Buscar

TEXTO - O QUE É O ESTADO SOCIAL

Prévia do material em texto

O ESTADO SOCIAL 
- Aluno
Uma característica do Estado brasileiro associada ao Estado Social é o Sistema Único de Saúde (SUS), que foi instituído pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 8.080 de 1990. Essa escolha é justificada pelo fato de o SUS representar um dos principais pilares do Estado Social, garantindo o direito à saúde como um dever do Estado e assegurando o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde.
De acordo com o texto em análise, o Estado Social seria uma “correção do individualismo clássico liberal pela afirmação dos chamados direitos sociais e realização de objetivos de justiça social”. O SUS, por sua vez, representa uma das maiores vitórias do Estado Social Brasileiro, à medida em que institucionaliza o acesso à saúde de maneira universal aos brasileiros, abandonando a perspectiva egoística e liberalista do mercado da saúde e reconhecendo esta como um direto fundamental. O trecho citado respalda a seleção do SUS como característica do Estado brasileiro associada ao Estado Social, pois o sistema de saúde público e gratuito é um dos mecanismos estatais para assegurar o bem-estar social nos termos indicados pelo texto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Brasil Escola. O que é o Estado Social? Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-estado-social.htm. Acesso em: 30 de junho de 2023.

Continue navegando