Buscar

Questão 3 BIOESTATISTICA

Prévia do material em texto

Questão 3/10 - Bioestatística
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Para o conhecimento suficientemente esclarecedor acerca da história natural da atividade física no decurso do tempo, ter-se-ia que utilizar um delineamento longitudinal. Todavia, apesar das suas vantagens, esse tipo de delineamento também possui algumas limitações [...]. Na literatura, observam-se estudos cujo número de participantes não ultrapassa uma centena e outros em que é de alguns milhares de sujeitos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEABRA, A. F.; MENDONÇA, D. M.; THOMIS, M. A.; ANJOS, L. A.; MAIA, J. A. Determinantes biológicos e sócio-culturais associados à prática de atividade física de adolescentes. Cadernos de Saúde Pública, v. 24, n. 4, p. 721-736, 2008. p. 723. 
Considerando a passagem acima e os conteúdos do texto-base Testes de normalidade em análises estatísticas: uma orientação para praticantes em ciências da saúde e atividade física sobre o número de participantes na amostra (N) para aplicar os testes de normalidade, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. ( ) Os autores Shapiro e Wilk, responsáveis pela criação do teste Shapiro-Wilk, realizaram testes para N maiores que 50 e indicaram seu uso.
II. ( ) Ao comparar o teste de Shapiro-Wilk com o de Kolmogorov-Smirnov, pesquisadores em 2011 concluíram que o primeiro foi melhor para N maior ou igual a 39 e o segundo para N maior ou igual a 77.
III. ( ) Existem pesquisadores que argumentam que o teste Shapiro-Wilk tem maior potência para N mínimo de 50, comparado a testes como o de Kolmogorov-Smirnov, o de Anderson-Darling e o de Lilliefors.
IV. ( ) Há um consenso na literatura que o teste de Shapiro-Wilk é o melhor para verificação da normalidade em qualquer tamanho de N.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	
	
	
	
	C
	F – V – V – F

Continue navegando