Buscar

PLANO DE AULA Conhecendo a música indígena

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

11 LIVROS PARA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA
1. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil, de Graça Graúna (Mazza Edições)
A obra mostra como a história e a memória indígenas foram se preservando ao longo dos anos por meio de suas narrativas. “O livro apresenta conceitos e elementos qu compõem a literatura indígena, além de discutir questões identitárias, a diáspora indígena e a contação de histórias”, explica Thiél. A autora Graça Graúna é descendente de potiguaras e coordenou o Projeto de Especialização para Formação de Professores Indígenas no Estado de Pernambuco.
2. O Karaíba: uma história do pré-Brasil, de Daniel Munduruku (Editora Melhoramentos)
O livro de ficção narra, a partir da visão do indígena, como era a vida dos povos originários antes da chegada dos portugueses. “No romance, Daniel Munduruku constrói a história de povos que vivem em uma terra ainda não chamada Brasil e apresenta os costumes e crenças indígenas antes da colonização”, conta Thiél. “Embora seja considerado um livro infanto-juvenil, é uma leitura um pouco mais longa, que exige uma certa experiência anterior e maturidade histórica para absorver a obra”, completa Ytanajé.
3. Cantos da Floresta: iniciação ao universo musical indígena, de Berenice de Almeida e Magda Pucci (Editora Peirópolis)
O livro traz informações sobre a cultura musical das comunidades Guarani, Kaingang, Paiter Surui, Ikolen Gavião, Yudjá, Kambeba, Krenak, Xavante e povos do Rio Negro. A obra vem com CD e propostas didáticas para professores e educadores musicais, como jogos, brincadeiras, escutas sensibilizadoras e dinâmicas. “Este livro enfatiza a diversidade dos povos indígenas, seus costumes, tradições e musicalidade”, diz Thiél.
4. Pele silenciosa, pele sonora: a literatura indígena em destaque, de Janice Cristine Thiél (Autêntica - Coleção Práticas Docentes)
A obra é bibliografia básica para a formação continuada de professores do Ensino Médio que pretendem incentivar a leitura de obras indígenas brasileiras e das Américas. “Apresento as especificidades da literatura indígena e proponho atividades para a inserção de obras indígenas na sala de aula”, destaca a autora Janice Thiél.
5. Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak (Companhia das Letras)
Ailton Krenak é um dos pensadores indígenas mais reconhecidos da atualidade. A obra é uma adaptação de duas conferências e uma entrevista realizadas entre 2017 e 2019 e condensadas em 64 páginas. “O livro é um chamado de que, se não cuidarmos da mãe natureza, sucumbiremos. É ideologia indígena em seu estado bruto”, ressalta Ytanajé. A obra foi finalista do Prêmio Jabuti de 2020 na categoria Ciências Humanas.
6. Antes o mundo não existia: mitologia dos antigos Desana-Kêhíripõrã, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Panlõn Kumu (Editora Dantes)
Lançado na década de 1960, foi o primeiro livro escrito por indígenas. A obra é uma coletânea de narrativas míticas do povo Desana, composto por 15 subgrupos indígenas da região do rio Negro, no noroeste da Amazônia. “Este livro é uma raridade, difícil de ser encontrado, mas, na minha opinião, deveria ser parte do currículo de formação de professores no Brasil”, diz Ytanajé. O prefácio é da antropóloga Berta Ribeiro.
7. A terra dos mil povos: história indígena do Brasil contada por um índio, de Kaká Werá Jecupé (Editora Peirópolis)
Kaka Werá Jecupé, indígena da etnia Txucarramãe, escreve, fiel à oralidade, histórias de seus ancestrais contadas por seus pais, avós e bisavós. “O livro pode ser considerado infanto-juvenil no sentido de compreensão das histórias, mas eu sugiro a leitura aos professores para que possam entender as tradições desse povo”, recomenda Ytanajé. 
8. Canumã: A travessia, de Ytanajé Coelho Cardoso (Editora Valer)
“Vou indicar o meu livro porque somos muito carentes de obras de ficção para adultos escritas por indígenas” diz o autor. A obra, que nasceu de pesquisas realizadas por Ytanajé quando cursava a graduação, fala sobre o papel dos anciãos, a ameaça do desaparecimento da língua Munduruku e a vida na comunidade. É o primeiro livro de Ytanajé que, além de professor, é doutorando em literatura.
9. Os índios antes do Brasil, de Carlos Fausto (Editora Zahar)
O livro problematiza informações arqueológicas e de etnográficas sobre povos indígenas já consolidadas pela academia. “É um livro acessível, que evidencia a diversidade dos povos antes da colonização e leva o leitor a entender como o processo colonial foi dramático para esses povos”, explica Gallois.
10. Peixes e pesca: conhecimentos e práticas entre os povos indígenas do Baixo Oiapoque, Amapá, das organizadoras: Pauline Laval e Lux Vidal (Iepé)
A obra, premiada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2020, é resultado de uma pesquisa coletiva sobre a prática e a importância da pesca para alguns povos indígenas amazônicos. “Além de evidenciar sofisticados conhecimentos sobre a pesca, a leitura é acessível e muito instigadora para dirimir preconceitos sobre saberes locais”, afirma Gallois.
11. ABC dos povos indígenas, de Marina Kahn (Editora SM)
O livro traz informações breves sobre 234 povos indígenas, falantes de 180 línguas distintas, e apresenta suas técnicas de pintura corporal, tipos de festas e cerimônias, ritos de passagem, tecnologias e as diferentes formas de relacionamento com a natureza. “Bom livro de divulgação, que evidencia a diversidade cultural indígena para ajudar professores do Ensino Fundamental”, diz Gallois.
Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/20258/11-livros-para-ampliar-os-conhecimentos-e-trabalhar-com-a-tematica-indigena-na-sala-de-aula

Continue navegando

Outros materiais