Buscar

ANATO - NEURO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HIPÓFISE E HIPOTÁLAMO
1. HIPOTÁLAMO
O hipotálamo consiste em apenas 4 cm3 de tecido nervoso.
Contém os sistemas integradores que, através dos sistemas efetores autônomo e endócrino, controlam o equilíbrio de líquidos e de eletrólitos, a ingestão de alimentos e o equilíbrio de energia, a reprodução, a termorregulação, as respostas imunológicas e muitas respostas emocionais.
2.1 Localização e relações:
Ele encontra-se abaixo do tálamo e anterior à parte tegmental do subtálamo e ao tegmento mesencefálico. Lateralmente, é delimitado pela parte anterior do subtálamo, pela cápsula interna e pelo trato óptico.
2. HIPÓFISE (ou pituitária)
A glândula hipófise é uma estrutura ovoide, de tonalidade vermelho-acinzentada, com cerca de 12 mm de diâmetro transversal e 8 mm de diâmetro anteroposterior, e com um peso médio de 500 mg no adulto.
3.1 Localização e relações:
Está localizada na base do cérebro em uma depressão óssea chamada de "sela túrcica", no osso esfenóide e envolvida pela dura-máter(um meninge, cuja função é proteção do SNC), exceto onde está ligada ao assoalho do diencéfalo pelo infundíbulo. 
Aloja-se na sela túrcica ou fossa hipofisária no corpo do osso esfenoide. Está ligada ao hipotálamo pela haste ou infundibulo. 
3.2 Divisões:
A glândula hipófise tem duas partes principais, a neuro-hipófise e a adeno-hipófise, as quais diferem em sua origem, estrutura e função.
· Adeno-hipófise  é o lobo anterior; é subdividida em parte distal (anterior) e parte tuberal. Produz e secreta os próprios hormonônios.
· Neuro-hipófise  é o lobo posterior; é subdivida em parte intermédia, parte nervosa (processo infundibular), infundíbulo e eminência mediana do túber cinéreo. Secreta e armazena dois hormônios provenientes do hipotalámo: ADH e Ocitocina.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
A parte central do sistema nervoso ou sistema nervoso central (SNC) é formada pelo encéfalo e pela medula espinhal. Os principais papéis do SNC são integrar e coordenar os sinais neurais que chegam e saem e realizar funções mentais superiores, como o raciocínio e o aprendizado.
· O encéfalo é dividido em Cérebro, cerebelo e tronco encéfalico.
· O cerébro é dividido em telencéfalo e diencéfalo
· O tronco encefálico interpõe-se entre o cérebro e a médula espinhal e é subdividido em mesencéfalo, ponte e bulbo. 
· Cérebro
· Telencéfalo: compreende os dois hemisférios cerebrais (direito e esquerdo), que são inpletamente separados pela fissura longitudinal. 
· Diencéfalo: compreende o tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo
· Cada hesmifério possui três polos: frontal, occipital e temporal; e três faces: súpero-lateral(convexa), medial(plana) e inferior ou base do cérebro(irregular). 
· A superfície do cérebro apresenta depressões denominadas sulcos, que delimitam os giros ou circunvoluções cerebrais. A existência dos sulcos permite considerável aumento de superfície sem grande aumento do volume. 
1. Principais sulcos: 
· Sulco lateral (de Sylvius): separa o lobo frontal e parietal do lobo temporal.
· Sulco central: profundo e contínuo, separa o lobo frontal do lobo parietal. 
· Sulco parieto-occipital: visualizado na face medial dos hemisférios, separa o lobo parietal do lobo occipital. Na face súpero-lateral, este sulco se continua com uma linha imaginária até a incisura pré-occipital. 
2. Lobos cerebrais
· Recebem sua denominação de acordo com os ossos do crânio, com os quais se relacionam. Assim, são divididos em: frontal, temporal, parietal e occipital. Além destes, existe um quinto lobo chamado Ínsula, situado profundamente no sulco lateral e que não tem, por conseguinte, relação imediata com os ossos do crânio. 
3. Tronco encefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo)
· Situado na parte basilar(base) do osso occipital. 
· O limite superior desse tronco encefálico é o diencéfalo, o limite inferior é a medula, além disso, consegue-se enxergar o limite posterior que é exatamente o cerebelo
· O Bulbo (ou medula oblonga) recebe informações de vários órgãos do corpo, controlando as funções autônomas, chamadas de vida vegetativa, como: batimentos cardíacos, respiração, pressão do sangue, reflexos de salivação, tosse, espirro e o ato de engolir.
· O mesencéfalo é responsável por algumas funções como a visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo.
· A ponte participa de algumas atividades do bulbo. Interfere no controle da respiração, é um centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e atua ainda, como passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro à medula.

Outros materiais