Buscar

Avaliação Final Discursiva - Cartografia e Topografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- As representações cartográficas convencionais geralmente concebem a espacialidade cartográfica como algo fechado e previsível, estando atreladas às limitações de seus suportes físicos (papel/monitor), de elementos dispostos em camadas e ideologicamente atrelados a uma visão vertical (o olhar de cima), como se as relações no espaço geográfico se limitassem a esta perspectiva. Não se trata de negar esta perspectiva clássica e estruturalista, o que se questiona são os diversos elementos do mapa convencional, que fragmentados pelas espacialidades eletrônicas, são ressignificados através das redes.
Descreva de que forma a visualização cartográfica contribuiu para a elaboração de produtos cartográficos e a análise do espaço geográfico.
Fonte: JESUS, J. A. de; MATIAS, L. F. Cartografia: do convencional à virtualização. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 71, n. 4, p. 1014–1039, 2019. DOI: 10.14393/rbcv71n4-49499. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/49499. Acesso em: 13 jan. 2023.
Resposta esperada
A visualização cartográfica pode ser definida como um conjunto de técnicas que auxiliam na interpretação dos fenômenos geográficos presentes nos produtos cartográficos, através de recursos multimídias, hiperlinks, textos, dados, entre outros.
A contribuição da visualização cartográfica está relacionada ao enriquecimento das representações cartográficas com tecnologias e outras fontes de dados, o que contribui para a análise geográfica. Ao oferecer ao usuário novas formas de exploração dos produtos cartográficos, com dados, imagens e links diversos, ele pode analisar os fenômenos geográficos de maneira mais completa. 
Para a análise geográfica, a visualização cartográfica foi um avanço importante, já que a inserção de dados associados aos produtos cartográficos possibilitou a exploração de diferentes aspectos relacionados ao espaço geográfico e as suas categorias. Neste sentido, a visualização contribui para o entendimento de diferentes nuances do espaço geográfico, independentemente do tipo e do nível do usuário.
2- Raisz (1969, p. 94 apud RODRIGUES; SOUZA, 2008) faz a seguinte declaração:
É importante na guerra e na paz que um soldado ou aviador americano seja capaz de ler um mapa francês ou que um montanhês canadense seja capaz de escalar os Andes usando um mapa chileno. Apesar de cada levantamento publicar uma legenda de símbolos, isto geralmente não se acha a mão.
Explique de que forma a semiologia gráfica e a comunicação cartográfica contribuem para o entendimento de qualquer representação cartográfica.
Fonte: RODRIGUES, S. C.; SOUZA, L. H. de F. Comunicação gráfica: bases conceituais para o entendimento da linguagem cartográfica. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 12, n. 2, p. 65-76, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74081. Acesso em: 13 dez. 2022.
Resposta esperada
Uma representação cartográfica é o resultado de uma intenção, já que sua finalidade é comunicar alguma coisa a um ou mais usuários; e que considera, ainda, a interpretação feita pelo usuário do espaço geográfico ali representado.
Neste contexto, torna-se necessário que a mensagem, objeto da comunicação cartográfica, e traduzida pela semiologia gráfica, seja direta e simples, de forma que, independente do acesso a legenda, o usuário possa compreender o mapa, independente do elaborador.
Dessa forma, os produtos cartográficos devem conter simbologias universais, independente do local em que foi elaborado. Ou seja, o elaborador de um produto cartográfico deve seguir a semiologia gráfica, independente da finalidade, para que o usuário possa compreender as informles e analisá-las de forma correta e assertiva

Outros materiais