de entrar ao ambiente frio o trabalhador deve se certificar de que sua roupa não esteja molhada.
· Os trabalhadores deverão trocar de meias ou palmilhas removivéis sempre que as mesmas estiverem umedecidas.
· Evitar o umedecimento de partes do corpo ou vestimentas com gasolina, álcool e outros solventes devido ao risco adicional de danos pelo frio em extremidades.
· Não exigir trabalho integral de recém-contratados em ambientes frios. Isto deve ser feito aos poucos até que haja a ambientação com as condições de trabalho e das vestimentas;
5) Como ocorre o processo de avaliação ambiental das vibrações?
A avaliação é QUANTITATIVA, utilizando o transdutor piezoelétrico para medição de aceleração absoluta. O laudo técnico deve constar com pelo menos:
· o critério adotado;
· o instrumental utilizado;
· a metodologia de avaliação;
· a descrição das condições de trabalho e o tempo de exposição as vibrações;
· o resultado da avaliação quantitativa
· as medidas para eliminação e/ou neutralização da insalubridade, quando houver.
De uma forma geral, a vibração deve ser captada na superfície estrututal que suporta o corpo humano, o mais próximo possivel do ponto que atinge a pessoa exposta á vibração.
Preferencialmente a vubração deve ser medida nas três direções ortogonais. A vibração pode ser caracterizada pelo deslocamento, velocidade ou aceleração, ou ainda, em decibéis; no entanto, a aceleração tem sido extensivamente ultilizada como unidade em vibrações.
6) Quais os principais sintomas das vibrações no organismo?
As vibrações afetam diferentes regiões do organismo, dependendo da aceleração e do comprimento de onde as operações e atividades que geram vibrações podem afetar a saúde do trabalhador, causando diversas soenças: alterações neurovasculares nas mãos, problemas nas articulaçoes das mãos e braços, osteoporose, (perda de substância óssea), lesões na coluna vertebral, dores lombares, etc..
7) Quais os tipos de radiações apresentados no texto da aula 4?
RADIAÇÃO IONIZANTE 
RAIOS ALFA : partículas alfa: esse tipo de radiação esta associada á emissão de átomos de hélio em função de sua massa atômica, pequeno poder de penetração e grande poder de ionização, ou seja, perda de sua energia.
RAIOS BETA : partículas beta : radiação beta é o termo para descrever elétrons de origem nuclear, carregados negativamente (e-) ou positivamente (e+) partículas beta são uma espécie de elétrons emitidos pelos núcleos radioativos, considerando, ainda que a emissão radioativa venha acompanhada de uma partícula ainda menor, o neutrino, e eletromagnéticas.
RAIOS X E RAIOS GAMA : são fótons de altíssima energia, e, portanto, de frequência elevada as emissões gama são oriundas do clima instável, apresentando energias maiores que as dos raios x. Características fisícas: são ondas elétromagnéticas, ou fótons, e não possuem massa e nem carga, as diferenças entre os raios x e os raios gama está na sua origem, enquanto os raios x são originados por movimento de elétrons entre orbitais, os raios gama tem origem no núcleo do átomo.
RADIAÇÃO DE NÊUTRONS (N) : essas partículas são um subproduto de muitas reações nucleares, como, por exemplo a fissão do urânio 235 (quebra do núcleo do átomo de urânio).
RADIAÇÃO NÃO-IONIZANTE : São de natureza eletromecânica, tendo exemplo nas radiações derivadas:
A ULTRAVIOLETA; é radiação invísivel produzida naturalmente pelo sol;
A RADIAÇÃO INFRAVERMELHA (IV( ; a radiação IV é emitida por corpos quentes, por exmplo altos fornos e maçaricos a gás seu efeito primário é o aquecimento dos tecidos superficiais.
RADIAÇÃO LASER: o nome laser é uma sigla para “light amplification by stimulated emission of radiation” (amplificação da luz por emisão estimulada de radiação)
RADIAÇÃO DE MICRO-ONDAS : as micro-ondas são produzidas por vibração molecular e corpos ólidos e normalmente são descritas pela frequência de ondas geradas os exemplos das fontes de energia micro-ondas são antenas transmissoras e aplicações médicas.
8) Quais os principais efeitos biológicos da Radiação Ionizante?
A exposição do tecido vivo a radiação ionizante resulta em danos as células componentes.
Tais danos por radiação podem ser útil para humanidade (assim como no tratamento de câncer sob condições controladas cuidadosamente), mas sob a maioria das condições deve ser evitado o máximo possível.
Os possíveis efeitos são:
AGUDOS – eritemia, alteração sanguínea, esterilidade e morte
CRÔNICOS – câncer e defeitos hereditários.
9) Como é feita aavaliação ambiental dos agentes biológicos?
Este é um risco identificado apenas de forma qualitativa e por este motivo não há uma técnica para monitorá-lo no ambiente de trabalho. Porém, a saúde do trabalhador exposto pode ser monitorada por meio de exames ocupacionais e assim pode-se identificar a necessidade de tratamento, além da aplicação de medidas preventivas, como a vacinação.
Algumas situações que expõem os trabalhadores a riscos biológicos são descritas no anexo 14 da NR-15 , quais sejam: trabalhos envolvendo exumação de corpos, trabalho envolvendo ccoleta e industrialização de lixo urbano, atividades que exponham os trabalhadores ao contato com pacientes portadores de doenças infectocontagiosas, entre outras. O anexo também trata do adicional de insalubridade, mas não é exaustivo para fins de prevenção.
Como exemplos que não estão listados no anexo, mas que podem expor o trabalhador algum risco biológico, estão as atividades realizadas na construção civíl e na higienização.
10) Comente a respeito da legislação do Ministério do Trabalho e Emprego que fala sobre os agentes biológicos.
A NR-15 anexo 14, que trata de agentes biológicos relaciona apenas as atividades, e não, especificamente os agentes, e utiliza o seguinte termo nos dois grupos: “trabalho ou operações, em contato permanente com ...” então relaciona as atividades de cada grupo.
11) Defina através do método dos efeitos combinados, a dose diária de exposição do trabalhador exposto a diferentes níveis de pressão sonora nos seguintes termos: Exposição de 92 dB(A) durantes 1,7h; 78 dB(A) durante 0,3h, 102 dB(A) durante 2h; 88 dB(A) durante 1,5 h; 81 dB(A) durante 1,5h e por fim 93 d(A) durante 1h.
Cn = (c1/T1 +C2/T2 C3/T3+ ... + CN/TN X100 (%)
CN =102/180 +18/480 +120/45 +90/300 + 90/480 +60/160
CN = 0,566 0,0375 +2,666 + 0,3 + 0,1815 +0,375
CN= 4,132 de dose diária.
12) Defina o limite de tolerância para ruído dos seguintes tempos de exposição:
a) 8h = 85db (A)
b) 6h =87DB (A)
c) 7,5h = 85DB (A)
d) 12h = 82DB (A)
Atividade de Pesquisa 02: Instrumentação em Higiene Ocupacional

Mais conteúdos dessa disciplina