Buscar

Desafio 17

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio 17
A atuação do educador não está restrita apenas aos muros da escola. Os processos educativos podem ocorrer em quaisquer lugares e situações. No entanto, há uma crescente relação conflitiva acerca dos valores que se aprende em contextos informais de educação em relação aos aprendizados formais, instituídos pela escola. É importante ressaltar que a educação ofertada pelas escolas é instituída e fiscalizada por órgãos nacionais de regulamentação da educação. Diferente disso, os espaços educativos informais não passam por fiscalização, em sua maioria, permitindo que se construa uma educação, muitas vezes, equivocada, que destoa dos valores humanos e sociais.
Com base nessas colocações, seu desafio é indicar uma situação atual em que fica clara essa relação de conflito entre o que se ensina em espaços formais de educação e o que se ensina em espaços educativos informais. Justifique sua escolha e aponte o que é necessário para resolver tal conflito.
Quando a educação dada pela família destoa dos valores humanos defendidos e ensinados pela escola e postos na lei; por exemplo, quando a criança desrespeita um coleguinha, a escola procura mostrar que, para todo erro, há consequências, seja o castigo, o pedido de desculpas em público etc. Se nessa mesma situação, a família disser que não há consequências, rechaçar o diálogo e ensinar o desrespeito e a violência, instaura-se a situação de conflito de aprendizados. Nesse tipo de situação conflituosa, fica clara a necessidade de alinhamento de diálogos de educação formal e informal, uma vez que a criança que não constrói a consciência acerca de limites; também não aprenderá a obedecer a lei que rege o país; quando adulta, não aprenderá a viver em sociedade, a partilhar espaços e valores etc. Em casos extremos, cabe até a intervenção do Poder Público, em relação à educação destoante dada pela família, muitas vezes, por meio de Conselhos Tutelares e denúncias em face do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei 8.069/90.
Eu escolhi essa situação por serem cada vez mais presentes em nossas vidas, demonstrando a latente necessidade de um alinhamento de discursos formais e informais de educação. No entanto, quando não há tal alinhamento, na maior parte das vezes, será necessária intervenção judicial.

Outros materiais