Buscar

Atividade on line 2- Fundamentos de Propriedade Intelectual no Ensino de Ciências- Leila A -BioSFR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Atividade on line 2- Por que eu preciso saber o que é PI?
Atividade
Depois de ler os textos e saber um pouco mais sobre Propriedade Intelectual e sua importância na escola, vamos conversar mais sobre isso?
a) Com auxílio dos textos e de pesquisas na internet, explique com suas palavras, no que consiste Propriedade Intelectual (PI) e porque ela tem relação íntima com o processo educativo, sobretudo no ensino de Ciências. Ressalte porque é importante que você, futuro professor, aprenda sobre PI.
A Propriedade Intelectual consiste na proteção legal e no reconhecimento de autoria de uma obra na produção intelectual que garante o direito do autor de explorar suas criações, tendo assim um bom desenvolvimento econômico e social. A ciência está presente em todos os lugares e a todo momento,ela ganha forma nas pesquisas e nas experiências de laboratório. A cultura da PI pode ser levada para a escola para que haja um despertamento nas crianças e nos jovens, através do poder da invenção e inovação, ensinando a ter estímulos na sua criatividade, nas pesquisas e nas descobertas. É através do desenvolvimento da PI nas escolas que irá fazer com que os alunos tenham experiencias nos campos cognitivos e social, onde nesse caso o professor irá promover discussão entre as experiencias de cada aluno, tendo compartilhamento de ideias nos trabalhos que serão feitos em grupos dentro da sala de aula, incentivando as crianças, jovens e adultos a tomarem suas decisões e favorecendo e debate e senso democrático. Com relação aos docentes ao se capacitarem com as novas tecnologias, abordagens técnicas e conhecimentos terão em seu currículo profissional oportunidades de melhorias em seus planos de aula, articulando novas estrategias para lidar com os desafios em sala de aula e as dificuldades que apresenta nos estudantes. Sabemos que os conteúdos da propriedade intelectual e da inovação é pouco tratado no ambiente escolar por isso se faz necessário um processo de aprendizado em nível introdutório, onde os profissionais formados serão mais conscientes com relação a vida profissional, os fazendo refletir e incentivar que as escolas produzam conhecimento amplo aos alunos os ajudando a serem cidadãos conscientes e profissionais com visão extensa. E importante ressaltar para os futuros profissionais que através da sua capacitação desempenharão atividades nas empresas brasileiras e que estão aptos a resolverem qualquer problema com soluções criativas, trabalhando com temas ligados à propriedade intelectual e as inovações podendo assim contribuir para um bom desenvolvimento de competências a serem úteis na vida adulta dos estudantes. 
b) O início do texto traz uma tirinha sobre um pirata. Depois de ler os textos e aprender mais sobre PI, explique porque tal tirinha se enquadra na discussão que estamos trazendo.
Infelizmente porque é um tipo de prática que ainda existe, onde muitos usam produtos que afeta os direitos do autor, falsificando ou fazendo cópias onde não altera o trabalho do autor, mais são vendidos sem a autorização. 
,
c) Enquanto professor, monitor, ou mesmo aluno (caso você ainda não tenha tido experiência como professor), vivemos situações nas quais o plágio e a “cópia e cola” estão presentes (principalmente hoje com a facilidade da internet e com as pesquisas sendo feitas nesta e não mais em material impresso e à mão).Relate uma situação vivida por você em sala de aula (como aluno ou professor),onde presenciou (ou mesmo realizou, sem saber) uma experiência de plágio ou não respeito aos direitos autorais (em alguma atividade pedida aos alunos como pesquisa, vídeo, apresentação de trabalho e outras).
No ensino fundamental e médio quando fui aluna pratiquei o plagio por não ter conhecimento ao assunto e pelo professor tambem não ter conhecimento. As atividades eram passadas como trabalhos e faziamos as cópias para assim termos um resultado bom, ou seja uma nota boa. E os professores não tinham uma capacitação adequada para ensinar sobre essa questão do plagio. E os alunos recorriam para obter sucesso e não ser reprovado.
d) Você já usou algum programa de Inteligência artificial? Uma discussão interessante é sobre quem seria o autor de uma produção efetuada por Inteligência artificial. O que você acha?
Sim. Pois é algo que faz parte do nosso dia a dia sem ao menos sabermos que estamos usando. Digo porque usamos muito o corretor ortográfico nos nossos telefones. Que completa as frases e corrigi os erros ali digitados. Entre outros tem o assistente virtual que também é muito usado no nosso dia a dia.
Pela primeira vez em 1950 foi realizado um teste numa máquina chamada "ELIZA", que foi desenvolvida por Joseph Weizenbaum. Mais não teve uma evolução significativa pois as pessoas conseguiam distinguir as suas respostas com as respostas humanas. Por isso a Inteligência Artificial teve uma boa evolução e de forma significante para Herbert Simon, JC Shaw e Allen Newell que projetaram o Logic Theorist em 1956, onde evoluiu na tecnologia permitindo assim aos seres humanos criações de sistemas e robôs com capacidades mais avançadas.