Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I - Individual ética

User badge image
Albert Nery

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para Aristóteles, a felicidade é o fim das ações humanas que só pode ser alcançada pelo homem se ele escolher viver conforme a sua virtude. A Ética aristotélica é uma ética das virtudes, em grego areté. Em sua obra Ética a Nicômaco, o filósofo busca definir o que é a virtude. Nesse sentido, é possível destacar as indicações de onde estará a virtude, a saber na alma: “[...] Visto que na alma se encontram três espécies de coisas — paixões, faculdades e disposições de caráter —, a virtude deve pertencer a uma destas. [...] ninguém nos chama bons ou maus, nem nos louva ou censura pela simples capacidades de sentir as paixões. Acresce que possuímos as faculdades por natureza, mas não nos tornamos bons ou maus por natureza” (ARISTÓTELES, 1973, p. 71). Com base na citação, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A virtude é uma disposição de caráter.
II- Dentre uma das faculdades da alma, há certa disposição de caráter para a virtude.
III- As virtudes são espécies de paixões, porque nos chamam bons ou maus devido às nossas paixões.
A Somente a afirmativa II está correta.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

Segundo a filosofia aristotélica, nós, seres humanos, dependemos uns dos outros em maior e menor grau, sendo o limite do nosso agir justamente a existência do outro. Aristóteles argumentava que nós, enquanto seres humanos, temos uma função (em grego, ergon) e na medida em que temos uma função, precisamos exercê-la bem, com a melhor de nossas capacidades.
De acordo com o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A virtude está aliada aos gregos, esses concentravam em si os componentes da natureza, bem como os defeitos e virtudes do gênero humano. ( ) Os deuses eram semelhantes aos humanos, podiam agir com inveja e vingança. ( ) Em nada se assemelhavam os deuses aos homens, que eram benevolentes e exerciam a virtude e coragem. ( ) As virtudes podem ser variadas e o seu exercício vai além da vida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B V - V - F - F.
C F - V - F - V.
D F - F - V - V.

Os gregos tinham prioridade na busca pela vida feliz e por isso, no período clássico da filosofia, em especial no século V a.C., abrangeram também as questões morais. Assim, desde a Grécia Antiga, existiam questões desafiadoras na busca da ordem social e da vida feliz. Para Aristóteles, em Ética a Nicômaco, “todo homem busca a felicidade”. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A ética não é uma ação, é perfeita virtude, presumivelmente uma melhor visão da felicidade.
II- Por virtude humana, entendemos não a do corpo, mas a da alma, e por felicidade, entendemos atividade da alma.
III- O homem político deve, evidentemente, conhecer de certo modo o que concerne à alma.
IV- O agir segundo a reta razão é incoerente, pois a razão não se relaciona com a virtude.
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e IV estão corretas.
D Somente a afirmativa III está correta.

Sócrates acreditava nos valores éticos universais, ou seja, para ele, a ética é formulada a partir do conhecimento da essência humana. Assim, procurava analisar o homem em sua interioridade em desenvolvimento, caminho pelo qual alcançava a excelência da alma. Essa é a principal característica da filosofia socrática na concepção de areté (do grego ρετ, que significa virtude): uma ética centrada no homem. Com relação ao conceito socrático sobre os valores éticos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A virtude é uma disposição de escolher por deliberação uma medida relativa a nós, por mirar o meio termo nas emoções e nas ações.
II- O caminho para alcançar o aperfeiçoamento do interior humano era examinando-se a si mesmo e consequente a moralidade introjetada no interior do homem, transformando-o, assim, em um indivíduo virtuoso.
III- Satisfatoriamente, a virtude é um processo de conhecimento de si, privilegiando os aspectos externos do corpo em suas ações.
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D As afirmativas I e II estão corretas.

O filósofo Immanuel Kant foi fundamental na Era Moderna, pois trouxe novas fundamentações sobre o princípio da ética e da moral. A teoria da Ética kantiana possui fundamentação metafísica porque o seu único princípio moral possui uma derivação a priori, ou seja, tem uma fonte purificada de toda experiência interna ou externa. Não está no horizonte da moral kantiana demonstrar a possibilidade de, por meio da ação humana, promover felicidade. De acordo com o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para Kant, há uma lei moral universal que ele chama de imperativo categórico, que é um dever condicionado pela realização das ambições mais nobres do ser humano.
II- Nenhuma ação moral, segundo Kant, é genuinamente por dever se ela visa alguma recompensa ulterior, tal como um bem-estar ou a felicidade.
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A liberdade humana, enquanto um valor universal, aparece na tradição do pensamento ocidental desde a Grécia Antiga. A partir dessa teoria, temos a escolha de agir de um modo ou de outro, independentemente de qualquer força externa que tente nos constranger.
Com base na tradição filósofa grega, assinale a alternativa CORRETA que conceitua o que é ser livre:
A Ser livre é decidir absolutamente por nós mesmos o que fazer ou não fazer, sem qualquer determinação exterior ou influências do mundo externo, ou mesmo interior, os nossos desejos, paixões, motivações e assim por diante.
B Agir de modo livre é decidir por si só, sem qualquer influência externa, exceto quando existem normas proibindo determinadas condutas.
C Ser livre é receber motivação para agir de tal modo, respeitando sempre o espaço do outro.
D Ser livre é poder decidir parcialmente por nós mesmos o que fazer ou não fazer, com qualquer determinação exterior, ou influências do mundo externo, ou mesmo interior, os nossos desejos, paixões, motivações e assim por diante.

Aristóteles expressava que a felicidade é a finalidade das ações humanas, mas para alcançá-la, o homem precisa pautar suas ações em condutas virtuosas. As virtudes acompanham o agir ético, com isso, se agirmos em desacordo com as normas estabelecidas socialmente, nos tornamos pessoas antiéticas. Com relação à consciência moral e o agir ético, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O homem é consciente de que precisa conviver em sociedade, por isso, age com responsabilidade moral.
( ) A consciência moral se expressa na capacidade de escolha do agir.
( ) Nós temos a consciência moral sobre nosso agir e, por isso, agimos com vingança quando entendemos ser necessário.
( ) Para Chauí, as virtudes nos levam a decidir melhor, mensurando as consequências dos atos para si e para os outros.
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.

O filósofo Immanuel Kant sabia muito bem que para o sujeito agir racionalmente é preciso seguir uma série de princípios norteadores da ação. Para ele, é possível classificar as ações humanas basicamente como atitudes com valor moral e sem valor moral. Considerando uma ação praticada livremente, isto é, sem constrangimento externo ou sem nenhuma necessidade imposta, podemos dizer que há três espécies de ações: a praticada por dever, a praticada conforme o dever e a praticada contrária ao dever. Apenas uma espécie de ação, dentre essas três elencadas, é aquela que pertence à classificação de ação moral. De acordo com o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma ação praticada conforme o dever não possui valor moral.
II- Toda ação conforme o dever tem origem a partir de algum interesse exterior ao próprio dever.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Por mais que reconheçamos a existência das forças que possam determinar o nosso agir, o ato de ser livre de qualquer condicionante ainda atua com independência, sem qualquer influência que possa impedir a realização da liberdade humana. O primeiro a usar o termo de “livre-arbítrio” foi Santo Agostinho (354-430 d.C.), explicando como a faculdade da razão e da vontade operam.
Qual o sentido ético dado por Santo Agostinho para definir o “livre-arbítrio”?
A Santo Agostinho buscou dar significado ao “livre-arbítrio” como sendo “liberdade de diferença”, ou seja, um meio através do qual o sujeito poderia agir pela força de sua vontade, com dependência em relação aos constrangimentos que eventualmente sofresse.
B Santo Agostinho buscou dar significado ao “livre-arbítrio” como sendo “liberdade de indiferença”, ou seja, um meio através do qual o sujeito poderia agir pela força de sua vontade, com independência em relação aos constrangimentos que eventualmente sofresse.
C Segundo Santo Agostinho, o “livre-arbítrio” é quando o homem consegue dominar seus sentimentos, seus pensamentos e a si próprio.
D Para Santo Agostinho, ainda que o “livre-arbítrio” pareça caracterizar um ato, ele é na verdade uma força ou faculdade, por meio da qual podemos julgar livremente.

Para Aristóteles, a ética está relacionada com as ideias de virtude e de felicidade. Para ele, todas as coisas tendem para o bem e a felicidade é a finalidade da vida humana. A ética e a moral encontram-se diretamente relacionadas ao agir humano em sociedade, cumprindo papel na manutenção e criação de valores que visam o interesse coletivo. A partir disso, segundo a filosofia aristotélica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A filosofia de Aristóteles consiste em relacionar, tão somente, a felicidade com o agir justamente.
( ) A Ética aristotélica baseia-se no bom caráter e valores morais na busca pela felicidade.
( ) As virtudes são determinadas pelo caráter que é o que leva o homem a atingir a felicidade.
( ) O homem tem como elemento fundamental, ser e agir de maneira virtuosa.
A F - V - F - V.
B V - F - V - F.
C F - F - V - V.
D V - V - F - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Para Aristóteles, a felicidade é o fim das ações humanas que só pode ser alcançada pelo homem se ele escolher viver conforme a sua virtude. A Ética aristotélica é uma ética das virtudes, em grego areté. Em sua obra Ética a Nicômaco, o filósofo busca definir o que é a virtude. Nesse sentido, é possível destacar as indicações de onde estará a virtude, a saber na alma: “[...] Visto que na alma se encontram três espécies de coisas — paixões, faculdades e disposições de caráter —, a virtude deve pertencer a uma destas. [...] ninguém nos chama bons ou maus, nem nos louva ou censura pela simples capacidades de sentir as paixões. Acresce que possuímos as faculdades por natureza, mas não nos tornamos bons ou maus por natureza” (ARISTÓTELES, 1973, p. 71). Com base na citação, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A virtude é uma disposição de caráter.
II- Dentre uma das faculdades da alma, há certa disposição de caráter para a virtude.
III- As virtudes são espécies de paixões, porque nos chamam bons ou maus devido às nossas paixões.
A Somente a afirmativa II está correta.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

Segundo a filosofia aristotélica, nós, seres humanos, dependemos uns dos outros em maior e menor grau, sendo o limite do nosso agir justamente a existência do outro. Aristóteles argumentava que nós, enquanto seres humanos, temos uma função (em grego, ergon) e na medida em que temos uma função, precisamos exercê-la bem, com a melhor de nossas capacidades.
De acordo com o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A virtude está aliada aos gregos, esses concentravam em si os componentes da natureza, bem como os defeitos e virtudes do gênero humano. ( ) Os deuses eram semelhantes aos humanos, podiam agir com inveja e vingança. ( ) Em nada se assemelhavam os deuses aos homens, que eram benevolentes e exerciam a virtude e coragem. ( ) As virtudes podem ser variadas e o seu exercício vai além da vida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B V - V - F - F.
C F - V - F - V.
D F - F - V - V.

Os gregos tinham prioridade na busca pela vida feliz e por isso, no período clássico da filosofia, em especial no século V a.C., abrangeram também as questões morais. Assim, desde a Grécia Antiga, existiam questões desafiadoras na busca da ordem social e da vida feliz. Para Aristóteles, em Ética a Nicômaco, “todo homem busca a felicidade”. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A ética não é uma ação, é perfeita virtude, presumivelmente uma melhor visão da felicidade.
II- Por virtude humana, entendemos não a do corpo, mas a da alma, e por felicidade, entendemos atividade da alma.
III- O homem político deve, evidentemente, conhecer de certo modo o que concerne à alma.
IV- O agir segundo a reta razão é incoerente, pois a razão não se relaciona com a virtude.
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e IV estão corretas.
D Somente a afirmativa III está correta.

Sócrates acreditava nos valores éticos universais, ou seja, para ele, a ética é formulada a partir do conhecimento da essência humana. Assim, procurava analisar o homem em sua interioridade em desenvolvimento, caminho pelo qual alcançava a excelência da alma. Essa é a principal característica da filosofia socrática na concepção de areté (do grego ρετ, que significa virtude): uma ética centrada no homem. Com relação ao conceito socrático sobre os valores éticos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A virtude é uma disposição de escolher por deliberação uma medida relativa a nós, por mirar o meio termo nas emoções e nas ações.
II- O caminho para alcançar o aperfeiçoamento do interior humano era examinando-se a si mesmo e consequente a moralidade introjetada no interior do homem, transformando-o, assim, em um indivíduo virtuoso.
III- Satisfatoriamente, a virtude é um processo de conhecimento de si, privilegiando os aspectos externos do corpo em suas ações.
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D As afirmativas I e II estão corretas.

O filósofo Immanuel Kant foi fundamental na Era Moderna, pois trouxe novas fundamentações sobre o princípio da ética e da moral. A teoria da Ética kantiana possui fundamentação metafísica porque o seu único princípio moral possui uma derivação a priori, ou seja, tem uma fonte purificada de toda experiência interna ou externa. Não está no horizonte da moral kantiana demonstrar a possibilidade de, por meio da ação humana, promover felicidade. De acordo com o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para Kant, há uma lei moral universal que ele chama de imperativo categórico, que é um dever condicionado pela realização das ambições mais nobres do ser humano.
II- Nenhuma ação moral, segundo Kant, é genuinamente por dever se ela visa alguma recompensa ulterior, tal como um bem-estar ou a felicidade.
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A liberdade humana, enquanto um valor universal, aparece na tradição do pensamento ocidental desde a Grécia Antiga. A partir dessa teoria, temos a escolha de agir de um modo ou de outro, independentemente de qualquer força externa que tente nos constranger.
Com base na tradição filósofa grega, assinale a alternativa CORRETA que conceitua o que é ser livre:
A Ser livre é decidir absolutamente por nós mesmos o que fazer ou não fazer, sem qualquer determinação exterior ou influências do mundo externo, ou mesmo interior, os nossos desejos, paixões, motivações e assim por diante.
B Agir de modo livre é decidir por si só, sem qualquer influência externa, exceto quando existem normas proibindo determinadas condutas.
C Ser livre é receber motivação para agir de tal modo, respeitando sempre o espaço do outro.
D Ser livre é poder decidir parcialmente por nós mesmos o que fazer ou não fazer, com qualquer determinação exterior, ou influências do mundo externo, ou mesmo interior, os nossos desejos, paixões, motivações e assim por diante.

Aristóteles expressava que a felicidade é a finalidade das ações humanas, mas para alcançá-la, o homem precisa pautar suas ações em condutas virtuosas. As virtudes acompanham o agir ético, com isso, se agirmos em desacordo com as normas estabelecidas socialmente, nos tornamos pessoas antiéticas. Com relação à consciência moral e o agir ético, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O homem é consciente de que precisa conviver em sociedade, por isso, age com responsabilidade moral.
( ) A consciência moral se expressa na capacidade de escolha do agir.
( ) Nós temos a consciência moral sobre nosso agir e, por isso, agimos com vingança quando entendemos ser necessário.
( ) Para Chauí, as virtudes nos levam a decidir melhor, mensurando as consequências dos atos para si e para os outros.
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.

O filósofo Immanuel Kant sabia muito bem que para o sujeito agir racionalmente é preciso seguir uma série de princípios norteadores da ação. Para ele, é possível classificar as ações humanas basicamente como atitudes com valor moral e sem valor moral. Considerando uma ação praticada livremente, isto é, sem constrangimento externo ou sem nenhuma necessidade imposta, podemos dizer que há três espécies de ações: a praticada por dever, a praticada conforme o dever e a praticada contrária ao dever. Apenas uma espécie de ação, dentre essas três elencadas, é aquela que pertence à classificação de ação moral. De acordo com o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma ação praticada conforme o dever não possui valor moral.
II- Toda ação conforme o dever tem origem a partir de algum interesse exterior ao próprio dever.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Por mais que reconheçamos a existência das forças que possam determinar o nosso agir, o ato de ser livre de qualquer condicionante ainda atua com independência, sem qualquer influência que possa impedir a realização da liberdade humana. O primeiro a usar o termo de “livre-arbítrio” foi Santo Agostinho (354-430 d.C.), explicando como a faculdade da razão e da vontade operam.
Qual o sentido ético dado por Santo Agostinho para definir o “livre-arbítrio”?
A Santo Agostinho buscou dar significado ao “livre-arbítrio” como sendo “liberdade de diferença”, ou seja, um meio através do qual o sujeito poderia agir pela força de sua vontade, com dependência em relação aos constrangimentos que eventualmente sofresse.
B Santo Agostinho buscou dar significado ao “livre-arbítrio” como sendo “liberdade de indiferença”, ou seja, um meio através do qual o sujeito poderia agir pela força de sua vontade, com independência em relação aos constrangimentos que eventualmente sofresse.
C Segundo Santo Agostinho, o “livre-arbítrio” é quando o homem consegue dominar seus sentimentos, seus pensamentos e a si próprio.
D Para Santo Agostinho, ainda que o “livre-arbítrio” pareça caracterizar um ato, ele é na verdade uma força ou faculdade, por meio da qual podemos julgar livremente.

Para Aristóteles, a ética está relacionada com as ideias de virtude e de felicidade. Para ele, todas as coisas tendem para o bem e a felicidade é a finalidade da vida humana. A ética e a moral encontram-se diretamente relacionadas ao agir humano em sociedade, cumprindo papel na manutenção e criação de valores que visam o interesse coletivo. A partir disso, segundo a filosofia aristotélica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A filosofia de Aristóteles consiste em relacionar, tão somente, a felicidade com o agir justamente.
( ) A Ética aristotélica baseia-se no bom caráter e valores morais na busca pela felicidade.
( ) As virtudes são determinadas pelo caráter que é o que leva o homem a atingir a felicidade.
( ) O homem tem como elemento fundamental, ser e agir de maneira virtuosa.
A F - V - F - V.
B V - F - V - F.
C F - F - V - V.
D V - V - F - F.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:824699)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 63511476
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 7/2
Canceladas 1
Nota 8,00
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
Para Aristóteles, a felicidade é o fim das ações humanas que só pode ser alcançada pelo homem se ele 
escolher viver conforme a sua virtude. A Ética aristotélica é uma ética das virtudes, em grego areté. 
Em sua obra Ética a Nicômaco, o filósofo busca definir o que é a virtude. Nesse sentido, é possível 
destacar as indicações de onde estará a virtude, a saber na alma: “[...] Visto que na alma se encontram 
três espécies de coisas — paixões, faculdades e disposições de caráter —, a virtude deve pertencer a 
uma destas. [...] ninguém nos chama bons ou maus, nem nos louva ou censura pela simples 
capacidades de sentir as paixões. Acresce que possuímos as faculdades por natureza, mas não nos 
tornamos bons ou maus por natureza” (ARISTÓTELES, 1973, p. 71). Com base na citação, analise as 
afirmativas a seguir:
I- A virtude é uma disposição de caráter.
II- Dentre uma das faculdades da alma, há certa disposição de caráter para a virtude.
III- As virtudes são espécies de paixões, porque nos chamam bons ou maus devido às nossas paixões.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
A Somente a afirmativa II está correta.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas II e III estão corretas.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
D As afirmativas I e III estão corretas.
Segundo a filosofia aristotélica, nós, seres humanos, dependemos uns dos outros em maior e menor 
grau, sendo o limite do nosso agir justamente a existência do outro. Aristóteles argumentava que nós, 
enquanto seres humanos, temos uma função (em grego, ergon) e na medida em que temos uma 
função, precisamos exercê-la bem, com a melhor de nossas capacidades. De acordo com o exposto, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A virtude está aliada aos gregos, esses concentravam em si os componentes da natureza, bem 
como os defeitos e virtudes do gênero humano.
( ) Os deuses eram semelhantes aos humanos, podiam agir com inveja e vingança.
( ) Em nada se assemelhavam os deuses aos homens, que eram benevolentes e exerciam a virtude e 
coragem.
( ) As virtudes podem ser variadas e o seu exercício vai além da vida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B V - F - V - F.
C F - V - F - V.
D F - F - V - V.
Os gregos tinham prioridade na busca pela vida feliz e por isso, no período clássico da filosofia, em 
especial no século V a.C., abrangeram também as questões morais. Assim, desde a Grécia Antiga, 
existiam questões desafiadoras na busca da ordem social e da vida feliz. Para Aristóteles, em Ética a 
Nicômaco, “todo homem busca a felicidade”. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir:
2
3
I- A ética não é uma ação, é perfeita virtude, presumivelmente uma melhor visão da felicidade.
II- Por virtude humana, entendemos não a do corpo, mas a da alma, e por felicidade, entendemos 
atividade da alma.
III- O homem político deve, evidentemente, conhecer de certo modo o que concerne à alma.
IV- O agir segundo a reta razão é incoerente, pois a razão não se relaciona com a virtude.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e IV estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C Somente a afirmativa II está correta.
D Somente a afirmativa III está correta.
Sócrates acreditava nos valores éticos universais, ou seja, para ele, a ética é formulada a partir do 
conhecimento da essência humana. Assim, procurava analisar o homem em sua interioridade em 
desenvolvimento, caminho pelo qual alcançava a excelência da alma. Essa é a principal característica 
da filosofia socrática na concepção de areté (do grego ρετ, que significa virtude): uma ética centrada 
no homem. Com relação ao conceito socrático sobre os valores éticos, analise as afirmativas a seguir:
I- A virtude é uma disposição de escolher por deliberação uma medida relativa a nós, por mirar o 
meio termo nas emoções e nas ações.
II- O caminho para alcançar o aperfeiçoamento do interior humano era examinando-se a si mesmo e 
consequente a moralidade introjetada no interior do homem, transformando-o, assim, em um 
indivíduo virtuoso.
4
III- Satisfatoriamente, a virtude é um processo de conhecimento de si, privilegiando os aspectos 
externos do corpo em suas ações.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D As afirmativas I e II estão corretas.
O filósofo Immanuel Kant foi fundamental na Era Moderna, pois trouxe novas fundamentações sobre 
o princípio da ética e da moral. A teoria da Ética kantiana possui fundamentação metafísica porque o 
seu único princípio moral possui uma derivação a priori, ou seja, tem uma fonte purificada de toda 
experiência interna ou externa. Não está no horizonte da moral kantiana demonstrar a possibilidade 
de, por meio da ação humana, promover felicidade. De acordo com o exposto, avalie as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas:
 I- Para Kant, há uma lei moral universal que ele chama de imperativo categórico, que é um dever 
condicionado pela realização das ambições mais nobres do ser humano.
PORQUE
II- Nenhuma ação moral, segundo Kant, é genuinamente por dever se ela visa alguma recompensa 
ulterior, tal como um bem-estar ou a felicidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da
primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
5
D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da
primeira.
A liberdade humana, enquanto um valor universal, aparece na tradição do pensamento ocidental 
desde a Grécia Antiga. A partir dessa teoria, temos a escolha de agir de um modo ou de outro, 
independentemente de qualquer força externa que tente nos constranger.
Com base na tradição filósofa grega, assinale a alternativa CORRETA que conceitua o que é ser livre:
A Ser livre é receber motivação para agir de tal modo, respeitando sempre o espaço do outro.
B Agir de modo livre é decidir por si só, sem qualquer influência externa, exceto quando existem
normas proibindo determinadas condutas.
C
Ser livre é poder decidir parcialmente por nós mesmos o que fazer ou não fazer, com qualquer
determinação exterior, ou influências do mundo externo, ou mesmo interior, os nossos desejos,
paixões, motivações e assim por diante.
D
Ser livre é decidir absolutamente por nós mesmos o que fazer ou não fazer, sem qualquer
determinação exterior ou influências do mundo externo, ou mesmo interior, os nossos desejos,
paixões, motivações e assim por diante.
Aristóteles expressava que a felicidade é a finalidade das ações humanas, mas para alcançá-la, o 
homem precisa pautar suas ações em condutas virtuosas. As virtudes acompanham o agir ético, com 
isso, se agirmos em desacordo com as normas estabelecidas socialmente, nos tornamos pessoas 
antiéticas. Com relação à consciência moral e o agir ético, classifique V para as sentenças verdadeiras 
e F para as falsas:
( ) O homem é consciente de que precisa conviver em sociedade, por isso, age com 
responsabilidade moral.
( ) A consciência moral se expressa na capacidade de escolha do agir.
( ) Nós temos a consciência moral sobre nosso agir e, por isso, agimos com vingança quando 
entendemos ser necessário.
6
7
( ) Para Chauí, as virtudes nos levam a decidir melhor, mensurando as consequências dos atos para 
si e para os outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.B V - V - F - F.
C F - F - V - V.
D F - V - F - V.
O filósofo Immanuel Kant sabia muito bem que para o sujeito agir racionalmente é preciso seguir 
uma série de princípios norteadores da ação. Para ele, é possível classificar as ações humanas 
basicamente como atitudes com valor moral e sem valor moral. Considerando uma ação praticada 
livremente, isto é, sem constrangimento externo ou sem nenhuma necessidade imposta, podemos 
dizer que há três espécies de ações: a praticada por dever, a praticada conforme o dever e a praticada 
contrária ao dever. Apenas uma espécie de ação, dentre essas três elencadas, é aquela que pertence à 
classificação de ação moral. De acordo com o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação 
proposta entre elas:
I- Uma ação praticada conforme o dever não possui valor moral.
PORQUE
 II- Toda ação conforme o dever tem origem a partir de algum interesse exterior ao próprio dever.
Assinale a alternativa CORRETA:
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da
primeira.
8
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da
primeira.
Por mais que reconheçamos a existência das forças que possam determinar o nosso agir, o ato de ser 
livre de qualquer condicionante ainda atua com independência, sem qualquer influência que possa 
impedir a realização da liberdade humana. O primeiro a usar o termo de “livre-arbítrio” foi Santo 
Agostinho (354-430 d.C.), explicando como a faculdade da razão e da vontade operam.
Qual o sentido ético dado por Santo Agostinho para definir o “livre-arbítrio”?
A
Santo Agostinho buscou dar significado ao “livre-arbítrio” como sendo “liberdade de diferença”,
ou seja, um meio através do qual o sujeito poderia agir pela força de sua vontade, com
dependência em relação aos constrangimentos que eventualmente sofresse.
B Segundo Santo Agostinho, o “livre-arbítrio” é quando o homem consegue dominar seus
sentimentos, seus pensamentos e a si próprio.
C Para Santo Agostinho, ainda que o “livre-arbítrio” pareça caracterizar um ato, ele é na verdade
uma força ou faculdade, por meio da qual podemos julgar livremente.
D
Santo Agostinho buscou dar significado ao “livre-arbítrio” como sendo “liberdade de
indiferença”, ou seja, um meio através do qual o sujeito poderia agir pela força de sua vontade,
com independência em relação aos constrangimentos que eventualmente sofresse.
Para Aristóteles, a ética está relacionada com as ideias de virtude e de felicidade. Para ele, todas as 
coisas tendem para o bem e a felicidade é a finalidade da vida humana. A ética e a moral encontram-
se diretamente relacionadas ao agir humano em sociedade, cumprindo papel na manutenção e criação 
de valores que visam o interesse coletivo. A partir disso, segundo a filosofia aristotélica, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A filosofia de Aristóteles consiste em relacionar, tão somente, a felicidade com o agir justamente.
( ) A Ética aristotélica baseia-se no bom caráter e valores morais na busca pela felicidade.
( ) As virtudes são determinadas pelo caráter que é o que leva o homem a atingir a felicidade. 
9
10
( ) O homem tem como elemento fundamental, ser e agir de maneira virtuosa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B F - F - V - V.
C V - V - F - F.
D V - F - V - F.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina