Buscar

O QUE É UMA PESQUISA

Prévia do material em texto

O QUE É UMA PESQUISA?
O que é pesquisa?
– “Pesquisar, significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.” 
“Pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos.”
O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA?
Um projeto consiste em um conjunto de etapas sistematicamente ordenada que tem por finalidade detalhar um conjunto de ações a serem executadas para se atingir o objetivo requerido.
Modalidades de Pesquisa
Pesquisa de campo: É a observação dos fatos tal como ocorrem. Não permite isolar e controlar as variáveis, mas perceber e estudar as relações estabelecidas.
 Experimental: Objetiva criar condições para interferir no aparecimento ou na modificação dos fatos, para poder explicar o que ocorre com fenômenos correlacionados. 
Bibliográfica: Recupera o conhecimento científico acumulado sobre um problema.
Tipo de Pesquisa: Quanto à forma de abordagem 
• Pesquisa quantitativa – Traduz em números as opiniões e informações para serem classificadas e analisadas – Utilizam-se técnicas estatísticas 
• Pesquisa qualitativa 
– As informações obtidas não podem ser quantificáveis 
– A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa
Artigo científico: o que é? Para que serve?
“são geralmente utilizados como publicações em revistas especializadas, em eventos a fim de divulgar conhecimentos, de comunicar resultados ou novidades a respeito de um assunto, ou ainda de contestar, refutar ou apresentar outras soluções de uma situação convertida”.   
Quanto ao conteúdo abordado no artigo, ele pode apresentar distintos aspectos, como também pode cumprir outras tarefas, conforme nos revelavam Marconi e Lakatos (2005, p. 262):
a) versar sobre um estudo pessoal, uma descoberta, ou dar um enfoque contrário ao já conhecido;
b) oferecer soluções a questões controvertidas;
c) levar ao conhecimento do público intelectual ou especializado no assunto novas ideias, para sondagem de opiniões ou atualização de informes.
d) abordar aspectos secundários, levantados em alguma pesquisa, mas que não seriam utilizados na mesma.
Para que servem os artigos científicos?
Imagine como seria se sempre que um pesquisador quisesse adquirir conhecimento ele tivesse que comprar (ou pelo menos buscar) livros! Compartilhar informações seria muito difícil devido aos custos e até mesmo por causa do tempo necessário para formular uma obra, publicá-la, traduzi-la em outros países e assim por diante.
Sendo assim, o papel do artigo científico é facilitar o acesso ao conhecimento. Quando um pesquisador faz uma descoberta e a publica em uma revista especializada, ele dá a outros profissionais a oportunidade de também se beneficiarem desses dados.
Além disso, o artigo promove uma validação do conhecimento. Pode ser que os leitores da revista tenham informações que confirmam a hipótese dele. Em outros casos, acontece o contrário: uma outra pesquisa mostra que aquela descoberta não é válida ou que se aplica a um contexto e não a todos.
Como vimos, o fato de uma pesquisa ser publicada cria essa oportunidade de avaliação e discussão de ideias. 
É possível que outros estudiosos tentem replicar a experiência.
 Se eles obtiverem os mesmos resultados, ela é validada. 
Se isso não acontecer, podem ser descobertas falhas metodológicas e conceituais que levaram a uma conclusão equivocada.
Finalmente, diante de uma descoberta válida, a publicação do artigo dá ao pesquisador o crédito pela descoberta. 
Mesmo que várias pessoas ao redor do mundo estejam tentando validar uma hipótese, o primeiro a divulgar as conclusões por um meio confiável — como as revistas científicas — deixa seu trabalho e contribuição registrados diante da sociedade.
Discurso de divulgação científica 
X 
Discurso científico 
X 
Discurso didático
Particularidades da escrita acadêmica
(Leitura assíncrona)

Continue navegando