Buscar

relatório dia de campo semana zootecnista sobre forragens

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA 
 3° DIA I SEMANA DA ZOOTECNIA DIA DE CAMPO: “FALANDO DE FORRAGICULTURA COM QUEM ENTENDE DO ASSUNTO” 
OFICINA DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS DO DZO/CCA
Amabbyly Kannanda Cunha Sousa Fontinele
Teresina - PI 
2023
 
1 INTRODUÇÃO 
Foi realizada a I Semana da Zootecnia durante os dias 28/06 a 30/06/2023, e este relatório está relacionado a Oficina Prática sobre Espécies Forrageiras no DZO/UFPI. Logo foram apresentadas as espécies gramíneas estudadas no setor agrostológico do CCA junto ao Biotério de Caprinos e Ovinos pertencentes ao grupo de extensão e pesquisa do Dr. Prof. Daniel Louçana. As gramíneas tropicais se dividem em 37 cultivares vindas do banco de dados da Embrapa Meio-Norte, sendo elas: Braquiárias, Panicum, Capim-Elefante, além de outras cultivares. Tendo em vista evidenciando as respectivas originalidades, vantagens, desvantagens, formas de plantio e manejo das espécies exibidas.
2 DESENVOLVIMENTO 
	Ao decorrer do dia de campo, sucedeu-se a apresentações de algumas cultivares. Tendo como finalidade para alimentação de diversas espécies de animais (equinos, bovinos, caprinos e ovinos) , além do mais, cobertura de solo e etc. Dentre as 37 cultivares, destacou-se: 
 1 Urochloa ruziziensis - Brachiaria ruziziensis
A Brachiaria ruziziensis é uma planta perene que é exigente de nutrientes, além de não responder bem a solos ácidos, porém, possui uma boa resistência a solos secos pois não tolera climas frios. A mesma é bem tolerante à sombra. 
2 Brachiaria decumbens 
É uma das principais espécies presentes nas pastagens brasileiras. Possui boa adaptação a solos ácidos e baixa exigência em nutrientes, dessa maneira, é bastante cultivada nos cerrados. É uma planta agressiva que compete com a vegetação, emite grande quantidade de estolões e um bom enraizamento. É uma forrageira que é tolerante aos períodos de estresse hídrico, porém não é tolerante a solos encharcados.
3 Panicum maximum - capim Tanzânia
É uma cultivar que se adapta a diversos tipos de clima e solo, tem boa aceitação pelos animais, além de possuir valores nutritivos consideráveis, de fácil manejo e implantação. Geralmente utilizada para pastoreio pois possui boa palatabilidade e digestibilidade. Possui um ciclo vegetativo perene e alta tolerância à cigarrinha.
4 Urochloa brizantha - Marandu (Brachiarão)
É utilizada para pastoreio e produção de forragens, possuindo melhor desempenho animal em relação a outros capins brachiarias. É uma ótima opção para cobertura de solo, tem grande capacidade de competição com plantas invasoras e resistência à cigarrinha. Cultura perene, exige alta fertilidade do solo, e é necessário uma precipitação pluviométrica acima de 800mm.
5 Urochloa brizantha cv. ou BRS Piatã
	É uma gramínea perene, utilizada para pastoreio e silagem, indicada para solos de média e boa fertilidade, resistente a cigarrinha, e altamente tolerante a locais secos.
6 Panicum maximum - capim Massai
Possui boa adaptação a solos de baixa fertilidade, florescimento tardio e perene. Se adapta facilmente a locais secos e de médio encharcamento, além de ser altamente tolerante à cigarrinha. Bastante utilizada para o sistema de produção bovina, equina e de ovinos. Apresenta melhor cobertura de produção de forragem e grande velocidade de rebrotamento.
7 Panicum maximum - Mombaça
É uma gramínea de alta produtividade e qualidade, exigente em fertilidade do solo. Muito utilizado na alimentação do gado leiteiro, essa gramínea possui elevado valor nutritivo e grande capacidade de rebrota. É ideal para a produção de leite e para o pastejo rotacionado. 
8 Andropogon
Gramínea perene de alta qualidade forrageira, adaptada a solos de média a alta fertilidade. Possui boa palatabilidade e tolerância ao pastejo.
	9 Tifton-85
	São predominantes em solos ácidos e deficientes em nutrientes, possuem alta produtividade e resistência. Utilizada principalmente para pastejo de bovinos,ovinos, caprinos e equinos, além de ter alta adaptabilidade a climas tropicais e subtropicais e apresenta maior resistência à seca e frio.
	10 Angola
	São plantas agressivas que apesar destas características possuem um bom valor nutritivo, boa palatabilidade e excelente digestão animal, se adaptando a solos secos.
	11 Llanero
Gramínea perene de porte alto, com boa tolerância à seca e ao encharcamento. Possui alta capacidade de rebrota e resistência a pragas. Possui Menor valor nutritivo do que outras braquiárias e multiplica cigarrinhas
12 Xaraés / MG-5
	É uma gramínea de alta produtividade de folhas, rápida rebrota, florescimento tardio prolongando o período de pastejo até à seca, Se adapta a solos ácidos e arenosos, se destaca em produções de solos com média e alta fertilidade e possui boa adaptação a solos de má drenagem.
 	13 Convert
	Adapta-se bem a solos ácidos de baixa fertilidade, A capacidade de rebrote apresentada por essa variedade de capim é boa, Gramínea perene de alta qualidade forrageira, indicada para pastejo. Possui boa resistência ao pisoteio e rebrota rápida após o corte. 
14 Pennisetum purpureum
	Gramínea perene, que se destaca pelo seu alto potencial de produção de forragem. Possui boa tolerância à seca e alto teor de proteína.
	15 capim-colonião (Panicum maximum)
	É uma planta perene, indicada para sistemas extensivos de pastejo. Possui boa resistência ao pisoteio e alto teor de proteína. 
	16 Capim Gordura
	Gramínea perene, adaptada a solos de baixa fertilidade. Possui boa digestibilidade e resistência a pragas e doenças
	17 Tamani 
	Gramínea perene, adaptada a solos de média a alta fertilidade. Possui boa capacidade de rebrota e tolerância ao pastejo
5 CONCLUSÕES 
O dia de campo realizado sobre as gramíneas forrageiras é de suma importância para discussão e aprendizagem aos participantes, pois proporciona o conhecimento das espécies de forma clara e informações sobre seus respectivos benefícios ao cultivo e produção animal.Sendo assim, se faz importante para que tenhamos capacidade de identificação das pastagens e bem como em relação ao cultivo, dessa maneira, poderemos proporcionar melhores resultados na produtividade.

Continue navegando