Buscar

ACOLHIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Parábola da Maçâ
Em uma escola, uma professora segurou duas maçãs idênticas em suas mãos, no entanto, antes de entrar na sala de aula, ela deixou cair uma das maçãs repetidamente no chão. Quando ela apresentou as duas maçãs aos alunos, foi impossível dizer a diferença entre as duas, ambas pareciam perfeitas, vermelhas e suculentas, aos olhos de todos. 
Após alguns segundos, ela pegou a maçã que secretamente deixou cair no chão e disse aos alunos o quanto ela não gostava dessa maçã, que era nojenta, de cor terrível e seu caule era muito curto. A professora continuou, dizendo aos alunos que, como ela não gostava desta maçã, eles também não deveriam gostar e, em seguida, passou a maçã para que eles também pudessem dizer coisas desagradáveis ​​para ela.
Alguns dos alunos pareciam confusos, mas havia muitos que não tinham problema em ser maldosos com a maçã dizendo coisas como: “Eu nem sei porque você existe”, “Você provavelmente tem minhocas dentro de você”. Então a professora passou a segunda maçã entre os colegas, e desta vez uma trilha de boas palavras se dirigiu a ela: “Você é uma maçã linda”, ” Sua cor é linda”, “Você cheira bem”, etc.
No final da rodada de elogios, a professora ergueu as duas maçãs que ainda pareciam exatamente iguais, e ela e os alunos tiveram uma conversa produtiva sobre as semelhanças e diferenças entre as duas.
Finalmente, a professora segurou uma faca em sua mão e começou a cortar cuidadosamente as maçãs em duas metades. A primeira maçã, que recebeu elogios e amor, era linda, fresca e suculenta até por dentro. Por outro lado, a outra maçã estava machucada e sua cor interna mudou completamente.
A nossa língua não tenha ossos ou força, mas ela tem o poder de ferir, constranger, machucar coações. As pessoas até podem ter um aspecto alegre, feliz por fora, mas muitas estão machucadas intensamente.
· Fazendo uma reflexão:
· Como você tem exercido o poder da palavra?
· Como estão os elogios para todos do seu timer?
· Você acha que há alguém machucado por suas palavras?
· O que você pode fazer para mudar isso?
· Você pode fazer este experimento?
“As palavras suaves são como favos de mel , doces para a alma, e saúde para os ossos.”P.v16;24.
Equipe Diretiva e Coordenação Pedagógica.

Continue navegando