Buscar

comuni a1

Prévia do material em texto

Título
	Sabemos que a língua portuguesa é a primeira língua oficial do Brasil, mas que também é uma língua nova que está em constante mudança. Dentro desta língua há várias linguagens; um conjunto de pessoas da mesma região, geração, grupos sociais ou culturais tende a falar de uma determinada forma, porém cada indivíduo tem sua própria fala, visto que cada um possui sua vivência que pode até misturar diferentes linguagens e criar sua própria, por exemplo um jovem da geração z, filho de boomers nordestinos, que convive com pessoas do sul do país, morador da periferia de São Paulo, que se identifica como não-binário fazendo o uso da linguagem neutra e formado em comunicação visual. Cada fator citado neste exemplo monta a fala deste personagem que a torna única.
	Na comunicação temos o termo variação diatópica para classificar a variante linguística caracterizada através da mudança geográfica. Esta é uma variação que fica bem evidente ao olharmos o Brasil como um todo. Infelizmente esta variação vem precedida de preconceito linguístico e xenofobia. O grupo que percebemos ser o maior alvo destes preconceitos é o nordestino.
	Uma das falas preconceituosas que este grupo mais recebe é um “pedido” para mudarem seu sotaque, para “falarem certo”. Como se a linguagem de uma região fosse errada e a de outra fosse a certa. Quando na verdade não há certo ou errado.
Uma música que representa bastante este tema é a Zaluzejo da trupe O Teatro Mágico. Fernando Anitelli escreveu esta homenagem após conversas com Josilene “Jô” Raimunda, empregada de seus pais. A letra é composta por palavras criadas pela Jô e seus ditados,

Continue navegando