Buscar

avaliaçao psicologica em processos cirurgicos

Prévia do material em texto

Avaliação psicológica em processos cirúrgicos
Sobre o(a) psicólogo(a) no processo cirúrgico:
Não é obrigatório que o(a) profissional possua curso de especialização ou curso específico para a realização de avaliação psicológica para intervenções cirúrgicas. O(A) Psicólogo(a) deverá refletir quanto a sua capacitação profissional para a oferta de um serviço, entendendo que cabe a cada profissional avaliar, frente a demanda recebida, se possui a capacitação necessária para desenvolver o trabalho (a capacitação sendo entendida como resultado do contínuo aprimoramento profissional). Ressalta-se que o(a) profissional pode ofertar esse serviço ou aceitar a solicitação de realização de avaliação psicológica desde que esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente para desenvolver o trabalho.
Ressalta-se que o(a) Psicólogo(a) possui responsabilidade e autonomia para decidir os métodos e técnicas a serem utilizados, de forma a garantir a prestação de um serviço com qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas, que respeitem os direitos e a autonomia do(a) paciente.
Qual a importância da avaliação psicológica em processo cirúrgico:
Para determinar a aptidão do paciente diante das mudanças que podem acontecer em sua vida, sejam elas estéticas, fatores de comorbidades ou situações extremas de saúde. Avaliar a compreensão do paciente sobre mudanças no estilo de vida como um todo. 
Defende-se que o sucesso da operação depende de mudança de comportamento e que uma das metas da avaliação psicológica pré-operatória é a preparação do paciente para o período pós-operatório, visando otimizar os resultados da operação.
O(A) Psicólogo(a) avalia as expectativas em relação aos resultados, habilidade de aderir às recomendações operatórias, motivos para realizar o procedimento cirúrgico, suporte social e familiar, histórico de trauma/abuso, autoestima, qualidade de vida e ideação suicida.
O psicólogo, durante o processo de avaliação deve estar preparado para investigar aspectos emocionais, psiquiátricos e cognitivos que podem influenciar o resultado da operação.
Todas as cirurgias realizadas precisam passar pelo(a) Psicólogo(a)?
?????????????????????????????????????????????????////
Tipos de cirurgia:
Cirurgia Curativa; Cirurgia Paliativa; Cirurgia Diagnóstica; Cirurgia Reparadora; Cirurgia Reconstrutora / cosmética / plástica.

Continue navegando