Buscar

AD1 EJA 2015 1 com resposta de aluno


Prévia do material em texto

Ad1 2015.1
Avaliação  a Distância (AD1)
 
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos
Coordenador: Edmée Salgado
 
 
	CURSO:
 
	POLO:
 
	ALUNO:
 
	MATRÍCULA:
	 
	DATA:    /   / 2015
   
Prezado aluno, siga as orientações abaixo:
· Faça a sua avaliação a caneta ou digitada.
· Utilize a síntese, objetividade e coerência em sua resposta. Para tanto utilize no MÁXIMO 10 LINHAS, para cada resposta.
· Sua avaliação deverá ser entregue EXCLUSIVAMENTE por está ferramenta até o dia 01/03.
· Respostas parecidas com o livro didático ou com outro material disponível em revistas, livros ou mídias eletrônicas, sem as devidas referências, levará a anulação da questão.
· Boa avaliação.
ATENÇÃO ! NÃO É O GABARITO OFICIAL
RESPOSTA DE ALUNO
NOTA OBTIDA: 10,0
1ª QUESTÃO: ( vale 2.5 p.) - O processo educacional, no Brasil, sempre esteve impregnado de visão dual – educação de massa para o povo, com objetivo imediato para o trabalho, e educação da elite destinada às carreiras nobres em nível superior. Você acha que esse cenário mudou? A EJA, concebida como modalidade de ensino, tem transformado esse conceito? ( máximo 6 linhas)
Este cenário não mudou, a educação continua tendo esses dois lados, no qual a educação profissional é para o povo, para qualifica los apenas para mão de obra, como operários e trabalhadores braçais enquanto o ensino superior é designado para classe favorecida (educação propedêutica). Tendo em vista esses dois aspectos fica claro que a educação para jovens e adultos esta transformando sim, porém em parte, pois enquanto cria novas oportunidades para pessoas com menos instruções se tornarem cidadãos, de fato, com conhecimento sobre vários aspectos que antes não tinham. E fazem os deslumbrar de um futuro melhor, de novas promissas para a vida. De outro lado há de convir que o ensino para jovens e adultos não se faria necessário, se todos tivessem a mesma oportunidade, a de estudar na idade certa. E assim com as mesmas oportunidades todos estariam aptos para ter a alfabetização/escolarização na idade certa, se tornando fortes candidatos para ingressarem numa faculdade aspirando melhores condições de vida. 
2ª QUESTÃO : ( vale 2.5p) - Qual a intenção dos religiosos da Companhia de Jesus ao implantarem no Brasil e educação sistemática? ( máximo 3 linhas)
Os jesuítas cumpriam dois papeis na educação : na escola para o povo além da função de disseminar o evangelho, havia também o desenvolvimento da leitura e da escrita e a preparação para o trabalho, enquanto para os descentes do colonizador e o próprio colonizador o ensino era humanístico, reproduzido pelo modelo europeu. 
 3ª QUESTÃO: ( vale 2.5 p.) - O movimento ideológico do início do período republicano gerou debates político- educacionais. Como foi nomeado esse movimento e o que pretendia? ( máximo 3 linhas)
Este movimento foi designado Pioneiros da Educação Nova, e foi um movimento de renovação educacional com concepção progressista. Era postulado neste movimento a educação como recurso para a modificação da estrutura social vigente. Este foi um momento muito agradável para almejar a solução do problema da escolarização.
 
4ª QUESTÃO: ( vale 2.5p.) - O Estado Novo de Getúlio (1937/1945) , apesar de ditatorial, algumas medidas e Leis foram bastante significativas. Cite-as e descreva-as brevemente. (máximo 5 linhas)
De todas as áreas do plano educacional, a educação secundária seria aquela em que o ministério Capanema deixaria sua marca mais profunda e duradoura.O sistema educacional proposto pelo ministro correspondia à divisão econômico-social do trabalho. Assim, a educação deveria servir ao desenvolvimento de habilidades e mentalidades de acordo com os diversos papéis atribuídos às diversas classes ou categorias sociais. Teríamos a educação superior, a educação secundária, a educação primária, a educação profissional e a educação feminina; uma educação destinada à elite da elite, outra educação para a elite urbana, uma outra para os jovens que comporiam o grande "exército de trabalhadores necessários à utilização da riqueza potencial da nação" e outra ainda para as mulheres. A educação deveria estar, antes de tudo, a serviço da nação, "realidade moral, política e econômica" a ser constituída.