Buscar

Prova UniCV - Historia da Arte Contemporanea 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

História da Arte Contemporânea
6- A obra do artista da vanguarda moderna Marcel Duchamp é considerada uma influência para a arte contemporânea e seus novos conceitos e paradigmas de arte. Assinale a alternativa que contenha a influência do dadaísmo de Duchamp na arte contemporânea.
Escolha uma opção:
a. A utilização de materiais perecíveis introduz na obra de Duchamp a discussão sobre a efemeridade do tempo, característica do período após a Segunda Guerra Mundial.
b. A utilização de objetos de consumo de massa introduz na arte a discussão sobre a sociedade consumista e os meios de comunicação de massa.
c. A utilização dos objetos ready mades de Duchamp traz pela primeira vez na arte o conceito de que a ideia é mais importante que a estética do objeto ou sua execução. 
d. A utilização da estética abstrata na pintura introduz na arte o conceito de arte não figurativa.
e. A utilização de tecnologia nas obras de Duchamp introduz a discussão da interferência da inteligência artificial na vida da sociedade contemporânea.
7- ENEM 2016, adaptado) O inglês William Shakespeare é tido pela crítica como o maior autor do Renascimento e o maior dramaturgo de toda a história. Sua obra é vasta e complexa. Infelizmente, poucas de suas obras resistiram ao tempo e chegaram a ser conhecidas na atualidade. Em sua estética, é comum o não uso (sistemático) da métrica aristotélica, principalmente ao mesclar tempos e espaços distintos e características da comédia e da tragédia. Seus temas de interesse eram variados, e são mesclados a lendas e mitos regionais e à história de construção do Reino inglês e dos impérios europeus.
Leia, a seguir, um excerto de Hamlet, uma de suas principais obras trágicas:
HAMLET – “Ser ou não ser, eis a questão.
Será mais nobre sofrer na alma
Pedradas e flechadas do destino feroz
Ou pegar em armas contra o mar de angústias
E, combatendo-o, dar-lhe fim?
Morrer; dormir;
Só isso. E com o sono – dizem – extinguir
Dores do coração e as mil mazelas naturais
A que a carne é sujeita; eis uma consumação
Ardentemente desejável. Morrer, dormir…
Dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo!
Os sonhos que hão de vir no sono da morte
Quando tivermos escapado ao tumulto vital
Nos obrigam a hesitar: e é essa reflexão
Que dá à desventura uma vida tão longa.
(SHAKESPEARE, 2007, ato III, cena I).
O monólogo acima, presente no ato III, cena I, de Hamlet, é assumido como um enunciado existencialista tipicamente moderno. Nele, é enfatizado:
Escolha uma opção:
a. O caráter trágico da personagem frente à sua submissão à lógica do mundo.
b. A predestinação do homem e as suas dúvidas perante a moral.
c. A aparente racionalidade e o advento da loucura.
d. Autoconsciência e angústia, tipicamente humana. 
e. O cerceamento das ações do sujeito devido à sua dependência em relação à figura paterna.
8- A arte contemporânea nem sempre apresenta um objeto ou pintura para ser apreciado, às vezes, encontra-se em um espaço que deve ser percorrido e experimentado, outras, encontra-se em intervenções que questionam o uso dos espaços. Entretanto, há algumas propostas de arte relacional que necessitam do público para existir. Qual é o papel do público na arte relacional?
Escolha uma opção:
a. A arte relacional cria espaços de convívio que determinam o que cada pessoa precisa fazer durante o processo artístico. Todos devem seguir as regras pré-fixadas.
b. O público assume papel passivo e não deve participar da proposta, pois o único capaz de fazer arte é o próprio artista.
c. A arte relacional requer que os artistas desenhem e pintem o público que visita a exposição.
d. A arte relacional problematiza as relações entre as pessoas por meio de propostas que exigem a participação do público para existirem. 
e. Neste tipo de arte, o público deve observar os acontecimentos da arte relacional sem participar, afinal é uma proposta similar ao teatro.
9- A arte contemporânea apresenta uma abertura muito grande para o artista, pois não existe uma expectativa de como a obra deva ser. Não existe técnica, material ou temática específica que confira status de arte às produções atuais, afinal tudo poderá resultar em arte. Qual é a principal questão resultante dessa abertura que o campo artístico adotou?
Escolha uma opção:
a. As amplas possibilidades para a produção artísticas resultam na dificuldade de distinção entre arte e vida. Um caso específico foi um óculos colocado sobre o chão de um museu. As pessoas buscavam manter uma relação de apreciação com o objeto. 
b. Ao romper com a arte moderna, a arte contemporânea utilizou as técnicas da arte acadêmica para fazer pinturas mais bonitas e de acordo com as necessidades da atualidade.
c. Por não existir materiais ou técnicas artísticas, os artistas contemporâneos começaram a utilizar tinta para fazer pinturas históricas retratando os heróis da nação e as guerras que seu país venceu.
d. A abertura às inovações técnicas contemporâneas criou uma arte totalmente despreocupada dos problemas sociais. A arte fica restrita à exploração de materiais tecnológicos.
e. Ao não apresentar uma técnica ou forma específica para receber qualificação de arte, os artistas criaram uma arte que nega toda a história da arte para se apresentar como inovadora. Por isso pode-se chamá-la de arte de vanguarda.
10- O kirigami e o origami são técnicas tradicionais japonesas que utilizam o papel como material. Para o origami utiliza-se um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes. Já o kirigami normalmente é feito com base em um papel de gramatura maior, sem haver uma forma geométrica predeterminada para o papel.
Qual é a diferença entre as duas?
Escolha uma opção:
a. O origami é a arte tradicional japonesa de cortar papéis, enquanto o kirigami é a arte tradicional japonesa de dobrar papéis.
b. O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, enquanto o kirigami utiliza dobras mais complexas.
c. O origami é a arte tradicional japonesa de dobrar papéis enquanto, o kirigami é a arte tradicional japonesa de cortar papéis. 
d. O origami e o kirigami utilizam dobras de papel, sendo que o kirigami utiliza somente cortes.
e. O origami e o kirigami utilizam dobras de papel, sendo que o origami também utiliza recortes.

Outros materiais