Buscar

trabalho de Gideão


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho do Antigo Testamento 
Nome: Professor Pastor Fabiano 
Nome: Tais Saldibia da Silva
Data: 13/09/23
A História de Gideão
 Gideão foi um grande juiz que liderou a libertação de seu povo da opressão dos midianitas. A história de Gideão é muito lembrada pelo episódio em que ele derrotou um grande exército apenas com 300 homens ao seu lado o nome Gideão significa lenhador ele também é chamado na bíblia pelo nome de Jerubaal, que significa deixe Baal lutar contra ele (Juízes 7;8;9). Posteriormente, o nome Jerubaal foi alterado no texto bíblico para “Jerubesete” Já que o nome Baal tornou-se detestável entre os Israelitas
(2° Samuel 11:21). Gideão era filho de Joás, do Clã de Abiezer, pertencia a tribo de Manassés viveu um período em que o povo de Israel havia se voltado à idolatria, praticando adoração ao deus pagão Baal
 Os israelitas não se preocupavam com as coisas do Senhor. Eles acabaram se tornando presas fáceis dos midianitas, um povo beduíno que dominava aquela área central da Palestina (Juízes 6-8). 
Constantemente os Hebreus eram saqueados pelos midianitas, que lhes tomavam o gado e os resultados das colheitas.
Consequentemente os Judeus acabaram ficando cada vez mais empobrecidos, e passaram a viver escondidos nas Montanhas e em cavernas. Sentindo o peso da opressão, o povo de Israel começou a clamar ao Senhor pedindo sua libertação.
 Deus ouviu o clamor do povo, então o Anjo do Senhor apareceu a Gideão enquanto ele estava molhando seu trigo em uma prensa de vinho com a finalidade de se esconder dos midianitas. Acredite-se que Gideão tinha cerca de 30 anos de idade naquela ocasião (Juízes 8:20)
O Anjo do Senhor encarregou Gideão de lidar liderar o exército de Israel que derrotaria os midianitas, mas ele não se achava capaz para aquela tarefa. Ele alegava ser menor de sua família e pertencia ao clã menos importante de sua tribo então o anjo do Senhor confirmou a convocação de Gideão fazendo com que o fogo consumisse de forma milagrosa a oferta que ele havia preparado ao Senhor. 
A primeira coisa que Deus ordenou que Gideão fizesse foi destruir o altar de baal que pertencia a seu pai. Ele também deveria derrubar o poste-ídolo de Aserá, e construir um altar ao Senhor no topo da elevação.
 Gideão fez tudo isso de noite, pois tinha medo de sua família e dos habitantes da cidade, pois ele era um homem muito inseguro de visão limitada e se achava incapaz de realizar algo que Deus pedisse.
 Pela manhã os homens da cidade viram que o altar de Baal estava destruído. Eles concluíram que Gideão era o responsável, e por isto deveria morrer. Foi então que Joás, seu pai se levantou diante daqueles homens e disse que se Baal fosse realmente um deus, ele teria se defendido quando o seu altar foi destruído. Foi por conta desse episódio que Gideão foi chamado Jerubaal (Juízes 6:32) Naquele mesmo tempo os midianitas e seus aliados empreenderam uma invasão contra Israel. Então o Espírito do Senhor se apoderou de Gideão capacitando-o para libertar o seu povo.
 Gideão convocou um exército das tribos de Manassés, Zebulon, Aser e Naftali, que somou 32 mil homens. Gideão não tinha experiência na guerra, e por isso pediu um sinal da parte de Deus. Ele queria uma confirmação de que aquela realmente era a vontade de Deus, e que Israel seria vitorioso.
 Gideão colocou um Velo de lã no chão e pediu que o orvalho da noite molhasse apenas a lã, deixando o chão seco. Pela manhã ele viu que isso aconteceu. Na noite seguinte ele pediu que ela ficasse seca e o chão ao seu redor molhado. Mais uma vez o Senhor deu sinal de sua presença.
 Antes da Batalha Deus disse a Gideão que o exército de Israel estava muito grande. Isto poderia gerar orgulho entre o povo. Então o Senhor lhe ordenou que mandasse os covardes embora, reduzindo o exército para 10 mil homens. Depois os descuidados também foram dispensados, restando apenas 300 homens. Esses 300 homens deveriam lutar contra 135 mil midianitas e aliados, mas o Senhor estava com Gideão e seus 300 homens! Para libertar o povo, Gideão separou os homens em três grupos. ele liderou um súbito ataque noturno que deixou os midianitas confusos e apavorados. Os Israelitas faziam grande barulho tocando suas buzinas e gritando o famoso grito de guerra: Espada do Senhor e de Gideão (Juízes 7:20). Com o exército inimigo desestabilizado e em fuga, Gideão perseguiu e matou seus líderes. Finalmente o povo de Israel estava livre de seus opressores Gideão se recusou a estabelecer uma monarquia em Israel, mas aceitou alguns presentes de ouro dos seus despojos de guerra.
 Com esse ouro todo Gideão fez um tipo de veste sacerdotal que ele colocou em Orfa, sua cidade. Isso se tornou uma armadilha para ele e sua família, pois foi motivo de apostasia e idolatria para o povo de Israel. (Juízes 8:22-27).
 Gideão é um exemplo de como Deus escolhe e usa o menor dos homens para desempenhar a mais importante tarefa. Ele era homem um tanto quanto medroso, mas sua fé em Deus e a capacitação do Espírito Santo fizeram dele um “varão valoroso” (Juízes 6.12).
Gideão Creu, Obedeceu e Adorou ao Senhor, cumprindo a orientação de Deus, conforme lhe transmitia. 
 Gideão é mencionado na Galeria dos heróis da fé como alguém que pela fé venceu reinos (Hebreus 11: 32,33). Ele é reconhecido como o mais importante dos juízes de Israel, o único deles que recebeu pessoalmente a visita do Anjo do Senhor. Gideão liderou Israel por 40 anos e durante todo o restante de sua vida houve paz.
 Mas Gideão também fracassou de forma grave diante do Senhor. Além do objeto construído por ele que trouxe idolatria para dentro de Israel, Gideão teve muitas mulheres com elas ele foi pai de 70 filhos, mas a semelhança de Davi sua família foi marcada por tragédias. A história de Gideão ela demonstra a necessidade de um rei que verdadeiramente fosse capaz de guardar a Aliança e estabelecer um reino perfeito e eterno onde há paz reinasse. 
Esta passagem bíblica me chamou atenção que muitas das vezes duvidamos de Deus, questionamos Deus, sentimos incapazes de fazer a obra Dele, esquecendo que quem capacita o homem é Ele, o homem sem Deus nada é.
Deus sempre nos dará vitória, claro no meio do deserto esquecemos Dele, nunca nos abandona, até mesmo duvidamos será que é mesmo pra fazer isto ou aquilo, quantas vezes pedimos confirmação de Deus, Deus fala conosco usa seus profetas, até mesmo através da palavra sagrada, mesmo assim relutamos, duvidamos, mas quando Ele chama seus escolhido nunca abandona, está sempre abençoando o seu povo, mesmo com falhas e pecados, dizendo filho você consegue confia em mim eu estou contigo, incentivando seu povo ao rumo da vitória, Deus quer salvar a todos mas é o homem que se perde por si só, deixa o pecado vencer sobre a carne.
Por isso devemos enfraquecer a carne e fortalecer nosso Espírito com jejum e oração para que o pecado do mundo não vença, mesmo com tudo que Deus fez pra Gideão mesmo assim deixou a soberba dominá-lo novamente, o privilégio que ele teve de ficar face a face com o Anjo, caiu novamente no pecado.
Me identifico com esta história porque sempre me senti incapaz de fazer algo, deixava o medo me dominar, me sinto um pouco insegura e até mesmo incapaz de fazer algo, tenho ainda um pouco de medo de receber críticas ou ser repreendida na frente de pessoas, tinha muita vergonha das pessoas, hoje já não tenho mais Graças a Deus, sou uma pessoa insegura para falar em público, fico muito nervosa para apresentar trabalhos mas estou no tratamento de Deus, Ele tem feito uma grande obra na minha vida, sou grata.
Mas hoje Deus tem trabalhado na minha vida de uma forma especial, tem me abençoado muito, imagina vou me formar na faculdade, algo que para mim era impossível, mas para o meu Deus não. 
Tudo isto está acontecendo na minha vida através da obediência e do temor do Senhor que está sobre mim e Espírito Santo que me reveste a cada manhã.
Amo esta passagem bíblica João 14:6 
Respondeu Jesus:
Eu sou o caminho, a verdade e a Vida. Ninguém vem ao pai, a não ser por mim.

Mais conteúdos dessa disciplina